terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

O Senhor liberta os justos de todas as angustias.


 +  Infinita bondade de Deus ao enviar-nos Seu Filho Unigênito

                                           Deus, que não exterminastes o homem após a queda, mas, na Vossa misericórdia,

                   Lhe perdoastes;  perdoastes verdadeiramente como Deus, isto é, não somente lhe tirastes a culpa, mas lhe concedestes todas as graças. Fostes levado pela misericórdia até o ponto de que  Vós mesmo Vos dignastes descer até nós e nos levantar da nossa miséria. Deus desce à terra, o Senhor dos Senhores se rebaixa, Ele o Imortal. Mas aonde desceis, Senhor? Será no templo de Salomão?  - Ou mandais que Vos seja construído um novo santuário, aonde pretendeis descer?  - Ó Senhor que santuário devemos preparar para Vós, se a terra toda é o Vosso escabelo? – Vós mesmo preparastes um santuário para Vós -  a Santíssima Virgem. O seu Seio Imaculado é a Vossa morada e nela se realiza inconcebível milagre da Vossa misericórdia, Senhor. O Verbo se faz carne – Deus habitou entre nós, o Verbo de Deus – a Misericórdia  Encarnada. Nos elevastes à Vossa Divindade pela Vossa humilhação. É o excesso do Vosso amor, é o abismo da Vossa misericórdia. Assombram-se os céus com esse excesso do Vosso amor. Agora ninguém teme aproximar-se de Vós. Sois o Deus de misericórdia, tendes compaixão da nossa miséria. Sois nosso Deus, e nós, o Vosso povo. Sois nosso Pai e nós, por Vossa graça, somos os Vossos filhos. Bendita seja a Vossa misericórdia por Vos terdes dignado descer até nós. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 1745]. Jesus eu confio em Vós.

“Anjo do Senhor – que por ordem da piedosa providência Divina, sois meu guardião – guardai-me neste dia (tarde ou noite); iluminai meu entendimento; dirigi meus afetos; governai meus sentimentos para que eu jamais ofenda ao Deus e Senhor. Amém.”

Quaresma

A Quaresma começa na quarta-feira de cinzas, 22 de fevereiro de 2023, e termina na quinta-feira da semana santa, 6 de abril de 2023.

Esse é um tempo de penitência para os cristãos, em que a igreja recorda o período de 40 dias em que Jesus esteve no deserto e foi tentado pelo demônio.

Apesar de fazer referência ao número 40, esse período não compreende exatamente 40 dias. Para explicar essa contagem, somamos a quarta-feira de cinzas até o sábado antes da Páscoa (inclusive), resultando em 46. De seguida, tiramos 6, que correspondem ao número de domingos que há no período da Quaresma, e temos os 40 dias.

A Quaresma termina na quinta-feira santa, porque a partir desse dia, à tarde, tem início outro período importante para a Igreja. Esse período é chamado de tríduo pascal, e compreende as últimas celebrações da Semana Santa: a Sexta-feira santa, o Sábado de Aleluia e, finalmente, a Páscoa.

O que é Quaresma
A Quaresma é um tempo de arrependimento e mudança para os cristãos.

Suas origens remontam ao Novo Testamento, onde está relatado que Jesus ficou quarenta dias no deserto jejuando e orando, antes de iniciar sua vida pública.

Por isso, durante a Quaresma, os fiéis são orientados a praticar o jejum, a penitência, a oração e as obras de caridade, a fim de se preparar para a grande festa da Páscoa.

Inúmeras práticas devocionais são observadas neste tempo. Os católicos realizam vias-sacras às sextas-feiras, rezam os mistérios Dolorosos do Rosário e veneram a imagem do Cristo morto. Além disso, os fiéis são estimulados a fazer exames de consciência e a confessar-se.

A cor da liturgia Quaresmal é o roxo, que lembra o recolhimento, e será esta tonalidade que estará nos paramentos dos sacerdotes e nos templos.
fonte:https://www.calendarr.com/brasil/quaresma/#:~:text=A%20Quaresma%20come%C3%A7a%20na%20quarta,e%20foi%20tentado%20pelo%20dem%C3%B4nio.

São Romão entrou para a vida religiosa com 35 anos, na França, onde nasceram os dois santos de hoje. Ele foi discernindo sua vocação, que o deixava inquieto, apesar de já estar na vida religiosa. Ao tomar as constituições de Cassiano e também o testemunho dos Padres do deserto, deixou o convento e foi peregrinar, procurando o lugar onde Deus o queria vivendo. Indo para o Leste, encontrou uma natureza distante de todos e percebeu que Deus o queria ali. Vivia os trabalhos manuais, a oração e a leitura, até o seu irmão Lupicino, então viúvo, se unir a ele. Fundaram então um novo Mosteiro, que se baseava nas regras de São Pacômio, São Basílio e Cassiano.

Romão tinha um temperamento e caminhada espiritual onde com facilidade era dado à misericórdia, à compreensão e tolerância. Lupicino era justiça e intolerância. Nas diferenças, os irmãos se completavam, e ajudavam aos irmãos da comunidade, que a santidade se dá nessa conjugação: amor, justiça, misericórdia, verdade, inspiração, transpiração, severidade, compreensão. Eles eram iguais na busca da santidade.

O Bispo Santo Hilário ordenou Romão, que faleceu em 463. E em 480 vai para a glória São Lupicino.

São Romão e Lupicino, roguem por nós. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário