terça-feira, 4 de julho de 2023

Santa Isabel de Portugal, rogai por nós.

                                               

Em certo momento Jesus me disse: Vai falar com a Madre Superiora e pede-lhe que te permita usar o cilicio por sete dias e uma vez, durante a noite, te levantarás e irás à capela. Respondi que o faria, mas tinha uma certa dificuldade de dirigir-me à Superiora. À tarde, Jesus perguntou-me: Até quando vai adiar? Resolvi contar isso a Madre Superiora, logo que a encontrasse. No dia seguinte, antes do meio-dia, percebi que a Madre Superiora ia para o Refeitório, e como este, a cozinha e o quartinho de Irmã Alojza são vizinhos, pedi a Madre Superiora que me acompanhasse ao quartinho da Irmã Alojza e transmiti-lhe o desejo de Jesus. A isso respondeu-me a Madre: ¨Não permito que a Irmã use o cilício. Absolutamente nada. Se nosso Senhor der à Irmã forças de um colosso, então permitirei essas mortificações. Pedi desculpas a Madre se lhe tinha tomado seu tempo e saí do quartinho. Então vi Nosso Senhor, que estava parado a porta da cozinha, e disse a Ele: ¨Mandastes que eu fosse pedir licença para essas mortificações, e a Madre Superiora não as quer permitir.¨ Então Jesus me disse: Estive aqui durante a conversa com a Superiora, sei de tudo e não estou exigindo as tuas mortificações, mas a obediência. Através disso, tu estás Me dando uma grande glória e granjeando méritos para ti mesma. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 28]. Jesus eu confio em Vós!

Orações para o Anjo da Guarda
Pedido de proteção pessoal

Meu santo Anjo da Guarda, modelo de amor e pureza. Fica atento ao pedido que vos faço: Deus, meu criador e soberano Senhor de nós todos, a quem serves com infindo amor e dedicação, a quem lhes confiou a guarda e vigilância da minha alma, a fim de não cometer ofensas ao Senhor, e meu corpo, a fim de que seja sadio e capaz de desempenhar minha função na Terra para o Deus divino. Meu santo Anjo da Guarda, velai por mim e abre meus olhos para todas as coisas, me dá prudência em meus caminhos a seguir. Livra-me dos males morais e físicos, das doenças e dos vícios, dos perigos eminentes, das ocasiões aflitas. Sejas meu guia, protetor, guarda divino e me salve de tudo aquilo que possa vir a me causar mal físico ou espiritual. Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a Piedade Divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Bendito é o meu desejo porque ele é realizado. Amém.


Rainha Santa Isabel de Portugal
Isabel de Aragão nasceu no palácio de Aljaferia, na cidade de Saragoça (Espanha) onde reinava o seu avô paterno D. Jaime I. Era filha de D. Pedro, futuro D. Pedro III, e de D. Constança de Navarra. Desde muito nova começou a mostrar gosto pela meditação, rezas e jejum, não a atraindo os divertimentos comuns da sua idade.

Muitos pretendentes apresentaram-se à mão da jovem. Os pais escolheram o mais próximo, D. Dinis, herdeiro do trono de Portugal, que era também o mais dotado de qualidades. Isabel estava mais inclinada a encerrar-se num convento, no entanto, como era submissa, viu no pedido dos pais, a vontade do céu. Entre seus familiares, constantemente em luta, desempenhou obra de pacificadora, merecendo justamente o apelido de anjo da paz. 

Após a morte de seu marido, entregou-se inteiramente às obras assistenciais que havia fundado, não podendo vestir o hábito das Clarissas e professar os votos no mosteiro que ela mesma havia fundado, fez-se terciária franciscana, após ter deposto a coroa real no santuário de São Tiago de Compostela e haver dado seus bens pessoais aos necessitados.

A sua vida será marcada por quatro virtudes fundamentais: a piedade, a caridade, a humildade e a inquietude pela paz. Tornou-se uma mulher de grande piedade conservando em sua vida a prática da oração e a meditação da Palavra de Deus. 

Isabel faleceu a 4 de Julho de 1336, deixando em testamento grandes legados a hospitais e conventos. O povo criou à sua volta uma lenda de santidade, atribuindo-lhe diversos milagres e a santa foi canonizada em 1625, pelo Papa Urbano VIII.  

Por ordem do bispo D. Afonso de Castelo Branco abriu-se o túmulo real, verificando-se que o corpo da saudosa Rainha estava incorrupto.
Fonte:  http://www.santoantoniomguacu.com.br/noticia/dia-4-de-junho-santa-isabel-de-portugal/

Oremos: Senhor, que nos alimentastes nestes santos mistérios, dai-nos a graça de seguir o exemplo de Santa Isabel, que se consagrou a Vós de todo o coração e praticou incansavelmente a caridade para com o vosso povo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Santa Isabel rogai por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário