domingo, 24 de agosto de 2025

21º domingo do tempo comum. Mês das vocações, no 4º domingo celebramos a vocação leiga.

 

Assim, toda essa questão ficou de novo adiada. Vedes Jesus, que tudo agora depende apenas de Vós. Estou inteiramente tranquila, apesar dessas grandes ansiedades. Pela minha parte, fiz tudo. Agora é a Vossa vez, meu Jesus, e assim se manifestará a Vossa causa. Eu, por meu lado, estou inteiramente de acordo com a Vossa vontade. Fazei de mim o que Vos aprouver, Senhor, dai-me apenas a graça de Vos amar cada vez mais; é isso que me é mais caro, nada desejo além de Vós – Amor eterno. Não importa por quais caminhos me conduzireis – dolorosos ou gozosos. Eu desejo amar-Vos em cada momento da minha vida. Se me mandardes ir, Jesus, para cumpri a Vossa vontade – irei. Se me mandardes ficar – ficarei. Não importa o que terei que sofrer, numa hipótese ou na outra. Ó meu Jesus, se eu for, sei o que terei que aguentar e suportar. Aceito isso em plena consciência e, por um ato de vontade, já aceitei tudo. Não importa o que está reservado para mim nesse cálice; é suficiente que eu saiba que ele me foi dado pela mão amorosa de Deus. Se me fizerdes voltar desse caminho e mandardes que eu fique – ficarei, apesar de todos os impulsos interiores. Se continuardes a mantê-los por mais tempo na alma e me deixardes nessa agonia interior, ainda que seja o fim da vida – aceito-o com toda a consciência da vontade e amorosa submissão a Vós, ó meu Deus, tão profundamente que nenhum olhar conseguira reparar em mim. Desejo ser a minha vida como um turibulo repleto de ocultas brasas, e que a fumaça que se levanta para Vós, ó Hóstia viva, Vos seja agradável. Sinto, no meu próprio coração, que cada pequeno sacrifício acende a chama do meu amor para Convosco, embora tão silenciosa e oculta, que ninguém a perceberá. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 751]. Jesus eu confio em Vós!

EVANGELHO – Lucas 13,22-30

Naquele tempo, Jesus dirigia-Se para Jerusalém

e ensinava nas cidades e aldeias por onde passava.

Alguém Lhe perguntou: «Senhor, são poucos os que se salvam?»

Ele respondeu: «Esforçai-vos por entrar pela porta estreita,

porque Eu vos digo que muitos tentarão entrar sem o conseguir.

Uma vez que o dono da casa se levante e feche a porta,

vós ficareis fora e batereis à porta, dizendo: ‘Abre-nos, senhor’;

mas ele responder-vos-á: ‘Não sei donde sois’.

Então começareis a dizer: ‘Comemos e bebemos contigo

e tu ensinaste nas nossas praças’.

Mas ele responderá: ‘Repito que não sei donde sois.

Afastai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade’.

Aí haverá choro e ranger de dentes,

quando virdes no reino de Deus

Abraão, Isaac e Jacob e todos os Profetas,

e vós a serdes postos fora.

Hão de vir do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul,

e sentar-se-ão à mesa do reino de Deus.

Há últimos que serão dos primeiros

e primeiros que serão dos últimos».

Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor.

4.DOMINGO DE AGOSTO - DIA DO LEIGO
O Documento 105 da CNBB, Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade, entre outros temas, aborda o serviço cristão ao mundo.
“É missão do povo de Deus assumir o compromisso sociopolítico transformador, que nasce do amor apaixonado por Cristo… Os cristãos são cidadãos e, como tais, junto com as pessoas de boa vontade, são interpelados a assumir ativamente esta cidadania em toda a sua amplitude… Ser cristão, sujeito eclesial, e ser cidadão não podem ser vistos de maneira separada… O cristão leigo expressa o seu ser Igreja e o seu ser cidadão na comunidade eclesial e na família, nas opções éticas e morais, no testemunho de vida profissional e social, na sociedade política e civil e em outros âmbitos. Busca sempre a coerência entre ser membro da Igreja e ser cidadão…” 
“Os cristãos leigos e leigas são Igreja e como tal vivem sua cidadania no mundo, ou seja, assumem sua missão sem limites e fronteiras, através de sua presença nas macro e microestruturas que compõem o conjunto da sociedade. Eles sabem que a Igreja existe unicamente para servir. É a pessoa humana que deve ser salva. É a sociedade humana que deve ser renovada” (Documento citado, 167). 
A Vocação Leiga é a vocação da grande maioria das pessoas. O Documento de Aparecida afirma que os leigos “são homens da Igreja no coração do mundo, e homens do mundo no coração da Igreja”. São fiéis que fizeram uma experiência de encontro com Cristo, e desejam servi-lo no mundo atual."
SÃO BARTOLOMEU, Apóstolo
Nasceu em Caná. O apóstolo Filipe conduziu-o a Jesus. Diz uma tradição que depois da Ascensão do Senhor pregou o Evangelho na Índia e aí recebeu a coroa do martírio.

Oração: Ó Deus, fortalecei em nós aquela fé que levou São Bartolomeu a seguir de coração o vosso Filho, e fazei que, pelas preces do Apóstolo, a vossa Igreja se torne sacramento da salvação para todos os povos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário