quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Setembro é o mês dedicado a Bíblia - Lectio Divina.

A desconfiança da alma fere o Seu dulcíssimo Coração, que é cheio de bondade e amor inexprimíveis para conosco. Há uma grande diferença, quando o sacerdote, por obrigação, deve algumas vezes não confiar, mas apenas para poder convencer-se mais profundamente da autenticidade dos dons ou das graças em determinada alma, ou, quando o faz para poder melhor guiar a alma e leva-la a uma mais profunda união com Deus; tem por isso uma grande e inconcebível recompensa. Mas, se menospreza e põe em dúvida as graças Divinas numa alma somente porque ultrapassam a possibilidade da compreensão da inteligência – isto desagrada ao Senhor. Tenho muita pena das almas que encontram sacerdotes inexperientes. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 595]. Jesus eu confio em Vós!

Como fazer a Lectio Divina?
Setembro é o mês dedicado a Bíblia, onde a Igreja incentiva a todos os cristãos a descobrirem e a se tornarem íntimos de Palavra de Deus. O mês de setembro foi escolhido porque no dia 30 fazemos memória de São Jerônimo, que foi o responsável pala tradução das Sagradas Escrituras originais (hebraico e grego) para o latim, que na época era a língua falada no mundo e utilizada pela Liturgia da Igreja.
A Bíblia, é a Palavra de Deus viva, é a comunicação do Senhor que se releva ao Seu povo, relatando a história do povo de Deus, as Suas promessas e a Sua vitória sobre a morte.
A vivência com a Palavra é fundamental e essencial para cultivar e crescer na amizade com Deus. 
Lectio Divina é um exercício da escuta pessoal da Palavra de Deus. Funciona como uma escada de quatro degraus espirituais: Leitura, Meditação, Oração, Contemplação. Sendo que os degraus são mais para a compreensão, pois o Senhor, na liberdade do seu Espírito, pode elevar à oração e à contemplação no momento que lhe aprouver. É preciso, portanto, estar aberto à ação do Espírito Santo: “Buscai na leitura e encontrareis na meditação; batei pela oração e encontrareis pela contemplação” (Monge Guido II, Idade média).

Para compreendermos melhor e crescermos na intimidade com Deus, vejamos os passos a seguir:

Comecemos invocando o Espírito Santo.

Leitura
O que fala o texto? É necessário estar atento aos detalhes: o ambiente, o desenrolar dos acontecimentos, os personagens do texto, quais são os diálogos, a reação das pessoas; procurando perceber os seus sentimentos, as questões mais interessantes, as palavras e trechos que chamam mais atenção. Esse passo é o que exige maior esforço da nossa parte.

Meditação
O que diz o texto de forma pessoal para mim? Este é o momento de se colocar diante da Palavra. É hora de “ruminar”, saborear a Palavra de Deus. Na meditação vamos questionando, confrontando a passagem com a nossa vida, por meio do Espírito Santo.

Oração
O que o texto me faz responder ao Senhor? A oração nasce como fruto da meditação. Os sentimentos nos levam a dar uma resposta a Deus. Através do Espírito Santo, nos é suscitado o louvor, a súplica, a oração penitencial, a oferta.

Contemplação
O que a Palavra faz em mim? É o próprio Deus que age em nossas vidas. É permitir a ação de Deus que recebe a nossa oração e nos leva ao Seu coração. Na contemplação nós somos impelidos a ser como Cristo.

Que o próprio Deus nos conceda a graça de a cada novo dia crescermos na intimidade com a Sua palavra.
Fonte:https://www.comshalom.org/como-fazer-a-lectio-divina/

Amados Leitores no próximo dia 04 de outubro celebraremos São Francisco de Assis, hoje inicia a novena. Segue link: https://harmoniacelestial.wordpress.com/2009/09/25/novena-de-sao-francisco-de-assis/

Nenhum comentário:

Postar um comentário