domingo, 21 de julho de 2019

Marta recebeu-o em sua casa. Maria escolheu a melhor parte.

Duração do postulado. O postulado durará um ano. Durante esse tempo, a pessoa deve examinar-se, para saber se esse gênero de vida lhe agrada e convém ou não e, igualmente, a mestra deve examinar, diligentemente, se a pessoa se presta para esse  modo de vida, ou não. Se, depois de um ano, ao verificar-se que a candidata tem boa vontade e desejo sincero de servir a Deus, ela dever ser admitida ao noviciado. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 543]. Jesus eu confio em Vós!
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 10,38-42.
Naquele tempo:
Jesus entrou num povoado,
e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa.
Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor,
e escutava a sua palavra.
Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres.
Ela aproximou-se e disse:
'Senhor, não te importas que minha irmã
me deixe sozinha, com todo o serviço?
Manda que ela me venha ajudar!'
O Senhor, porém, lhe respondeu:
'Marta, Marta! Tu te preocupas
e andas agitada por muitas coisas.
Porém, uma só coisa é necessária.
Maria escolheu a melhor parte
e esta não lhe será tirada.'
Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor.
SANTO DO DIA
SÃO LOURENÇO DE BRINDISI
Senhor, que para glória do vosso nome e para salvação dos homens, destes a São Lourenço de Brindisi o espírito de conselho e de fortaleza, concedei-nos o mesmo espírito, para conhecermos a vossa vontade e fielmente a cumprirmos. Por Nosso Senhor. Amém.

3 comentários:

  1. Sede severos convosco, e indulgentes para as fraquezas dos outros. É esta uma prática da santa caridade, que bem poucas pessoas observam. Todos vós tendes maus pendores a vencer, defeitos a corrigir, hábitos a modificar; todos tendes um fardo mais ou menos pesado a alijar, para poderdes galgar o cume da montanha do progresso. Por que, então, haveis de mostrar-vos tão clarividentes com relação ao próximo e tão cegos com relação a vós mesmos? Quando deixareis de perceber, nos olhos de vossos irmãos, o pequenino argueiro que os incomoda, sem atentardes na trave que, nos vossos olhos, vos cega, fazendo-vos ir de queda em queda? Todo homem, bastante orgulhoso para se julgar superior, em virtude e mérito, aos seus irmãos, é insensato e culpado: Deus o castigará no dia da sua justiça. O verdadeiro caráter da caridade é a modéstia e a humildade, que consistem em ver cada um apenas superficialmente os defeitos de outrem e esforçar-se por fazer que prevaleça o que há nele de bom e virtuoso, porquanto, embora o coração humano seja um abismo de corrupção, sempre há, nalgumas de suas dobras mais ocultas, o gérmen de bons sentimentos, centelha vivaz da essência divina. Medite!

    ResponderExcluir
  2. Deus, nosso Pai, que tendes Poder e Bondade,dai a força aquele que passa pela provação,dai a luz aquele que procura a verdade,ponde no coração do homem a compaixão e a caridade. DEUS! Dai ao viajor a estrela guia,ao aflito a consolação, ao doente o repouso.
    Pai! Dai ao culpado o arrependimento, ao Espírito a verdade, à criança o guia,ao órfão o pai. Senhor! Que Vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes. Piedade, Senhor, para aqueles que Vos não conhecem, esperança para aqueles que sofrem.
    Que a Vossa bondade permita aos Espíritos consoladores, derramarem por toda parte a paz, a esperança e a fé. DEUS! Um raio, uma faísca do Vosso amor, pode abrasar a Terra; deixai-nos beber na fonte dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão, todas as dores acalmarão.
    Um só coração, um só pensamento subirá até Vós, como um grito de reconhecimento e de amor. Como Moisés sobre a montanha, nós Vos esperamos com os braços abertos,oh! Bondade, oh! Beleza, oh! Perfeição,e queremos de algum modo alcançar a Vossa misericórdia.
    DEUS! Dai-nos a força de ajudar o progresso, a fim de subirmos até Vós, dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão; dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas o espelho onde se refletirá a Vossa Santíssima Imagem. Assim é, e assim será!

    ResponderExcluir
  3. Tobias e Raguel, genro e sogro, que bom reve-Los em mais este momento de amor, carinho e ajuda aos nossos irmãos encarnados. Vim também trazer para eles um pedacinho da linda história de voces.


    Encontro de Sara e Tobias



    “Raguel mandou chamar Sara, sua filha, e a apresentou a ele. Tomando-a pela mão, entregou-a a ele e disse: ‘Recebe-a conforme a lei e a sentença escrita no livro de Moisés, segundo a qual ela te é dada como esposa’” (Tb 7,12).
    Um dos grandes momentos do livro de Tobias é seu encontro com Sara. Tudo foi preparado nos mínimos detalhes pela Providência de Deus, que conduziu o jovem diante das muitas dificuldades e dos diversos obstáculos até a descoberta de seu amor. Junto a Tobias estava o anjo Rafael enviado por Deus, para cuidar dele em sua viagem, que foi solicitada por seu pai para resolver algumas questões familiares. É nesse percurso que Tobias encontrará sua amada, que a Bíblia se refere como a “moça sábia, corajosa e de grande formosura” (Tb 6,12), já que Sara era uma bela mulher segundo o coração de Deus.
    Tobias sabia da história dos sete maridos que morreram por terem se casado com Sara. Mas o anjo Rafael orienta-o dizendo: “Não temas. Ela foi destinada para ti desde sempre e tu a salvarás. Ela irá contigo e tenho certeza de que terás filhos com ela” (Tb 6, 18). Com isso, Tobias não temeu, continuou decididamente.
    Portanto, neste encontro de amor, Sara e Tobias compõem uma história, que começa no coração dos dois, cumprindo os desígnios de Deus. Pois onde Deus está, o amor também está, porque “Deus é amor” (1 Jo 4,8).
    Fanuel.

    ResponderExcluir