Dia de
renovação dos votos. A presença de Deus invade minha alma não somente de
maneira espiritual, mas sinto-a até fisicamente. Editora Apostolado da Divina
Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 747]. Jesus eu confio em Vós!
"Fora da Cruz, não existe outra escada por onde subir ao céu". (Santa Rosa de Lima)
Por sermos discípulos e missionários de Jesus, sentimos a necessidade de reservar tempos e momentos para adorarmos ao Senhor. Com o coração ardente, queremos pedir, que neste tempo favorável da quaresma, nos motive à prática dos exercícios quaresmais: jejum, caridade e oração.
Santo Agostinho ensina que "nada vale o jejum sem a caridade. Como podes disciplinar verdadeiramente teus membros se despedaças, ao mesmo tempo, os membros de Cristo? E como pode ser proveitoso teu jejum, se ao mesmo tempo desprezas teu irmão?". Nada é mais proveitoso que unir aos jejuns razoáveis e santos as obras criativas.
Dai-nos Senhor um espírito penitencial e renovado.
São grandes os méritos e a eficácia da caridade. Sem dúvida, beneficiamos a nossa própria alma cada vez que socorremos por misericórdia a indigência alheia. São Leão Magno nos ensina que quem alimenta a Cristo nos pobres, deposita um tesouro no céu. Dai-nos Senhor um espírito fraterno e renovado.
A oração é uma grande armadura, uma defesa, um porto, um tesouro. A oração é uma valiosa arma para vencer os assaltos dos demônios; é uma defesa, que nos conserva em todos os perigos; é um porto seguro contra toda tempestade; é um tesouro, que nos provê de todos os bens. A oração é a âncora para os flutuantes, tesouro para os pobres e remédio para os doentes. Dai-nos Senhor um espírito orante e renovado. “Diante de Jesus Eucarístico aprendemos a reconhecer as tantas vozes que se alvoroçam em nossa alma, a distinguir os erros e falácias das ideologias que norteiam nossas sociedades modernas e que também estão presentes em nós; aprendemos a silenciar diante da voz de Deus que nos gera na Verdade”. (Gaudium et spes, nº 22).
“Senhor Jesus, Tú és a verdade! Desperta nossa mente e faze arder nossos corações com a tua palavra. Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade. Ajudai-nos a sentir a beleza de crer em Ti. Fica conosco, Senhor!”
Nestes dias de tanto sofrimento, há tanto medo. O medo dos anciãos, que se encontram sozinhos, nas casas de repouso ou no hospital ou na casa deles e não sabem o que pode acontecer. O medo dos trabalhadores sem trabalho fixo que pensam como prover o alimento a seus filhos e veem a fome chegar. O medo de tantos agentes sociais que neste momento ajudam a sociedade a seguir adiante e podem pegar a doença. Também o medo – os medos – de cada um de nós: cada um sabe qual é o próprio. Rezemos ao Senhor a fim de que nos ajude a ter confiança e a tolerar e vencer os medos.
O Papa reza a fim de que vençamos
o medo neste tempo difícil
Na Missa de hoje esta quinta-feira (26/03) da Capela da Casa Santa Marta, Francisco rezou a fim de que o Senhor nos ajude a vencer o medo neste tempo caracterizado pela pandemia do Covid-19. Estas, as suas palavras, introduzindo a celebração eucarística:Nestes dias de tanto sofrimento, há tanto medo. O medo dos anciãos, que se encontram sozinhos, nas casas de repouso ou no hospital ou na casa deles e não sabem o que pode acontecer. O medo dos trabalhadores sem trabalho fixo que pensam como prover o alimento a seus filhos e veem a fome chegar. O medo de tantos agentes sociais que neste momento ajudam a sociedade a seguir adiante e podem pegar a doença. Também o medo – os medos – de cada um de nós: cada um sabe qual é o próprio. Rezemos ao Senhor a fim de que nos ajude a ter confiança e a tolerar e vencer os medos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário