terça-feira, 5 de agosto de 2025

Dedicação Basílica de Santa Maria Maior. Salve, Santa Mãe, vós destes a luz o Rei que governa o céu e a terra pelos séculos eternos.

 

Acontece-me, enquanto ouço a meditação, que uma palavra  me leva a uma união mais estreita com o Senhor e não sei mais o que o padre está dizendo. Sei que estou junto do misericordiosíssimo Coração de Jesus. Todo o meu espírito mergulha Nele, e num instante conheço mais do que durante longas horas de reflexão e meditação mental. São luzes repentinas que me permitem conhecer as coisas tal como Deus as vê, e isto, tanto nas coisas do mundo interior, como também nas do mundo exterior.

Deus as vê, e isto, tanto nas coisas do mundo interior, como também nas do mundo exterior. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 733]. Jesus eu confio em Vós!

“Anjo do Senhor – que por ordem da piedosa providência Divina, sos meu guardião – guardai-me neste dia (tarde ou noite); iluminai meu entendimento; dirigi meus afetos; governai meus sentimentos para que eu jamais ofenda ao Deus e Senhor. Amém.”

Santos Anjos da Guarda, rogai por nós!

Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior

A liturgia nos convida hoje a comemorar a Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior, o primeiro tempo mariano construído em Roma. Esta Igreja construída durante o pontificado do Papa Sisto III surgiu no Esquilino, no século IV, entre 432 e 440, foi consagrada no dia 15 de agosto pouco depois do Concílio de Éfeso (431) em que se definiu a maternidade divina de Maria.

A belíssima Basílica de Santa Maria Maior, também conhecida como Basílica de Nossa Senhora das Neves, ou Basílica Liberiana, é uma das basílicas papais. Nas extremidades da rua Merulana é possível vislumbrar duas das basílicas papais, a saber: Santa Maria Maior e São João de Latrão.

Ao solicitar a construção desta igreja, o Papa solicitou que fosse grande e majestosa, e é pela grandiosidade desta igreja é que a ela deu-se o nome pelo qual é conhecida: Basílica de Santa Maria Maior.

Nesta igreja foi realizado o primeiro presépio sobre o qual se tem conhecimento, por isso ficou também conhecida como “Basílica de Santa Maria do Presépio”. Aqui encontram-se os primeiros e mais belos mosaicos alusivos à Virgem. É indizível a beleza desta basílica e é de fato, um dos maiores e mais belos santuários da cristandade.

A festa litúrgica da “Dedicação de Santa Maria Maior” que acontece no dia 5 de agosto passou a constar no calendário litúrgico a partir do ano de 1568.

Perdoai, Senhor, os nossos pecados, e como já não vos podemos agradar por nossos atos, sejamos salvos pela intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus. Amém.

Fonte:https://www.icatolica.com/2016/08/dedicacao-da-basilica-de-santa-maria.html

Amados leitores no dia 14 de agosto, faremos memória de São Maximiliano Maria Kolbe, presbítero e mártir, segue 1º dia da novena. Segue link: http://www.miliciadaimaculada.org.br/ver3/default.asp?pag_ID=35

Nenhum comentário:

Postar um comentário