quinta-feira, 16 de julho de 2015

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

ORAÇÃO DE NOSSA SENHORA DO CARMO PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Saúde dos Enfermos, rogai por nós.
Refúgio dos pecadores, rogai por nós.
Consoladora dos aflitos, rogai por nós.

Ave-Maria

Nossa Senhora do Monte Carmelo. Amantíssima Mãe do Divino Jesus, que vos dignastes fazer do monte Carmelo, na Terra Santa, um local santificado para a manifestação de vosso celestial poder, sede propícia às minhas preces, ajudai-me na luta contra o pecado, ajudai-me a me tornar digno da clemência de Vosso Filho Nosso senhor Jesus Cristo.
Nossa Senhora, advogada dos aflitos, lançai vosso olhar sobre as almas sofredoras no outro mundo e sobre a alma de Maria Angela Pastre Caetano.
Amparai-a com a vossa infinita bondade, rogai a Deus Pai, Todo Poderoso, a Deus Filho Nosso Senhor Jesus Cristo, a Deus Espírito Santo, pelo perdão de seus pecados, de suas faltas e conduzi a sua alma, talvez ainda necessitada, à luz eterna, à celestial mansão de Deus, dos Anjos, dos Patriarcas, dos Apóstolos, dos Mártires, das almas que se mantiveram firmes na fé em vosso Amado Filho Nosso Senhor Jesus Cristo.
Senhora do Carmo, ouvi o meu apelo:" Do abismo clamei a Ti, Senhor.
Senhor, ouvi minha oração".
Nossa Senhora do Carmo, rogai por Maria Angela Pastre Caetano.
Nossa Senhora do Carmo, intercedei por Maria Angela Pastre Caetano.
Nossa Senhora do Carmo, protegei Maria Angela Pastre Caetano.

Oh! Maria Concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Três Vezes. Rezar um Pai-Nosso, Três Ave-Marias e uma Salve-Rainha.

