quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

O Senhor tem uma grande predileção por ela, não apenas porque procura venerar a misericórdia Divina, mas também pelo amor que tem para com Deus.

Vejo, com frequência, uma certa pessoa agradável a Deus. O Senhor tem uma grande predileção por ela, não apenas porque procura venerar a misericórdia Divina, mas também pelo amor que tem para com Deus – embora essa alma não experimente esse amor em seu coração de maneira sensível e permanece quase sempre no Jardim das Oliveiras – todavia é sempre agradável a Deus e sua grande paciência vencerá todas as dificuldades. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 962]. Jesus eu confio em Vós.

SANTA JOANA FRANCISCA DE CHANTAL, RELIGIOSA
Nasceu em Dijon (França) no ano 1572. Casou com o barão de Chantal, e foi mãe de seis filhos, a quem educou esmeradamente. Tendo falecido o marido, levou, sob a direção de S. Francisco de Sales, uma admirável vida de perfeição, exercendo especialmente a caridade para com os pobres e os enfermos. Fundou o Instituto da Visitação, que governou sabiamente. Morreu em 1641.
ORAÇÃO: Senhor, que destes a Santa Joana Francisca a graça de atingir a santidade através de diferentes estados de vida, concedei-nos, por sua intercessão, que, vivendo fielmente a nossa vocação, demos sempre testemunho da vossa luz. Por Nosso Senhor. 

Liturgia das Horas
Das Memórias de Santa Joana Francisca, escritas por uma Religiosa sua secretária 
(De Françoise-Madeleine de Chaugy, Mémoires sur la vie et les vertus de Sainte J. F. de Chantal, III, 3, ed. 3ª, Paris 1853, pp. 306-307). (Sec. XVII) 
O amor é mais forte que a morte 
Certo dia, a bem-aventurada Joana disse estas fervorosas palavras, que foram imediatamente escritas com toda a fidelidade: «Filhas caríssimas: muitos dos nossos Santos Padres e colunas da Igreja não sofreram o martírio; porque julgais que isto aconteceu?». Depois de cada uma de nós ter dado a sua resposta, a bem-aventurada Madre disse: «Eu creio que isto aconteceu assim porque há outro martírio, o martírio de amor, com que Deus, conservando a vida de seus servos e servas para que continuem a trabalhar para sua glória, os faz ao mesmo tempo mártires e confessores. Creio que as Filhas da Visitação são chamadas a este martírio e que, por disposição divina, algumas delas o conseguirão se o desejarem ardentemente». 
Uma irmã perguntou como se realizava tal martírio. Joana respondeu: «Sede totalmente fiéis a Deus e experimentá-lo-eis. O amor divino lança a sua espada até ao mais íntimo e secreto das nossas almas e chega até nos separar de nós mesmos. Conheci uma alma a quem o amor separou de tudo quanto lhe agradava, como se um golpe dado pela espada do tirano lhe tivesse separado o espírito do corpo». 
Percebemos que ela estava a falar de si mesma. Ao perguntar-lhe outra irmã sobre a duração deste martírio, ela respondeu: «Desde o momento em que nos entregamos a Deus sem reservas, até ao fim da vida. Mas isto faz Deus só com os corações magnânimos que, renunciando completamente a si mesmos, são fiéis ao amor; aos fracos e inconstantes no amor, não os leva o Senhor pelo caminho do martírio e deixa-os continuar a sua vida medíocre para que não se afastem d’Ele, porque nunca força a nossa vontade livre». 
Por último, perguntamos-lhe com insistência se este martírio do amor poderia igualar o do corpo. Santa Joana respondeu: «Não nos preocupemos com a questão da igualdade. Mas eu creio que não tem menor mérito, pois o amor é forte como a morte, e os mártires de amor sofrem dores mil vezes mais agudas, conservando a vida para cumprir a vontade de Deus, do que se tivessem de dar mil vidas para testemunhar a sua fé, a sua caridade e a sua fidelidade».
Fonte:http://www.liturgia.pt/santos/santo_v.php?cod_santo=212
“Vamos à presença dele com ações de graças; vamos aclamá-lo com cânticos de louvor. Pois o Senhor é o grande Deus, o grande Rei acima de todos os deuses.” (Salmos 95:2-3)

Graças e louvores se deem a todo o momento.
Ao santíssimo e diviníssimo Sacramento. (3x)

Nenhum comentário:

Postar um comentário