terça-feira, 3 de dezembro de 2019

A vontade de Deus é o caminho seguro.

Há uma palavra  a que dou especial atenção e que continuamente pondero; essa única palavra é tudo pra mim, com ela vivo e com ela morro - é a santa vontade de Deus. Ela é meu alimento cotidiano. Toda a minha alma está concentrada nos desejos de Deus e faço sempre o que Deus exige de mim, embora, muitas vezes, a minha natureza possa tremer e sentir que s Sua grandeza ultrapassa as minhas forças. Bem sei o que eu sou por mim mesma, mas igualmente sei bem o que é a graça de Deus, que me fortifica. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 652]. Jesus eu confio em Vós!
SÃO FRANCISCO XAVIER, PRESBÍTERO
Nasceu na Espanha, em 1506; quando estudante em Paris, tornou-se companheiro de Santo Inácio. Foi ordenado sacerdote em Roma, em 1537, e dedicou-se às obras de caridade. Partindo em 1541 para o Oriente, durante dez anos evangelizou, incansavelmente, a Índia e o Japão, convertendo multidões à fé cristã. Morreu em 1552, na ilha chinesa de Sancião.

OraçãoÓ Deus, que pela pregação de São Francisco Xavier conquistastes para vós muitos povos do oriente, concedei a todos os fiéis o mesmo zelo, para que a santa Igreja possa alegrar-se com o nascimento de novos filhos em toda a terra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

V. Bendigamos ao Senhor.
R. Graças a Deus.
À espera de Jesus, estejamos dispostos à doação e ao serviço ao próximo
Francisco fez referência ao Evangelho e à exortação para que estejamos prontos e vigilantes para a vinda do Senhor. O Papa Francisco, na alocução que precede a Oração Mariana do Angelus, orientou a sua mensagem de 01/12/2019 aos milhares de peregrinos presentes na Praça São Pedro nas quatro semanas do Advento, que inicia neste domingo (01), quando também começa um novo Ano Litúrgico.

“ A liturgia nos conduz a celebrar o Natal de Jesus, enquanto nos lembra que Ele vem todos os dias na nossa vida e retornará gloriosamente no final dos tempos. Esta certeza nos induz a olhar com confiança para o futuro.”

Ao convidar a seguir o profeta Isaías, que nos acompanha todo o caminho do Advento com “uma estupenda teologia da história”, o Papa disse que somos chamados a ter essa visão de fé e de esperança no nosso percurso diário da vida, assumindo inclusive “uma atitude de peregrinação, de caminho rumo a Cristo, sentido e fim da história”.

"Quantos têm fome e sede de justiça e só podem encontrá-la percorrendo as vias do Senhor; enquanto o mal e o pecado provêm do fato de que os indivíduos e os grupos sociais preferem seguir caminhos ditados por interesses egoístas, que provocam conflitos e guerras. Ao invés, se cada um buscasse, com a guia do Senhor, o caminho do bem, então no mundo existiria mais harmonia e concórdia. O Advento é o tempo propício para acolher a vinda de Jesus, que vem como mensageiro de paz para nos indicar as vias de Deus."

No Evangelho de hoje, a exortação também é para estarmos prontos e vigilantes para a vinda de Jesus:
“Vigiar não significa ter materialmente os olhos abertos, mas ter o coração livre e voltado para a direção justa, isto é, disposto à doação e ao serviço. O sono do qual devemos nos despertar é constituído pela indiferença, pela vaidade, pela incapacidade de instaurar relações genuinamente humanas, de cuidar do irmão sozinho, abandonado ou doente. A espera de Jesus que vem, portanto, deve se traduzir num compromisso de vigilância. Trata-se, antes de tudo, de maravilhar-se diante da ação de Deus, das suas surpresas, e de dar a Ele a primazia. Vigilância significa também, concretamente, estar atentos ao nosso próximo em dificuldade, deixar-se interpelar pelas suas necessidades, sem esperar que ele ou ela nos peçam ajuda, mas aprender a prevenir, a antecipar, como faz sempre Deus conosco.

fonte:https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2019-12/papa-francisco-angelus-i-domingo-advento.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário