quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

2º dia da novena em preparação ao Santo Natal.

                                                

Existem momentos na vida em que a alma encontra alívio apenas na oração profunda; Possam as almas perseverar na oração em momentos assim, o que é muito importante. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 860]. Jesus eu confio em Vós!

                        

Neste segundo dia da Novena de Natal, a  liturgia nos apresenta o relato da genealogia do  Senhor Jesus
Um texto que, se o olharmos sem atenção, são apenas nomes que desconhecemos. Mas se descobrirmos o sentido desses nomes, o significado que tem na história de Israel, veremos que São Mateus nos situa no centro da história de Israel e nela Jesus, que nasceu da Maria Virgem.

Neste dia, aproveitemos para valorizar o que significa ter uma família, pessoas que nos deram a vida, um apelido, um lar, o carinho e o afeto.

Motivação: Neste segundo dia da novena de Natal, continuemos preparando o presépio. Depois de ter colocado a imagem de Maria Virgem, coloque a imagem de São José.

Que cada um faça uma oração a José e Maria, pedindo sua intercessão e sua ajuda por cada família, pedindo que nossa família tenha os mesmos sentimentos que tiveram eles. Pedir-lhes que nos preparem para o Natal.

Fazer algum gesto ou atitude concreta durante o dia, aproximando-se de pessoas. Fazer o que se pode para ajudar aos que estão em dificuldades, os doentes, os excluídos, os órfãos, os idosos .

Oração Inicial: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Maria, Virgem Grávida, Mulher de Deus, Virgem do ‘sim’ fecundo, tu que fecundaste ao Verbo de Deus e o levaste em teu seio durante nove meses, sentindo-o palpitar e crescer dentro de ti, experimentando Sua presença e sendo transformada por Ele.

Nestes dias que antecedem o nascimento de teu Filho, nós queremos acompanhar-te; queremos estar contigo para aprender de ti a levar Deus no coração e deixarmo-nos transformar por Sua presença.

Maria, Virgem Grávida, pedimos-te que, ao acompanhar-te, sejas tu quem interceda por cada um de nós, para que possamos celebrar o Natal cheios da presença de teu Filho em nossa vida. Maria, Virgem Mãe, mulher da espera confiada, pede por nós para que, neste Natal, todos possamos ficar mais perto de seu Filho e, assim, sermos capazes de recomeçar, de perdoar e ser perdoados, de voltar a amar e ser curados interiormente, para celebrar e viver a vida de Deus em nós.

Maria, Virgem do ‘sim’ e da realização, Virgem Mãe do silêncio eloquente, ajuda-nos a celebrar este Natal, tendo seu Filho centro de nossa vida. Maria, pede por nós agora e sempre. Que assim seja.

Leitura: Mateus 1,1-17

Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.
Abraão gerou a Isaque; e Isaque gerou a Jacó; e Jacó gerou a Judá e a seus irmãos; E Judá gerou, de Tamar, a Perez e a Zerá; e Perez gerou a Esrom; e Esrom gerou a Arão; E Arão gerou a Aminadabe; e Aminadabe gerou a Naassom; e Naassom gerou a Salmom; E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé; E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias.
E Salomão gerou a Roboão; e Roboão gerou a Abias; e Abias gerou a Asa; E Asa gerou a Josafá; e Josafá gerou a Jorão; e Jorão gerou a Uzias; E Uzias gerou a Jotão; e Jotão gerou a Acaz; e Acaz gerou a Ezequias; E Ezequias gerou a Manassés; e Manassés gerou a Amom; e Amom gerou a Josias; E Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos na deportação para babilônia.
E, depois da deportação para a babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel gerou a Zorobabel; E Zorobabel gerou a Abiúde; e Abiúde gerou a Eliaquim; e Eliaquim gerou a Azor; E Azor gerou a Sadoque; e Sadoque gerou a Aquim; e Aquim gerou a Eliúde; E Eliúde gerou a Eleazar; e Eleazar gerou a Matã; e Matã gerou a Jacó; E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo.
De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde Davi até a deportação para a babilônia, catorze gerações; e desde a deportação para a babilônia até Cristo, catorze gerações. Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor.

Aprofundar o Evangelho, ter em conta o fim da genealogia e seu significado. Dê um passo a mais, não somente conhecer o que disse o texto, mas o aprofundar, buscar o sentido do que se diz, a importância e transcendência do dito. Atualizá-lo e aplicá-lo à vida.

Contemplação: É buscar apropriar-se do texto, não olhá-lo como espectador, mas ser participante da cena. Ter uma relação pessoal e direta com os personagens, usar a imaginação para conhecer e aprofundá-lo interiormente.

Oração: Maria, Mãe minha, nestes dias que estamos buscando entrar no clima da Natal, te pedimos ajuda para que tu intercedas por nós, para que, ao celebrar o nascimento de Teu Filho, nosso Senhor, cada um de nós nos sensibilizemos mais e mais do amor do Pai por nós, da importância do que fez Jesus, dignificando nossa vida com a tua. Intercede por nós, para que, neste Natal, nos aproximemos mais de teu Filho. Amém.

Oração Final: Menino Jesus, Tu és descendente de Davi, de Abraão, o Filho de Maria Virgem; Tu tens assumido a nossa história, formando parte dela. Tu, na plenitude dos tempos, quiseste nascer de uma mulher e ser um de nós, para nos demonstrar o grande e lindo valor que é ter uma Mãe, uma família, pessoas do mesmo sangue, com quem partilhar a vida, sendo queridos e apoiados, crescendo como pessoas para termos sentimentos de unidade, carinho e afeto, de solidariedade e compreensão, imitando a Tua família.

Menino Jesus, Tu que tiveste uma família, abençoa a nossa e faz que nela os pais tenham sentimentos de entrega de amor e carinho, de interesse e sensibilidade, que se queiram e vivam um para o outro, e que os filhos sintam em todo momento o amor que Tu nos tem por meio do amor dos pais. Menino Jesus, abençoa cada família e encha-as de amor e ternura, como o tiveste Tu de tua Mãe e de José. Amém.

Fonte: http://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/novena-de-natal/novena-de-natal-2o-dia/


terça-feira, 16 de dezembro de 2025

1º dia da novena em preparação ao Santo Natal.

                                         

 J.M.J.                                                       Cracóvia - Pradnik, 01.01.1937

 Jesus, eu confio em Vós!                                                                                                 + Hoje, á meia-noite, disse adeus ao ano velho de 1936 e saudei o ano de 1937. Mas, foi com tremor e medo que, na primeira hora do ano, enfrentei este novo período. Jesus misericordioso, Convosco irei com bravura      e coragem para o combate e as batalhas. Em Vosso Nome conseguirei tudo e tudo vencerei. Meus Deus, bondade infinita, peço-Vos que me  acompanhe sempre em tudo a Vossa infinita misericórdia.

         Ao começar este ano, envolveu-me o medo de viver, mas Jesus me tira desse medo, dando-me a conhecer que grande glória Lhe trará essa Obra da Misericórdia. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 859]. Jesus eu confio em Vós!

Anjo da guarda, anjo de Deus, meu guia querido ao qual o amor de Deus me encomendou, está sempre neste dia ao meu lado para me iluminares, guardar-me, reger-me e guiar-me.

                               

Primeiro dia
Iniciamos, hoje, a Novena de Natal. É um tempo especial dentro de outro tempo especial, como é o Advento. Todos estes dias estão marcados pela espera gozosa do nascimento de Nosso Senhor Jesus. Nestes nove dias, a Igreja nos exorta a nos centrarmos mais no Senhor, olhando as atitudes de Maria e de José para aprendermos, com Ele, como se vive de acordo com a vontade do Pai.
Que estes dias de preparação para o nascimento do Filho de Deus nos ajudem a preparar também nosso coração para que Ele nasça em cada um de nós.

Motivação: Neste primeiro dia da Novena de Natal, comece a preparar o presépio. Inicie colocando a imagem de Maria, para que Ela nos acompanhe neste caminho para o nascimento do Filho de Deus.
Que cada um faça uma oração, pedindo a Santíssima Virgem Sua intercessão e Sua ajuda nestes dias de preparação ao Natal.
Faça gestos de caridade e solidariedade com alguma pessoa ou família necessitada, buscando que outros também tenham um bom Natal.

Oração Inicial: Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Maria, Virgem Grávida, Mulher de Deus, Virgem do ‘sim’ fecundo, tu que fecundaste ao Verbo de Deus e O levaste em teu seio durante nove meses, sentindo-O palpitar e crescer dentro de ti, experimentando Sua presença e sendo transformada por Ele.
Nestes dias que antecedem o nascimento de teu Filho, nós queremos acompanhar-te; queremos estar contigo para aprender de ti a levar Deus no coração e deixarmo-nos transformar por Sua presença.
Maria, Virgem Grávida, te pedimos que ao acompanhar-te, sejas tu quem interceda por cada um de nós, para que possamos celebrar o Natal cheios da presença de teu Filho em nossa vida. Maria, Virgem Mãe, mulher da espera confiada, pede por nós para que, neste Natal, todos possamos ficar mais perto de seu Filho e, assim, sermos capazes de recomeçar, de perdoar e ser perdoados, de voltar a amar, e ser curados interiormente para celebrar e viver a vida de Deus em nós.
Maria, Virgem do ‘sim’ e da realização, Virgem Mãe do silêncio eloquente, ajuda-nos a celebrar este Natal, tendo seu Filho como centro de nossa vida. Maria, pede por nós agora e sempre. Amém.

Leitura: Mateus 21,28-32
"O que acham? Havia um homem que tinha dois filhos. Chegando ao primeiro, disse: 'Filho, vá trabalhar hoje na vinha'.
"E este respondeu: 'Não quero!' Mas depois mudou de ideia e foi.
"O pai chegou ao outro filho e disse a mesma coisa. Ele respondeu: 'Sim, senhor!' Mas não foi.
"Qual dos dois fez a vontade do pai?"
"O primeiro", responderam eles.
Jesus lhes disse: "Digo a verdade: Os publicanos e as prostitutas estão entrando antes de vocês no Reino de Deus.
Porque João veio para mostrar o caminho da justiça, e vocês não creram nele, mas os publicanos e as prostitutas creram. E, mesmo depois de verem isso, vocês não se arrependeram nem creram nele. Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor!

Aprofundar o Evangelho, ver o sentido da parábola dos dois filhos e sua aplicação em nossa vida neste tempo do Advento.

Contemplação
Busquemos apropriar-nos do texto, não olhando como espectador, mas participante da cena. Uma relação pessoal e direta com os personagens. 

Oração: Virgem Mãe, estamos começando a nos preparar para o Natal de teu Filho. Estamos querendo estar contigo para acompanhar-te nestes últimos dias de tua gestação. Para compartilhar contigo a alegria e o gozo que sentes nesses momentos, e assim aprender de ti como corresponder ao Senhor, como atuar de acordo com a sua vontade, para que possamos encontrar em teu Filho a alegria e a paz, o gozo e a plenitude da vida que somente Ele nos pode dar. Maria, interceda por cada um de nós, pede a teu Filho para que nos ajude a viver estes dias com a alegria e o gozo que tiveste Tu nesses momentos do nascimento de teu Filho. Amém.

Oração Final:
Menino Jesus, estamos esperando por Ti, estamos nos preparando para o Teu Natal, estamos querendo que este seja também o nosso. Nesse sentido, a liturgia nos apresenta a parábola dos dois filhos, mostrando-nos qual deve ser nossa atitude e nossa relação contigo, indica-nos que não é questão de dizer ‘sim’, mas, depois, não fazer nada.
Tu nos mostras que a fé não é questão de saber coisas, mas de viver e fazer o que Tu nos pedes.

Menino Jesus, neste dias antes do Natal, ajuda-nos para que sejamos sinceros com nós mesmos, que saibamos ver e conversar como casais, em família, aquilo que não está bem, o que está nos dividindo, o que vai desgastando o amor, aquilo que nos leva à rotina. Menino Jesus, concede-nos a graça de saber deixar o que não nos faz felizes e o que faz mal aos demais. Ajuda-nos que, em Teu Natal, nos renovemos e saibamos recomeçar, que tenhamos o valor de viver o que Tu nos pedes, que vivamos a nova vida que Tu nos traz e assim poder celebrar um Natal diferente, cheio de amor e paz, de ternura e gozo como foi o Teu. Amém.

Fonte:http://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/novena-de-natal/novena-de-natal-1o-dia/

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

"Senhor que pode fazer tudo sozinho, quer nossa colaboração, quer fazer-nos partícipes de sua obra salvífica."

 

Durante as vésperas, vi Jesus, que me olhou com doçura, bem fundo na alma. Minha filha, tem paciência, agora será por pouco.—Esse olhar profundo e essas palavras introduziram em minha alma força e vigor, coragem e uma extraordinária confiança de que cumprirei tudo o que me é exigido, apesar das enormes dificuldades, e essa estranha convicção de que o Senhor está comigo, e com Ele tudo posso. Não me importo com todos os poderes do mundo e de todo o inferno; tudo tem que desabar diante do poder do Seu Nome. Deposito tudo em Vossas mãos, ò meu Senhor e meu Deus. Único guia da minha alma, guiai-me de acordo com os Vossos eternos desígnios. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 858]. Jesus eu confio em Vós!

ORAÇÕES PARA O ADVENTO

1) Querido Senhor, por favor, me permite abraçar o Advento da forma que a Igreja pretende: como uma forma de me preparar para a Tua chegada. Que tudo o que faço – cada presente que envio, cada festa a que vou, cada refeição que partilho – me lembre de preparar um espaço no meu coração para Ti. Amém.

2) Senhor, enviai o Vosso Espírito para me guiar durante o Advento deste ano. Que o Espírito Santo me ajude a caminhar para mais perto de Ti e me levante quando me sinto em baixo e me guie quando me sinto perdido. Posso tropeçar às vezes, mas sei que a minha jornada final é aproximar-me de Ti e construir o Teu reino aqui na terra – um reino que o nascimento, a vida e a morte de Jesus ajudaram a garantir. Amém.

3) Te peço concentração hoje, meu Deus, porque durante o Advento, a minha mente e a minha atenção tendem a dispersar. Há tantas distrações, muitas delas bem intencionadas. Mas nada dá mais descanso ao meu coração do que descansar em Ti. Rezo para que permaneça no centro do meu dia de hoje, porque conheço a paz que só o Senhor oferece. Amém.

Novena "Almas Aflitas"
Segunda-feira, dia dedicado as Almas do Purgatório.
"Pai Eterno, eu vos ofereço o sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, intercedei pelas almas aflitas.
E vós, almas aflitas, ide perante a Deus e pedi a graça que necessito (fazer o pedido)". Rezar: Pai Nosso, Ave Maria e o Glória.

“Dai Senhor as almas o descanso eterno e que a luz perpétua as ilumine, Descansem em paz. Amém”.

domingo, 14 de dezembro de 2025

3º domingo do Advento - No meio de vós está aquele que vós não conheceis.

                                                  

+ De noite, rezei por várias horas, primeiramente pelos pais e parentes, pela madre geral e toda a congregação e as educandas, por três sacerdotes376 aos quais devo muito. Percorri o mundo em todas as graças concedidas aos homens, e pedi perdão por todas as ofensas cometidas. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 857]. Jesus eu confio em Vós!

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 11,2-11 

Naquele tempo:2João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos, 3para lhe perguntarem: 'És tu, aquele que há de vir, ou devemos esperar um outro?' 4Jesus respondeu-lhes: 'Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: 5os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. 6Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!' 7Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às multidões, sobre João: 'O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 8O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis. 9Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta. 10É dele que está escrito: 'Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti'. 11Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. Palavra da Salvação. Gloria a Vós Senhor.

                                     

III Domingo do Advento

«Alegrai-vos, sempre, no Senhor! Repito: alegrai-vos: o Senhor está a chegar». Com estas palavras, tiradas da Carta de S. Paulo aos Filipenses, a Igreja Santa, no cântico de entrada deste 3º Domingo do Advento, faz-nos um apelo veemente à alegria, virtude unida intimamente à esperança…O Senhor está a chegar e, com Ele, nos vêm todos os bens. Por isso se chama este Domingo, na tradição litúrgica, o Domingo da Alegria.

                                                  

SÃO JOÃO DA CRUZ, PRESBÍTERO E DOUTOR DA IGREJA -  Memória
Nasceu em Fontíveros (Espanha), cerca do ano de 1542. Depois de algum tempo passado na Ordem dos Carmelitas, tornou-se a partir de 1568 o primeiro dos  frades na reforma de sua Ordem, persuadido por Santa Teresa de Jesus, tendo por isso suportado inúmeros sofrimentos e trabalhos. Morreu em Úbeda, no ano de 1591, com grande fama de santidade e sabedoria, de que dão testemunho as obras espirituais que escreveu.

