domingo, 4 de julho de 2021

Solenidade de São Pedro e São Paulo

Hoje, a minha alma sentiu um tormento tão grande que comecei a me queixar ao Senhor: “Jesus, como podeis deixar-me sozinha? Eu sozinha não darei nem um passo adiante. Vós mesmo Vos escondeis e me tirastes o confessor. Afinal, Vós sabeis, Jesus, que eu nada mais sei por mim mesma a não ser desprediçar as Vossas graças. Jesus, ordenai as circunstâncias de tal forma que o frei Andrasz volte”. – No entanto, o tormento continuava. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 1161]. Jesus eu confio em Vós.


PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus 16, 13-19.

E, chegando Jesus às partes de Cesareia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?

E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.

Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?

E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. Palavra da Salvação.  Glória a vós, Senhor.

Rainha Santa Isabel de Portugal
Isabel de Aragão nasceu no palácio de Aljaferia, na cidade de Saragoça (Espanha) onde reinava o seu avô paterno D. Jaime I. Era filha de D. Pedro, futuro D. Pedro III, e de D. Constança de Navarra. Desde muito nova começou a mostrar gosto pela meditação, rezas e jejum, não a atraindo os divertimentos comuns da sua idade.

Muitos pretendentes apresentaram-se à mão da jovem. Os pais escolheram o mais próximo, D. Dinis, herdeiro do trono de Portugal, que era também o mais dotado de qualidades. Isabel estava mais inclinada a encerrar-se num convento, no entanto, como era submissa, viu no pedido dos pais, a vontade do céu. Entre seus familiares, constantemente em luta, desempenhou obra de pacificadora, merecendo justamente o apelido de anjo da paz. 

Após a morte de seu marido, entregou-se inteiramente às obras assistenciais que havia fundado, não podendo vestir o hábito das Clarissas e professar os votos no mosteiro que ela mesma havia fundado, fez-se terciária franciscana, após ter deposto a coroa real no santuário de São Tiago de Compostela e haver dado seus bens pessoais aos necessitados.

A sua vida será marcada por quatro virtudes fundamentais: a piedade, a caridade, a humildade e a inquietude pela paz. Tornou-se uma mulher de grande piedade conservando em sua vida a prática da oração e a meditação da Palavra de Deus. 

Isabel faleceu a 4 de Julho de 1336, deixando em testamento grandes legados a hospitais e conventos. O povo criou à sua volta uma lenda de santidade, atribuindo-lhe diversos milagres e a santa foi canonizada em 1625, pelo Papa Urbano VIII.  

Por ordem do bispo D. Afonso de Castelo Branco abriu-se o túmulo real, verificando-se que o corpo da saudosa Rainha estava incorrupto.
Fonte:  http://www.santoantoniomguacu.com.br/noticia/dia-4-de-junho-santa-isabel-de-portugal/
Oremos: Senhor, que nos alimentastes nestes santos mistérios, dai-nos a graça de seguir o exemplo de Santa Isabel, que se consagrou a Vós de todo o coração e praticou incansavelmente a caridade para com o vosso povo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Santa Isabel rogai por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário