sábado, 6 de fevereiro de 2021

Primeiro sábado do segundo mês. Mulheres na Bíblia: Miriã.

 

Disse ao Senhor: Desejo doar-Me às almas e enchê-las do Meu amor, mas são poucas as almas que querem aceitar todas as graças que o Meu amor lhes destinou. Porém, a Minha graça não se perdeu; se a alma para a qual é destinada não a aceita, outra a recebe. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 1017]. Jesus eu confio em Vós.

Ato de Consagração e Desagravo 
Virgem Santíssima e Mãe nossa querida, ao mostrardes o Vosso Coração cercado de espinhos, símbolo das blasfêmias e ingratidões com que os homens ingratos pagam as finezas do vosso amor, pedistes que vos consolássemos e desagravássemos. 
Como filhos vos queremos amar e consolar sempre; mas hoje especialmente, ao ouvir as vossas amargas queixas, desejamos desagravar o vosso doloroso e Imaculado Coração que a maldade dos homens fere com os duros espinhos dos seus pecados. 
De modo especial vos queremos desagravar das injúrias sacrilegamente proferidas contra a vossa Conceição Imaculada e Santa Virgindade. Muitos, Senhora, negam que sejais Mãe de Deus e nem vos querem aceitar como terna mãe dos homens. Outros, não vos podendo ultrajar diretamente, descarregam nas vossas sagradas imagens a sua cólera satânica. Nem faltam também aqueles que procuram infundir nos corações, sobretudo nas crianças inocentes, que são o vosso encanto, indiferença, desprezo e até ódio contra Vós.
Virgem Santíssima, aqui prostrados aos vossos pés, vos mostramos a pena que sentimos por todas estas ofensas e prometemos reparar com os nossos sacrifícios e orações tantos pecados e ofensas destes vossos filhos ingratos. 
Reconhecendo que também nós, nem sempre correspondemos às vossas predileções, nem vos honramos e amamos como Mãe, mas antes entristecemos o vosso Coração e o do vosso divino Filho, suplicamos para os nossos pecados misericordioso perdão. Queremos ainda pedir-vos, Senhora, compaixão, proteção e bênção para todos os povos. Reconduzi-nos ao seio da verdadeira Igreja e sede a sua salvação, como prometestes nas vossas aparições em Fátima. 

Para todos quantos são vossos filhos e particularmente para nós, que queremos amar-vos como mãe muito querida e nos consagrarmos inteiramente ao vosso Coração Imaculado, seja-nos ele o refúgio nas angústias e tentações da vida e o caminho que nos conduza até Deus, que esperamos gozar eternamente no Céu. Amém.

Consagração: Ó  minha Senhora, ó minha Mãe, Eu me ofereço todo a vós E, em prova da minha devoção para convosco, Vos consagro, neste dia, os  meus olhos, meu ouvidos, minha boca, meu coração e, inteiramente, todo o meu ser: e por assim sou vosso, Ó incomparável Mãe, Guardai-me, defendei-me Como coisa e propriedade vossa. Amém.

HOJE FAZEMOS MEMÓRIA DE SÃO PAULO MIKI E SEUS COMPANHEIROS, MÁRTIRES 
Paulo nasceu no Japão, entre os anos de 1564 e 1566. Ingressou na Companhia de Jesus e pregou, com muito fruto, o Evangelho entre os seus compatriotas. Tendo se tornado mais violenta a perseguição contra os católicos, foi preso com vinte e cinco companheiros. Depois de muito maltratados, foram levados a Nagasáki, onde os crucificaram a 5 de fevereiro de 1597.

Oração: Ó Deus, força dos santos, que em Nagasáki chamastes à verdadeira vida São Paulo Miki e seus companheiros pelo martírio da cruz, concedei-nos, por sua intercessão, perseverar até a morte na fé que professamos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Mulheres  na Bíblia: Miriã

“Então Miriã, a profetiza, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças. E Miriã respondia: Cantai ao Senhor, porque gloriosamente triunfou e precipitou no mar o cavalo e o seu cavaleiro” (Ex 15:20:21).

A história de Miriã está contada na bíblia, ela foi irmã de Arão e Moisés. Ela aparece pela primeira vez no relato bíblico, cuidando do irmão menor junto ao Rio Nilo. Foi ela que agiu com sabedoria, ao perceber que a filha do faraó teve compaixão do bebê que acabara de ser encontrado dentro de um cesto, boiando no rio. O bebê era Moisés, seu irmão, que foi deixado no local de forma estratégica, para que a filha do faraó (acostumada abanhar-se naquele mesmo horário) o encontrasse, e quem sabe, o adotasse.
Assim que percebeu que o plano havia funcionado, a menina Miriã se ofereceu para procurar uma ama de leite para ele, permitindo, assim, que a própria mãe dele o criasse. Joquebede era a mãe biológica do menino, mas não revelou este fato, e o criou como ama de leite. Isto porque se a filha do faraó não o adotasse, o menino seria morto, como estava sendo feito com vários hebreus. O próprio faraó deu ordens às parteiras da região para matar os filhos dos hebreus assim que nascessem pois este povo estava crescendo em número e força, e uma vez escravos dele, o faraó temia uma rebelião.

De acordo com as escrituras, os planos de Deus nunca deixam de ser cumpridos, e os planos do Senhor não podem ser frustados. Um exemplo disso está neste relato onde apesar da posição totalmente contrária do faraó e de todo contexto desfavorável para a sobrevivência de Moisés, o menino não somente viveu, como também foi criado no palácio, com acesso a cultura egípcia, e recebendo toda estrutura útil para o seu futuro, pois cerca de oitenta anos depois veio a libertar o seu povo de origem, da escravidão, a mando do próprio Deus.
Consta que, após um período de peleja, e ocorrência de dez pragas no Egito – a última delas foi a morte de todos os primogênitos egípcios inclusive animais, e os hebreus continuaram ilesos – entre idas e vindas, onde o faraó deixava o povo partir e depois voltava atrás em sua decisão; quando finalmente conseguiram sair do Egito, e atravessaram o mar vermelho, todo o povo festejou a liberdade e Miriã cantou um cântico louvando o Senhor por tão grande feito.

Enquanto estiveram no deserto, Miriã chegou a murmurar e falar contra Moisés, sendo acometida com lepra e se afastando do acampamento. Foi cuidada pelos próprios irmãos que inclusive oraram muito pela sua cura e o Senhor os atendeu as súplicas. De acordo com as escrituras, Miriã foi curada e voltou para o meio do povo, entretanto não chegou a entrar na terra prometida (somente dois homens entre os que estiveram no Egito conseguiram este feito: Josué e Calebe). Miriã morreu antes, no deserto de Zim e ali foi sepultada.
fonte:https://www.infoescola.com/biblia/miria/

Nenhum comentário:

Postar um comentário