Oração: Ó Deus, que inspiraste ao presbítero São João da Cruz extraordinário amor pelo Cristo e total desapego de si mesmo, fazei que, imitando sempre o seu exemplo, cheguemos à contemplação da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 


Estejamos atentos à Palavra do Senhor. Ele nos aponta, mais uma vez, onde estão as verdadeiras alegrias.

Oração: Deus de infinita bondade, que vedes o vosso povo esperar fielmente o Natal do Senhor, fazei-nos chegar às solenidades da nossa salvação e celebrá-las com renovada alegria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
Fonte: https://www.presbiteros.org.br/roteiro-homiletico-%E2%80%93-iii-domingo-do-advento-ano-a

sábado, 13 de dezembro de 2025

Salve Maria. SANTA LUZIA, VIRGEM E MÁRTIR, rogai por nós!!!

                                                           

                   +30.12[1936]. Retiro de um dia.

       Na meditação da manhã, senti má vontade e aversão por tudo que é criado. Tudo é pálido aos meus olhos, o meu espírito está desprendido de tudo, desejo unicamente a Deus e, no entanto, tenho que viver. É um martírio impossível de ser descrito. Deus comunica-se à alma de maneira amorosa e a atrai  para a profundeza inescrutável da Sua Divindade, mas, ao mesmo tempo, a deixa aqui na terra unicamente para que sofra e agonize de saudade Dele. E esse amor forte é tão puro que o próprio Deus se deleita nele, e o amor-próprio não tem parte nas suas ações, porque aí tudo é repassado de amargor, e portanto inteiramente puro. A vida é uma morte contínua, dolorosa e terrível e, ao mesmo tempo, é o âmago da verdadeira  vida, da felicidade inconcebível e da força de espírito, e assim [a alma] é capaz de grandes feitos por  Deus. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 856]. Jesus eu confio em Vós!

“Coração Imaculado de Maria! Transbordante de amor a Deus e à humanidade, e de compaixão pelos pecadores, me consagro inteiramente a Vós.
Vos confio a salvação de minha alma.
Que meu coração esteja sempre unido ao vosso, para que ame mais a Deus e alcance a vida eterna juntamente com aqueles que amo.
Medianeira de todas as graças, e Mãe de misericórdia, recordai o tesouro infinito que vosso divino Filho tem merecido com seus sofrimentos e que nos confio a Vós como seus filhos.
Cheios de confiança em vosso maternal Coração, que venero e amo, acudo a Vós em minhas necessidades.
Pelos méritos de vosso amável e Imaculado Coração e por amor ao Sagrado Coração de Jesus, obtende a graça que peço (mencionar aqui o favor que se deseja)
Mãe amadíssima, se o que peço não for conforme à vontade de Deus, intercedei para que se conceda o que seja para a maior glória de Deus e o bem de minha alma.
Que eu experimente a bondade maternal de vosso Coração e o poder de sua pureza intercedendo ante Jesus agora em minha vida e na hora de minha morte. Amém

Coração de Maria, perfeita imagem do Coração de Jesus, fazei que nossos corações sejam semelhantes aos vossos”.

                                               

SANTA LUZIA, VIRGEM E MÁRTIR
Memória

Morreu provavelmente em Siracusa, na perseguição de
Diocleciano. Desde a Antiguidade seu culto estendeu-se por quase
toda a Igreja, e o seu nome foi incluído no Cânon romano.

Responsório
R. Encontrou no martírio o agrado de Deus,
a glória humana com a glória divina,
diante dos grandes falou sabiamente;
* Mereceu o amor do Senhor do universo.
V. A virgem Luzia em seu coração
preparou a morada agradável a Deus. *Mereceu.

Oração: Ó Deus, que a intercessão da gloriosa virgem Santa Luzia reanime o nosso fervor, para que possamos hoje celebrar o seu martírio e contemplar um dia a sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.  

ORAÇÃO PARA O ADVENTO

Senhor, meu Deus,
Teu Filho há de vir nas próximas semanas!
Que meu coração seja como
terra boa para recebê-lo.
Que cada momento destes próximos dias
sirva para que eu possa refletir
sobre minha vida e o meu ser.
Onde tantos acham que precisam
só de coisas materiais
que eu possa levar o alimento espiritual.
Onde tantos buscam só o ter,
que eu possa mostrar o quanto vale o ser.
Mostrar que Natal não é simplesmente
o nascimento de Jesus,
mas a vinda do Salvador
acima do comércio desenfreado
que rodeia o mesmo.
Senhor, meu Deus,
agradeço por poder reviver
este tempo do advento este ano
e com ele sentir Tua presença
cada vez mais perto de mim.
Peço à Virgem Maria,
Mãe tão agraciada nesta data,
que abençoe as pessoas mais desfavorecidas
e que elas consigam encontrar em Deus
forças para trilharem seus caminhos.
Jesus, estamos Te aguardando,
procurando ser cada vez melhores,
cada vez mais humanos
e santos em nossos dias.
Tua chegada nos fortalecerá
e será para nós motivo de glória!
Que Deus nos abençoe
e nos acompanhe neste tempo de advento! Amém!

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!!

30.12.[1936]. O ano está chegando ao fim. Hoje fiz o retiro mensal. O meu espirito aprofundou-se nos benefícios com que Deus me cumulou no decorrer do ano todo. A minha alma tremeu a vista da enormidade das graças do Senhor. Elevou-se da minha alma um hino de ação de graça para Deus. Mergulhei uma hora inteira em adoração e ação de graças, refletindo sobre os vários benefícios de Deus, e também sobre as minhas pequenas imperfeições. Tudo o que este ano encerrou em si calou fundo no abismo da eternidade. Nada se perde; alegro-me porque nada se perdeu. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 855]. Jesus eu confio em Vós! 

LADAINHA AO SAGRADO 

CORAÇÃO DE JESUS

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós. 

Senhor, tende piedade de nós. 

Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, atendei-nos. 

Deus Pai dos céus, tende piedade de nós. 

Deus filho, redentor do mundo, tende piedade de nós. 

Deus Espírito Santo, tende piedade de nós. 

Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós. 

Coração de Jesus, filho do Pai eterno, tende piedade de nós. 

Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria, tende piedade de nós. 

Coração de Jesus, unido substancialmente ao Verbo de Deus, tende piedade de nós. 

Coração de Jesus, de majestade infinita, tende piedade de nós. 

Coração de Jesus, templo santo de Deus, tende piedade de nós.

Coração de Jesus, tabernáculo do Altíssimo, tende piedade de nós. 

Coração de Jesus, casa de Deus e porta do céu, tende piedade de nós. 

Coração de Jesus, fornalha ardente de caridade, tende piedade de nós. 

Coração de Jesus, receptáculo de justiça e de amor, tende piedade de nós. 

Coração de Jesus, cheio de bondade e de amor, tende piedade de nós. 

Coração de Jesus, abismo de todas as virtudes, tende piedade de nós. 

Coração de Jesus, digníssimo de todo o louvor, tende piedade de nós. 

Coração de Jesus, Rei e centro de todos os corações, tende piedade de nós. 

Coração de Jesus, em que se encerram todos os tesouros da sabedoria e ciência, tende piedade de nós. 

Coração de Jesus, onde habita toda a plenitude da divindade, tende piedade de nós. 

Coração de Jesus, em que o Pai pôs toda a sua complacência, tende piedade de nós. 

Coração de Jesus, de cuja plenitude todos nós recebemos, tende piedade de nós. 

Coração de Jesus, o desejado das colinas eternas, tende piedade de nós. 

Coração de Jesus, paciente e de muitas misericórdias, tende piedade de nós. 

Coração de Jesus, riquíssimo para todos que vos invocam, tende piedade de nós. 

Coração de Jesus, fonte de vida e santidade, tende piedade de nós. 

Coração de Jesus, propiciação por nossos pecados, tende piedade de nós. 

Coração de Jesus, saturados de opróbrios, tende piedade de nós. 

Coração de Jesus, triturado de dor por causa de nossos crimes, tende piedade de nós. 

Coração de Jesus, obediente até à morte, tende piedade de nós. 

Coração de Jesus, transpassado pela lança, tende piedade de nós. 

Coração de Jesus, fonte de toda a consolação, tende piedade de nós. 

Coração de Jesus, nossa vida e ressurreição, tende piedade de nós. 

Coração de Jesus, nossa paz e reconciliação, tende piedade de nós. 

Coração de Jesus, vítima dos pecadores, tende piedade de nós. 

Coração de Jesus, salvação dos que esperam em vós, tende piedade de nós. 

Coração de Jesus, esperança dos que morrem em vós, tende piedade de nós. 

Coração de Jesus, delícia de todos os santos,tende piedade de nós. 

 Cordeiro de Deus, que tirai os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor. 

Cordeiro de Deus, que tirai os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor. 

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós. 

 - Jesus, manso e humilde de coração. 

fazei nosso coração semelhante ao vosso. 

 Oremos: Deus onipotente e eterno, olhai para o Coração de vosso filho diletíssimo e para os louvores e as satisfações que ele, em nome dos pecadores, vos tributa; e aos que imploram a vossa misericórdia concedei benigno o perdão em nome do vosso mesmo Filho Jesus Cristo, que convosco vive e reina, um só Deus com o Espírito Santo. Amém.


SENHORA DE GUADALUPE
Padroeira da América Latina
 Segundo arraigada tradição, a imagem da Virgem de Guadalupe apareceu impressa na manta do índio Juan Diego, em 1531, na cidade do México. Por isso permaneceu alguns dias na capela episcopal do Bispo Dom Frei Juan de Zumárraga e depois na Sé. Em 26 de Dezembro do mesmo ano foi solenemente levada para uma ermida aos pés do cerro de Tepeyac. Seu culto propagou-se rapidamente muito contribuindo para a difusão da fé entre os indígenas. Após a construção sucessiva de três templos ao pé do mesmo cerro, edificou-se o atual, concluído em 1709 e elevado à categoria de Basílica por São Pio X em 1904.
Em 1754 Bento XIV confirmou o patrocínio da Virgem de Guadalupe sobre toda a Nova Espanha (Do Arizona até a Costa Rica) e concedeu a primeira Missa e Ofício próprios. Porto Rico proclamou-a sua Padroeira em 1758. Em 12 de Outubro de 1892 houve a coroação pontifícia da imagem, concedida por Leão XIII, que no ano anterior aprovara um novo Ofício próprio. Em 1910 São Pio X proclamou-a Padroeira da América Latina; em 1935, Pio XI designou-a Padroeira das Ilhas Filipinas; e em 1945 Pio XII deu-lhe o título de “Imperatriz da América”.

A veneração da Virgem de Guadalupe, solícita a prestar auxílio e proteção em todas as tribulações, desperta no povo grande confiança filial; constitui, além disso, um estímulo à prática da caridade cristã, ao demonstrar a predileção de Maria pelos humildes e necessitados, bem como sua disposição em assisti-los.

Oração: Ó Deus, que nos destes a Santa Virgem Maria para amparar-nos como Mãe solícita, concedei aos povos da América Latina e a nós, que hoje se alegram com sua proteção, crescer constantemente na fé e alcançar o desejado progresso no caminho da justiça e da Paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo. Amém!

 Papa Francisco e o tempo do Advento.

Por isso, o Santo Padre sugeriu preparar-se para o Natal dedicando “momentos à oração, meditando à luz da Palavra de Deus, para que o Espírito Santo que a habita vá iluminando o caminho a seguir e transformando o coração, na espera do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

O Pontífice propôs rezar com simplicidade para invocar Jesus com esta oração: “Vinde, Senhor Jesus! Precisamos de Vós. Vinde para junto de nós. Vós sois a luz: despertai-nos do sono da mediocridade; despertai-nos das trevas da indiferença. Vinde, Senhor Jesus! Tornai vigilantes os nossos corações que agora vivem distraídos: fazei-nos sentir o desejo de rezar e a necessidade de amar”.

Fonte:https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-sobre-o-advento-tempo-de-olhar-avante-96140

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

"Minha filha, fica vigilante, porque virei inesperadamente"

                                   

29.12.[1936]. Hoje, depois da Comunhão, ouvi esta voz na alma: Minha filha, fica vigilante, porque virei inesperadamente. “Jesus, não me quereis dizer a hora que eu aguardo com tanta ansiedade?”. –Minha filha, para o teu próprio bem o saberás, mas não agora; fica vigilante—Ó  Jesus, fazei de mim o que quiserdes! Sei que sois o Salvador misericordioso e sei que não sereis diferente para mim na hora da morte. Se agora demonstrai tanto amor especial e Vos dignais unir-Vos  a mi..... tão  confidencial e bondosamente, espero MAIS AINDA NA HORA  DA MORTE. Vós Senhor, meu Deus, não podeis mudar, sois sempre o mesmo. O céu pode mudar e tudo o que é criado, mas Vós, Senhor, sois sempre  o mesmo, permanecereis pelos séculos—e , portanto, vinde como quiserdes e quando quiserdes. Pai de infinita misericórdia, eu, Vossa filha, aguardo com ansiedade a Vossa vinda. Ò Jesus, Vós dissestes no Santo Evangelho: “Pela tua boca te julgarei”!—portanto, Jesus, eu sempre falo da Vossa inconcebível misericórdia, e por isso confio que me julgareis segundo Vossa inescrutável misericórdia. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 854]. Jesus eu confio em Vós!

TODOS UNIDOS, ALEGRES CANTAVAM, GLÓRIA E LOUVORES AO SENHOR
GLÓRIA AO PAI, GLÓRIA AO FILHO, GLÓRIA AO ESPÍRITO DE AMOR


EU LOUVAREI, EU LOUVAREI, EU LOUVAREI AO MEU SENHOR 
EU LOUVAREI, EU LOUVAREI, EU LOUVAREI AO MEU SENHOR


SOMOS FILHOS, DE TI PAI ETERNO, TU NOS CRIASTE POR AMOR
NÓS TE ADORAMOS, TE BENDIZEMOS, E TODOS CANTAMOS TEU LOUVOR.

“Vamos à presença dele com ações de graças; vamos aclamá-lo com cânticos de louvor. Pois o Senhor é o grande Deus, o grande Rei acima de todos os deuses.” (Salmos 95:2-3)

Graças e louvores se deem a todo o momento.
Ao santíssimo e diviníssimo Sacramento. (3x)

Deus, nosso Pai, celebramos hoje a memória do papa São Dâmaso. Grande foi o seu amor pela vossa Igreja, tudo fazendo para que ela se mantivesse unida em torno de uma mesma fé, de um mesmo sentimento de esperança e de serviço, recebidos como herança de nossos primeiros pais, os apóstolos. Fazei que nos descubramos como um povo comprometido convosco, com o vosso Reino e comprometidos com os nossos irmãos e com todo homem. Que o Vosso Espírito de Amor nos faça entender que somos chamados a viver em comunhão, ou seja, em união convosco em Jesus vosso Filho ressuscitado. Amém.

OREMOS: Meu Senhor, por intercessão de São João Damasceno, eu Vos peço maior zelo à Vossa Doutrina, à Vossa Igreja, aos Vossos Mandamentos, enfim a tudo que é sagrado para os cristãos. Concedei-me o dom da piedade, para que eu possa adorar-Vos com devoção e aos Vossos Santos e Santas honrar e imitá-los em seus testemunhos de vida. Amém.   


ORAÇÃO PARA O ADVENTO

Senhor, meu Deus,
Teu Filho há de vir nas próximas semanas!
Que meu coração seja como
terra boa para recebê-lo.
Que cada momento destes próximos dias
sirva para que eu possa refletir
sobre minha vida e o meu ser.
Onde tantos acham que precisam
só de coisas materiais
que eu possa levar o alimento espiritual.
Onde tantos buscam só o ter,
que eu possa mostrar o quanto vale o ser.
Mostrar que Natal não é simplesmente
o nascimento de Jesus,
mas a vinda do Salvador
acima do comércio desenfreado
que rodeia o mesmo.
Senhor, meu Deus,
agradeço por poder reviver
este tempo do advento este ano
e com ele sentir Tua presença
cada vez mais perto de mim.
Peço à Virgem Maria,
Mãe tão agraciada nesta data,
que abençoe as pessoas mais desfavorecidas
e que elas consigam encontrar em Deus
forças para trilharem seus caminhos.
Jesus, estamos Te aguardando,
procurando ser cada vez melhores,
cada vez mais humanos
e santos em nossos dias.
Tua chegada nos fortalecerá
e será para nós motivo de glória!
Que Deus nos abençoe e nos acompanhe neste tempo de advento! Amém!