terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Festa da apresentação do Senhor - 40 dias após o Natal.

Hoje, durante a oração, a minha alma foi envolvida por um tão grande desejo de por as mãos à obra, que era difícil para mim refrear o meu entusiasmo. Oh! Como desejo ardentemente que as almas, nesta congregação, se coloquem diante do trono de Deus, implorando sem cessar a Sua insondável misericórdia para o mundo inteiro, bendizendo e glorificando essa inconcebível misericórdia de Deus! Uma força estranha me impele para a ação. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 1013]. Jesus eu confio em Vós.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 2, 22-40

Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. Conforme está escrito na lei do Senhor: "Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor". Foram também oferecer o sacrifício - um par de rolas ou dois pombinhos - como está ordenado na Lei do Senhor. Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: "Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel". O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: "Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma". Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele. - Palavra da salvação. Glória a Vós, Senhor.

HOJE É A APRESENTAÇÃO DO MENINO JESUS NO TEMPLO- 40 dias após o Natal. 
Dignou-se obedecer à lei mosaica
e dela aos rituais se sujeitar
o rei das legiões do Pai celeste,
que fez o céu, a terra e o mar.

A mãe feliz carrega no seu colo
a Deus, que em nossa carne se ocultou,
e beija castamente aqueles lábios
a cuja ordem tudo se criou.

É ele a luz que brilha sobre os povos,
a glória de Israel, seu povo amado.
Foi posto para ruína e salvação,
até que seja o oculto revelado.

A glória ao Pai eterno pelos séculos.
Império e glória, ó Filho, a vós convém.
Poder e salvação ao Santo Espírito.
Louvor aos Três nos séculos. Amém.
Este Menino há de ser ocasião de salvação e de ruína para muitos.
Oração: Deus eterno e todo-poderoso, ouvi as nossas súplicas. Assim como o vosso Filho único, revestido da nossa humanidade, foi hoje apresentado no Templo, fazei que nos apresentemos diante de vós com os corações purificados. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
CONTINUANDO COM NOSSA PROPOSTA DE FALARMOS DAS MULHERES NA BÍBLIA, HOJE VAMOS FALAR DE ANA A PROFETISA
I- Ana nos ensina a lidar com o tempo (vs.37) “ e que era viúva de oitenta e quatro anos”
• A história do EVANGELHO que lemos é a história de uma mulher que esperou 84 longos anos pelo cumprimento de uma promessa – o nascimento do Messias.
• Não se desespere! Espere mais um pouco! Agarre-se às promessas de Deus e siga em frente. Depois do choro, vem a alegria. Depois das lágrimas, vem o consolo. Depois do deserto, vem a terra prometida. Depois da humilhação, vem a exaltação. Depois da cruz, vem a coroa. Depois da prisão, vem o trono. “Descanse no Senhor e espera nele” (Sl 37.7).

II- Ana nos ensina que Deus não está buscando as grandes pessoas, mas sim pessoas disponíveis (vs.37) “esta não deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações”
• No entanto, diz o texto bíblico que era profetisa. Ana tem um dom; tem um chamado, uma vocação. Ela não era heroína. Ela era uma profetisa do Deus de Israel. Era porta voz do próprio Deus. Apesar de ser uma mulher sem cacife, sem histórias de heroísmos, Deus a escolheu.

III- Ana nos ensina que devemos sonhar sempre (vs.37).
• Qual era o grande sonho de Ana? Qual é nosso grande ideal de vida? Em que residie o alvo das nossas expectativas? - o grande sonho de Ana, assim como o de Simeão, era ver cumpridas as antigas profecias do nascimento do Messias. Ana viveu mais de oitenta anos nessa expectativa.
• “A morte não é a maior perda da vida. A maior perda da vida é o que morre dentro de nós enquanto vivemos” (Normam Cousins)
• Nossos sonhos precisam ser regados pela chuva da esperança. Não podemos nos conformar com o caos. O nosso Deus não é colecionador de derrotas. Ele trabalha por nós. Ele pode todas as coisas.
• “Os sonhos tornam-se realidade quando mantemos nosso compromisso com eles”

IV- Ana nos ensina a perseverar em torno de um propósito (vs.37 b) “Esta não deixava o templo, mas adorava noite e dia”.
• Ana em vez de olhar para as circunstancias, ela fita os olhos nas promessas. O tempo na verdade, era o maior de todos os seus inimigos. Ele estava conspirando contra a promessa de Deus. Mas a despeito do tempo, Ana continua inabalável orando, jejuando, adorando a Deus e esperando ansiosamente o cumprimento de promessa.
• Perseverança significa Ter sucesso porque estamos determinado, e não destinado, a Ter sucesso- “A  atitude determina a nossa altitude”.
• ”Muitos dos fracassos na vida acontecem porque desistimos sem perceber o quanto estão próximas do sucesso” (Thomas Edison).
Qual foi a lição mais importante que Ana nos ensinou ?
fonte:http://mensagemdaultimahora.blogspot.com/2009/02/ana-uma-mulher-surpreendente.html
Amanhã vamos falar de ESTER....
Amados Leitores no dia 11 celebraremos Nossa Senhora de Lourdes, hoje inicia a novena. Segue o link:https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/devocao/novena/novena-de-nossa-senhora-de-lourdes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário