domingo, 25 de agosto de 2019

Quarto domingo de agosto: dedicado ao Leigo.

           Se {a superiora} perceber que alguma irmã está triste ou sofrendo, {deve} procurar de todos os modos ajudá-la e levar-lhe consolo. Rezar muito e pedir luzes para saber como deve proceder com cada uma, porque cada alma é um mundo diferente. Deus tem diversas maneiras de conviver com as almas, que são para nós, algumas vezes, obscuras e incompreensíveis. Por isso a superiora deve ser prudente, para não prejudicar a ação de Deus em alguma alma. Nunca advertir as irmãs quando estiver irritada, mas as advertências devem vir sempre acompanhadas de encorajamento. É preciso dar a entender à alma que reconheça seu erro, mas sem esmaga-la. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 568]. Jesus eu confio em Vós! 
Evangelho de São Lucas 13, 22-30
Jesus dirigia-se para Jerusalém, e ensinava nas cidades e povoados por onde passava. Houve alguém que lhe perguntou: "Senhor, são poucos os que se salvam?" E ele respondeu: "Esforcem-se por entrar pela porta estreita, pois digo-vos que muitos hão-de procurar entrar e não vão conseguir. Depois de o dono da casa se levantar e fechar a porta, vocês os que ficarem de fora, hão-de bater e dizer: "Senhor, abre-nos a porta." Mas ele responderá: "Não sei donde são." Vocês vão então dizer: "Comemos e bebemos contigo e ensinaste nas nossas ruas." Mas ele responderá: "Já vos disse que não sei donde são: afastem-se de mim todos, malfeitores!" Irão chorar e ranger os dentes, quando virem Abraão, Isaac, Jacob e todos os profetas no Reino de Deus, enquanto vocês são postos fora. Mas virão pessoas do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul, para tomar lugar no Reino de Deus. Alguns dos que agora são os últimos, serão os primeiros; enquanto outros que agora são os primeiros, serão os últimos." 
Palavras da Salvação. Glória a Vós Senhor.
ORAÇÃO PARA OS CATEQUISTAS
Ó Jesus, Mestre e Modelo de todo catequista, vós que pregastes por toda a parte o evangelho de Deus, abençoai nossos catequistas: homens e mulheres que se dispõem a ensinar vossa mensagem de salvação. Sejam eles mansos e humildes de coração, capazes de acolher, sem excluir ninguém, cada pessoa que vem à vossa procura. Sejam abertos ao Espírito Santo a fim de comunicar a vossa verdade, superar as dificuldades da missão recebida e dar testemunho de alegria e gratuidade na vossa Igreja. Aumentai, Senhor, em nossas comunidades, o número de pessoas dispostas a aplicar os próprios dons a serviço da catequese. Que estes vossos servidores, Senhor, cultivem profundo amor à vossa Palavra e busquem, mediante a instrução e a oração, novas energias para educar na fé uma multidão de seguidores do vosso Reino. Amém!
Pe. Luiz Miguel Duarte, sacerdote paulino
ULTIMO DOMINGO DE AGOSTO - MÊS DAS VOCAÇÕES.
Creio firmemente na minha vocação batismal.
Creio na graça de Deus para assumi-la fielmente.
Creio em Jesus Cristo, enviado do Pai, que continua chamando ainda hoje, cada homem a viver plenamente o seu batismo.
Creio que Jesus também chama alguns para segui-lo, assumindo uma vocação específica na Igreja como leigo, consagrado no mundo, religioso, religiosa, sacerdote e missionário.
Creio nos jovens, em seu coração inquieto, sedento de Deus.
Creio no potencial de força transformadora
presente em cada cristão consciente de seu compromisso, que tudo empenha no trabalho para o despertar
das diversas vocações, na Igreja.
Creio na Igreja, onde construiremos uma só família vivendo a unidade na diversidade de dons.
Creio no amor de Deus transformando corações e amadurecendo-os para seu serviço.
Eleito rei desde os doze anos de idade, Luís, nascido em 1214, era filho da virtuosa Branca de Castela, regente de França durante sua menor idade.  Recebeu forte educação cristã.
Foi muito dedicado à renovação da justiça e da economia do seu país.  Construiu hospitais, asilos, escolas e favoreceu a universidade de Sorbonne, o que deu à França o primado da cultura européia.  Empreendeu uma cruzada para a libertação dos lugares santos, fez diversas conquistas, venceu muitas batalhas, até que foi tomado como prisioneiro dos egípcios.  Pago o resgate, continuou suas atividades até que foi atingido pela peste, morrendo às portas de Túnis, a 25 de agosto de 1270.

ORAÇÃO: Onipotente e Eterno Deus, que cumulaste, Vosso servo, o Rei de França, Luís IX, com muitos dons e virtudes, fazei que eu também saiba corresponder a Vossa Divina Graça. Amém.

Um comentário:

  1. Não julgueis, oh! não julgueis absolutamente, meus caros amigos, porquanto o juízo que proferirdes ainda mais severamente vos será aplicado e precisais de indulgência para os pecados em que sem cessar incorreis. Ignorais que há muitas ações que são crimes aos olhos do Deus de pureza e que o mundo nem sequer como faltas leves considera?
    Não devemos julgar com mais severidade os outros, do que nos julgamos a nós mesmos, nem condenar em outrem aquilo de que nos absolvemos. Antes de profligarmos a alguém uma falta, vejamos se a mesma censura não nos pode ser feita.
    Sois livres para tornar o olhar com vossa alma  e, também sois livres para obstinar-vos na sua rejeição. A morte petrificará essa opção pela eternidade toda.
    De o exemplo que os demais te seguirão.

    ResponderExcluir