ESCAPULÁRIO DE NOSSA SENHORA DO CARMO
Num altar da igreja de Santa Maria da Vitória, em Roma, vê-se a imagem (séc. XIX) de Nossa Senhora do Carmo, que segura com uma das mãos o Menino Jesus, 
e com a outra entrega o escapulário para S. Simão Stock.
Quando Nossa senhora apareceu a São Simão Stock, ela lhe disse as seguintes Palavras, reveladas pelo próprio Simão a seu confessor: “Recebe, diletíssimo filho, este escapulário de tua Ordem como sinal distintivo e a marca do privilégio que eu obtive para ti e para todos os filhos do Carmelo; é um sinal de salvação, uma salvaguarda nos perigos, aliança de paz e de uma proteção sempiterna. Quem morrer revestido com ele será preservado do fogo eterno”.
Para compreender melhor, analisemos cada uma das promessas.
1. Os escapulários são um “sinal distintivo”, ou seja um sinal que distingue os devotos de Nossa Senhora. Claro, nem todo devoto de Nossa Senhora usam escapulários. Porém, todo aquele que usa é devoto de Nossa Senhora. Os escapulários são distintivos de devoção mariana. Até porque ele sempre trás as imagens do Sagrado Coração de Maria e do Sagrado Coração de Jesus.
2. Os escapulários são “marca do privilégio que Nossa Senhora obteve para São Simão Stock e para todos os filhos do Carmelo”. Portanto, usar escapulários é um privilégio conseguido por Nossa Senhora diante de Deus para aqueles que, de alguma forma, querem viver a espiritualidade do Carmelo: a adoração ao Deus Único e a consagração a Nossa Senhora. Isto se estende aos religiosos da ordem carmelita e a todos os leigos que querem viver esta espiritualidade.
3. Os escapulários são um “sinal de salvação”, isto é, quem o usa deve procurar viver conforme os ensinamentos de Jesus para que o escapulário seja sinal de salvação. Se uma pessoa usá-lo, mas viver no pecado, o escapulário sozinho não o salvará. Quem salva é Jesus Cristo e nossa adesão a Ele. Os escapulários são sinais dessa adesão.
4. Os escapulários são “uma salvaguarda nos perigos”. Quer dizer: quem o usa dignamente, com devoção, contará com a proteção de Nossa Senhora nos momentos de perigo. Entenda-se aqui os perigos físicos (perigos de acidentes, de morte, etc) e perigos espirituais (tentações, desvios da fé, etc). Lembremos que o escapulário foi dado a São Simão Stock num momento de grande perigo e aflição para ordem dos carmelitas. O escapulário é também um sinal da proteção divina contra o maior de todos os perigos: o pecado.
5. Os escapulários são sinais de “aliança de paz”. Aliança vem de aliar-se, unir-se. Portanto, trata-se de uma “união de paz”. Os escapulários são símbolos de nossa união com Deus e com Nossa Senhora. E, quem está unido a Deus e à Mãe de Jesus, terá paz no coração. Trata-se daquela paz que vem de Deus, a paz que só Jesus pode nos dar. Aquela paz que, mesmo nos momentos mais difíceis da vida, não abandona nosso coração. Quem usa o escapulário devotamente tem essa paz. Ele não nos livra dos sofrimentos, pois eles fazem parte desta vida. Porém, mesmo nos sofrimentos, haverá paz no coração de quem o usa devotamente. Além disso, quem o usa devotamente não procura brigas nem contendas, mas sim a paz.
6. Os escapulários são sinais de “uma proteção sempiterna´. Sempiterna é uma palavra do português arcaico que significa “perpétua, eterna”. Por isso, os escapulários são sinais de proteção perpétua por parte de Nossa Senhora. E, como disse, a principal proteção é contra o pecado, pois este perigo pode levar-nos à perdição.
7. Por fim, “Quem morrer revestido com ele será preservado do fogo eterno”. Morrer revestido com o escapulário significa não só estar com ele fisicamente na hora da morte, mas também, morrer na graça de Deus. Esta é uma graça que Nossa Senhora promete a todos aqueles que usarem escapulários devotamente: morrerão na graça de Deus. Por isso, serão preservados do fogo eterno.
Há também outra promessa de Nossa Senhora ligada aos escapulários conhecida como “privilégio sabatino”. Em 3 de março de 1322 ela apareceu ao Papa João XXII, comunicando àqueles que usarem seu escapulário: “Eu, sua Mãe, baixarei graciosamente ao purgatório no sábado seguinte à sua morte, e os lavarei daquelas penas e os levarei ao monte santo da vida eterna”. Embora freqüentemente se interprete este privilégio ao pé da letra, “tudo que a Igreja diz sobre ele, é que aqueles que cumprem as condições do Privilégio Sabatino, ou seja, vivem procurando estar sempre na graça de Deus, serão, por intercessão de Nossa Senhora, libertos do purgatório pouco tempo depois da morte, e especialmente no sábado”.
Por tudo isso, concluímos que usar os escapulários é, acima de tudo, uma graça concedida por Deus através de Nossa Senhora para a salvação. Porém, para alcançarmos todas as promessas ligadas a ele, é preciso usá-lo dignamente e não apenas como um objeto sagrado ou amuleto. Os escapulários são sinais de vida cristã, sinais de compromisso com Deus e com Nossa Senhora. Não é à toa que os escapulários só podem ser recebidos solenemente uma vez na vida, por um sacerdote, numa cerimônia especial. Os escapulários são sinais da espiritualidade do Monte Carmelo: fé no Deus Único e consagração a Nossa Senhora do Carmo. Os escapulários são tão queridos por Nossa Senhora que, após a última aparição aos pastorezinhos de Fátima, em 1917, as três crianças tiveram várias visões. Na última delas viram a Santíssima Virgem gloriosa, coroada como Rainha do Céu e da Terra, aparecendo como Nossa Senhora do Carmo, tendo na mão o escapulário. Em 1950 perguntaram a Lúcia, uma das videntes, qual seria o significado desta visão. E Lúcia respondeu: “É que Nossa Senhora quer que todos usem os escapulários!” Subentende-se: “que todos vivam a espiritualidade profunda dos escapulários“.

Nenhum comentário:

Postar um comentário