domingo, 19 de março de 2023

4º domingo da quaresma - O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma.

Segundo dia 

               Minha filha, considera hoje a Minha dolorosa Paixão em toda a sua imensidade. Medita de maneira como se ela tivesse sido empreendida exclusivamente por ti. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 1761]. Jesus eu confio em Vós.

 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João 9, 1 -41

Naquele tempo,

Jesus encontrou no seu caminho um cego de nascença.

Os discípulos perguntaram-Lhe:

«Mestre, quem é que pecou para ele nasceu cego?

Ele ou os seus pais?

Jesus respondeu-lhes:

«Isso não tem nada que ver com os pecados dele ou dos pais;

mas aconteceu assim

para se manifestarem nele as obras de Deus.

É preciso trabalhar, enquanto é dia,

nas obras d’Aquele que Me enviou.

Vai cegar a noite, em que ninguém pode trabalhar.

Enquanto Eu estou no mundo, sou a luz do mundo».

Dito isto, cuspiu em terra,

fez com a saliva um pouco de lodo e ungiu os olhos do cego.

Depois disse-lhe:

«Vai lavar-te à piscina de Siloé»; Siloé quer dizer «Enviado».

Ele foi, lavou-se e ficou a ver.

Entretanto, perguntavam os vizinhos

e os que antes o viam a mendigar:

«Não é este o que costumava estar sentado a pedir esmola?»

Uns diziam: «É ele».

Outros afirmavam: «Não é. É parecido com ele».

Mas ele próprio dizia: «Sou eu».

Perguntaram-lhe então:

«Como foi que se abriram os teus olhos?»

Ele respondeu:

«Esse homem, que se chama Jesus, fez um pouco de lodo,

ungiu-me os olhos e disse-me:

‘Vai lavar-te à piscina de Siloé’.

Eu fui, lavei-me e comecei a ver».

Perguntaram-lhe ainda: «Onde está Ele?»

O homem respondeu: «Não sei».

Levaram aos fariseus o que tinha sido cego.

Era sábado esse dia em que Jesus fizeram lodo

e lhe tinha aberto os olhos.

Por isso, os fariseus perguntaram ao homem

como tinha recuperado a vista.

Ele declarou-lhes: «Jesus pôs-me lodo nos olhos;

depois fui lavar-me e agora vejo».

Diziam alguns dos fariseus:

«Esse homem não vem de Deus, porque não guarda o sábado».

Outros observavam:

«Como pode um pecador fazer tais milagres?»

E havia desacordo entre eles.

Perguntaram então novamente ao cego:

«Tu que dizias d’Aquele que te deu a vista?»

O homem respondeu: «É um profeta».

Os judeus não quiseram acreditar

que ele tinha sido cego e começara a ver.

Chamaram então os pais dele e perguntaram-lhes:

«É este o vosso filho? É verdade que nasceu cego?

Como é que agora vê?»

Os pais responderam:

«Sabemos que este é o nosso filho e que nasceu cego;

mas não sabemos como é que ele agora vê,

nem sabemos quem lhe abriu os olhos.

Ele já tem idade para responder: perguntai-lho vós».

Foi por medo que eles deram esta resposta,

porque os judeus tinham decidido expulsar da sinagoga

quem reconhecesse que Jesus era o Messias.

Por isso é que disseram:

«Ele já tem idade para responder; perguntai-lho vós».

Os judeus chamaram outra vez o que tinha sido curado

e disseram-lhe: «Dá glória a Deus.

Nós sabemos que esse homem é pecador».

Ele respondeu: «Se é pecador, não sei.

O que sei é que eu era cego e agora vejo».

Perguntaram-lhe então:

«Que te fez Ele? Como te abriu os olhos?»

O homem replicou:

«Já vos disse e não destes ouvidos.

Porque desejais ouvi-lo novamente?

Também quereis fazer-vos seus discípulos?»

Então insultaram-no e disseram-lhe:

«Tu é que és seu discípulo; nós somos discípulos de Moisés;

mas este, nem sabemos de onde é».

O homem respondeu-lhes:

«Isto é realmente estranho: não sabeis de onde Ele é,

mas a verdade é que Ele me deu a vista.

Ora, nós sabemos que Deus não escuta os pecadores,

mas escuta aqueles que O adoram e fazem a sua vontade.

Nunca se ouviu dizer que alguém tenha aberto os olhos

a um cego de nascença.

Se Ele não viesse de Deus, nada podia fazer».

Replicaram-lhe então eles:

«Tu nasceste inteiramente em pecado e pretendes ensinar-nos?»

E expulsaram-no.

Jesus soube que o tinham expulsado

e, encontrando-o, disse-lhe:

«Tu acreditas no Filho do homem?»

Ele respondeu-Lhe:

«Senhor, quem é Ele, para que eu acredite?»

Disse-lhe Jesus;

«Já O viste: é Quem está a falar contigo».

O homem prostrou-se diante de Jesus e exclamou:

«Eu creio, Senhor».

Então Jesus disse-lhe:

«Eu vim para exercer um juízo:

os que não vêem ficarão a ver;

os que vêem ficarão cegos».

Alguns fariseus que estavam com Ele, ouvindo isto,

perguntaram-Lhe:

«Nós também somos cegos?»

Respondeu-lhes Jesus:

«Se fôsseis cegos, não teríeis pecado.

Mas como agora dizeis: ‘Não vemos’,

o vosso pecado permanece».

Palavras da Salvação. Glória a Vós Senhor.

                   

        Neste tempo da Quaresma, somos chamados a viver de forma mais intensa e encarnada a oração, penitência e o jejum. O senhor derrama sua graça de forma especial a todos que se dispõe neste tempo em ser envolvidos por seu amor, permanecendo com Cristo no deserto, no calvário e na ressurreição. Por isso, rezando a oração para esta quaresma disponha-se a graça que Deus deseja derramar sobre nós:            

Senhor,

Nesta Quaresma, tempo de mergulhar no meu interior,
de revisão e de conversão,
ensina-me a descer sempre mais
até onde Tu te encontras: o meu coração.
Como “descer” até aí?

Pelo silêncio, encontrando tempo para rezar,
pela leitura da Tua Palavra que tanto me quer dizer,
pelos Sacramentos, especialmente a Confissão e a Santa Missa.

Também pela aceitação das contrariedades,
o peso das circunstâncias e da monotonia da vida…
com os olhos postos em Ti.

Senhor, Tu que estás no meu íntimo,
ajuda-me nesta Quaresma a fazer uma viagem ao meu interior,
para aí me encontrar contigo! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário