domingo, 12 de fevereiro de 2023

Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na Lei do Senhor Deus vai progredindo!


Ó meu Jesus, só Vós conheceis os meus esforços. Aparentemente estou melhor, mas melhor apenas  a ponto de poder sair à varanda e  não ficar na cama. Vejo e me dou conta exatamente do que está acontecendo comigo. Apesar do desvelo das superioras e dos cuidados dos médicos, a minha saúde fenece e se esvai, mas alegro-me imensamente com o Vosso chamado, meu Deus, meu amor, porque sei que, no momento da morte,  se iniciará a minha missão. Oh! como desejo ser libertada deste corpo. Ó meu Jesus, Vós sabeis que em todos os meus desejos quero sempre ver a Vossa vontade. Por mim mesma, não queria nem a morte um minuto antes, nem a vida um minuto mais, nem sequer a diminuição (92) dos sofrimentos, ou o seu aumento, mas desejo unicamente o que está de acordo com a Vossa santa vontade. Embora os meus grandes entusiasmos e os meus grandes desejos ardam no meu coração, nunca se sobrepõem à Vossa vontade. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 1729]. Jesus eu confio em Vós.

                          

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus 5,17-37

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

«Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas;

não vim revogar, mas completar.

Em verdade vos digo:

Antes que passem o céu e a terra,

não passará da Lei a mais pequena letra

ou o mais pequeno sinal,

sem que tudo se cumpra.

Portanto, se alguém transgredir um só destes mandamentos,

por mais pequenos que sejam,

e ensinar assim aos homens,

será o menor no reino dos Céus.

Mas aquele que os praticar e ensinar

será grande no reino dos Céus.

Porque Eu vos digo:

Se a vossa justiça não superar a dos escribas e fariseus,

não entrareis no reino dos Céus.

Ouvistes que foi dito aos antigos:

‘Não matarás; quem matar será submetido a julgamento’.

Eu, porém, digo-vos:

Todo aquele que se irar contra o seu irmão

será submetido a julgamento.

Quem chamar imbecil a seu irmão

será submetido ao Sinédrio,

e quem lhe chamar louco

será submetido à geena de fogo.

Portanto, se fores apresentar a tua oferta sobre o altar

e ali te recordares que o teu irmão tem alguma coisa contra ti,

deixa lá a tua oferta diante do altar,

vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão

e vem depois apresentar a tua oferta.

Reconcilia-te com o teu adversário,

enquanto vais com ele a caminho,

não seja caso que te entregue ao juiz,

o juiz ao guarda, e sejas metido na prisão.

Em verdade te digo:

Não sairás de lá, enquanto não pagares o último centavo.

Ouvistes que foi dito:

‘Não cometerás adultério’.

Eu, porém, digo-vos:

Todo aquele que olhar para uma mulher desejando-a,

já cometeu adultério com ela no seu coração.

Se o teu olho é para ti ocasião de pecado,

arranca-o e lança-o para longe de ti,

pois é melhor perder-se um dos teus membros

do que todo o corpo ser lançado na geena.

E se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado,

corta-a e lança-a para longe de ti,

porque é melhor que se perca um dos teus membros,

do que todo o corpo ser lançado na geena.

Também foi dito:

‘Quem repudiar sua mulher dê-lhe certidão de repúdio’.

Eu, porém, digo-vos:

Todo aquele que repudiar sua mulher,

salvo em caso de união ilegal,

fá-la cometer adultério.

Ouvistes que foi dito aos antigos:

‘Não faltarás ao que tiveres jurado,

mas cumprirás os teus juramentos para com o Senhor’.

Eu, porém, digo-vos que não jureis em caso algum:

nem pelo Céu, que é o trono de Deus;

nem pela terra, que é o escabelo dos seus pés;

nem por Jerusalém, que é a cidade do grande Rei.

Também não jures pela tua cabeça,

porque não podes fazer branco ou preto um só cabelo.

A vossa linguagem deve ser: ‘Sim, sim; não, não’.

O que passa disto vem do Maligno».

Palavras da Salvação. Glória a Vós Senhor. 

BENEDICTUS
Bendito seja o Senhor
Deus de Israel
Porque visitou e redimiu o seu povo
Suscitando uma força de salvação
Na casa de Davi, seu servo
Conforme prometera
Pela boca de seus santos profetas
É a salvação que nos liberta
Dos nossos inimigos
E da mão de todos os que nos odeiam
Realizando assim
A misericórdia que teve
Com os nossos pais,
Lembrando-se de sua santa aliança,
Do juramento que fez
Ao nosso pai Abraão,
De nos conceder que livres de temor,
Arrancados das mãos dos nossos inimigos,
Nós o sirvamos em santidade e justiça
Em sua presença todos nossos dias
Bendito seja o Senhor
Deu de Israel
Porque visitou e redimiu o seu povo
Suscitando uma força de salvação
Na casa de Davi, seu servo
E tu, menino
Serás chamado profeta do altíssimo.
Pois irás à frente do Senhor
Para preparar os seus caminhos,
Anunciando ao seu povo a salvação
Pela remissão dos pecados.
Pela ternura e misericórdia
De nosso Deus,
Nos visitará a luz que vem do alto
Para iluminar os que jazem nas trevas
E na sombra da morte
Para guiar nossos passos
No caminho da paz
Bendito seja o Senhor
Deu de Israel
Porque visitou e redimiu o seu povo
Suscitando uma força de salvação
Na casa de Davi, seu servo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário