domingo, 14 de dezembro de 2025

3º domingo do Advento - No meio de vós está aquele que vós não conheceis.

                                                  

+ De noite, rezei por várias horas, primeiramente pelos pais e parentes, pela madre geral e toda a congregação e as educandas, por três sacerdotes376 aos quais devo muito. Percorri o mundo em todas as graças concedidas aos homens, e pedi perdão por todas as ofensas cometidas. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 857]. Jesus eu confio em Vós!

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 11,2-11 

Naquele tempo:2João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos, 3para lhe perguntarem: 'És tu, aquele que há de vir, ou devemos esperar um outro?' 4Jesus respondeu-lhes: 'Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: 5os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. 6Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!' 7Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às multidões, sobre João: 'O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 8O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis. 9Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta. 10É dele que está escrito: 'Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti'. 11Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. Palavra da Salvação. Gloria a Vós Senhor.

                                     

III Domingo do Advento

«Alegrai-vos, sempre, no Senhor! Repito: alegrai-vos: o Senhor está a chegar». Com estas palavras, tiradas da Carta de S. Paulo aos Filipenses, a Igreja Santa, no cântico de entrada deste 3º Domingo do Advento, faz-nos um apelo veemente à alegria, virtude unida intimamente à esperança…O Senhor está a chegar e, com Ele, nos vêm todos os bens. Por isso se chama este Domingo, na tradição litúrgica, o Domingo da Alegria.

                                                  

SÃO JOÃO DA CRUZ, PRESBÍTERO E DOUTOR DA IGREJA -  Memória
Nasceu em Fontíveros (Espanha), cerca do ano de 1542. Depois de algum tempo passado na Ordem dos Carmelitas, tornou-se a partir de 1568 o primeiro dos  frades na reforma de sua Ordem, persuadido por Santa Teresa de Jesus, tendo por isso suportado inúmeros sofrimentos e trabalhos. Morreu em Úbeda, no ano de 1591, com grande fama de santidade e sabedoria, de que dão testemunho as obras espirituais que escreveu.

Oração: Ó Deus, que inspiraste ao presbítero São João da Cruz extraordinário amor pelo Cristo e total desapego de si mesmo, fazei que, imitando sempre o seu exemplo, cheguemos à contemplação da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 


Estejamos atentos à Palavra do Senhor. Ele nos aponta, mais uma vez, onde estão as verdadeiras alegrias.

Oração: Deus de infinita bondade, que vedes o vosso povo esperar fielmente o Natal do Senhor, fazei-nos chegar às solenidades da nossa salvação e celebrá-las com renovada alegria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
Fonte: https://www.presbiteros.org.br/roteiro-homiletico-%E2%80%93-iii-domingo-do-advento-ano-a

Nenhum comentário:

Postar um comentário