sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Oitava de Natal.

Em determinado momento, de manhã, ouvi na minha alma estas palavras: Vai falar com a Madre Geral e diz-lhe que determinada coisa não Me agrada em tal Casa. O que era não posso dizer, nem qual a Casa, mas à Madre Geral eu disse, embora isso me tenha custado muito. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 191]. Jesus eu confio em Vós!
A Jesus, Maria e José
✞ “Jesus, Maria, José, sagrada entre as sagradas famílias de toda a humanidade, rogai por nós. O amor do Filho, o amor da Mãe, o amor do Pai, é o caminho da verdade e da vida que nos leva para os páramos celestes, ensinando-nos o meio de nos redimirmos de todos os nossos desacertos ante o vosso sagrado exemplo. Jesus, Maria, José, que semearam a bondade entre os seres mais mesquinhos que já pisaram os mesmos caminhos que pisamos, fazei nascer em nossos corações a esperança, a fé e a caridade, para que possamos atingir um patamar mais elevado e que permita maior proximidade com o Reino dos Céus. Ó Sagrada Família, que viveu em tempos de escuridão e não se abateu, que deram seguidas mostras de como proceder em tempos difíceis, fazei de nós merecedores de vosso afeto e que um dia estejamos juntos na casa do Santíssimo. Rogai pela nossa família por todos os séculos. Amém.”
São Tomás Becket, rogai por nós!
O Santo nasceu no dia 21 de dezembro de 1118, em Londres. Cresceu na Corte ao lado do herdeiro do trono, Henrique. Foram amigos íntimos até que a Henrique foi coroado e foram afastados.
Depois de coroado Henrique II, ele nomeou Tomás como seu chanceler. Mas em certo momento da vida do Santo, ele se dedicou a vida religiosa.
Ele se destinou a doutrina cristã. Sendo amigo do Arcebispo de Canterbury, por sua orientação deste, Tomás se entregou à fé. Deixou de ser chanceler e foi nomeado Arce diácono do religioso.
Quando o Arcebispo Teobaldo morreu e o Papa concedeu o privilégio ao rei de escolher e nomear o sucessor, Henrique II colocou seu amigo.
Tomás foi ordenado sacerdote em 1162 e, no dia seguinte, consagrado Arcebispo de Canterbury. E foi, então, como ferrenho defensor da Igreja Católica, se contrapôs a posição do rei. Negou-se a reconhecer as novas leis das “constituições de Clarendon”, que permitiam direitos abusivos a realeza.
Para escapar da fúria do rei, Tomás fugiu para França, onde ficou exilado por seis anos, até que o Papa Alexandre III conseguiu uma paz formal entre os dois. O Santo, então, retornou para Diocese de Canterbury. Foi aclamado pelos fieis.
Mas Tomás sabia do seu fim e disse “Voltei para morrer no meio de vós”, e então derrubou os Bispos que pactuavam com o rei.
Herique II, com muita raiva, falou que o mataria. O Santo não fugiu e disse sua celebre frase “O medo da morte não deve fazer-nos perder de vista a justiça” e esperou os quatro cavaleiros que foram assassiná-lo. 
O próprio Papa Alexandre III canonizou Tomás Becket três anos depois de sua morte.

Oração: Senhor nosso Deus, que destes ao mártir São Tomás Becket a grandeza de alma que o levou a dar a vida pela justiça, concedei-nos, por sua intercessão, a graça de saber perder a vida por Cristo neste mundo, para podermos encontrá-la para sempre no Céu. Por Nosso Senhor. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário