terça-feira, 16 de julho de 2019

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

Deus nos fez participantes da Sua misericórdia – e, mais ainda Suas dispensadoras – por isso o nosso amor por cada alma deve ser grande, a começar pelas eleitas e terminando pela alma que ainda não conhece a Deus. Pela oração e pela mortificação atingiremos os países mais selvagens, abrindo caminhos aos missionários. Devemos lembrar-nos de que o soldado, na frente de batalha, não pode aguentar muito tempo se não for sustentado por forças exteriores, que, embora não participem diretamente da luta, fornecem tudo de que ele [o missionário] necessita e isso é complementando pela oração. Portanto cada uma deve distinguir-se pelo espírito do apostolado. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 539]. Jesus eu confio em Vós!
HOJE CELEBRAMOS
NOSSA SENHORA DO CARMO
A Sagrada Escritura celebra a beleza do Carmelo, onde o profeta Elias defendeu a pureza da fé de Israel no Deus vivo. No século XII, alguns eremitas foram viver nesse monte e, mais tarde, constituíram uma Ordem de vida contemplativa sob o patrocínio da Santa Mãe de Deus, Maria.

Oração: Venha, ó Deus, em nosso auxílio a gloriosa intercessão de Nossa Senhora do Carmo, para que possamos, sob sua proteção, subir ao monte que é Cristo. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.  Bendigamos ao Senhor. Graças a Deus.
ORAÇÃO DE NOSSA SENHORA DO CARMO PELAS ALMAS
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Saúde dos Enfermos, rogai por nós.
Refúgio dos pecadores, rogai por nós.
Consoladora dos aflitos, rogai por nós.
Ave-Maria
Nossa Senhora do Monte Carmelo.
Amantíssima Mãe do Divino Jesus, que vos dignastes fazer do monte Carmelo, na Terra Santa, um local santificado para a manifestação de vosso celestial poder, sede propícia às minhas preces, ajudai-me na luta contra o pecado, ajudai-me a me tornar digno da clemência de Vosso Filho Nosso senhor Jesus Cristo.
Nossa Senhora, advogada dos aflitos, lançai vosso olhar sobre as almas sofredoras no outro mundo e sobre a alma de....( dizer o nome da pessoa falecida).
Amparai-o(a) com a vossa infinita bondade, rogai a Deus Pai, Todo Poderoso, a Deus Filho Nosso Senhor Jesus Cristo, a Deus Espírito Santo, pelo perdão de seus pecados, de suas faltas e conduzi a sua alma, talvez ainda sofredora, à luz eterna, à celestial mansão de Deus, dos Anjos, dos Patriarcas, dos Apóstolos, dos Mártires, das almas que se mantiveram firmes na fé em vosso Amado Filho Nosso Senhor Jesus Cristo.
Senhora do Carmo, ouvi o seu apelo: " Do abismo clamei a Ti, Senhor. Senhor, ouvi minha oração".
Nossa Senhora do Carmo, rogai por .....(nome da pessoa falecida).
Nossa Senhora do Carmo, intercedei por .....(nome da pessoa falecida).
Nossa Senhora do Carmo, protegei .....(nome da pessoa falecida).
Oh! Maria Concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. (Três Vezes).
Rezar um Pai-Nosso, Três Ave-Marias e uma Salve-Rainha.
O escapulário de Nossa Senhora do Carmo é um sacramental
Uma das devoções marianas mais difundidas é o escapulário do Carmo.

Assim como a água benta, o terço, as medalhas e as estampas bentas, o escapulário do Carmo é um sacramental.

A palavra sacramental assemelha-se muito à palavra sacramento, e com razão, pois sacramental significa “algo semelhante a um sacramento”, embora haja uma grande diferença entre um e outro. Um sacramento é um sinal externo instituído por Jesus Cristo para comunicar a graças às nossas almas, Um sacramental é também um sinal externo, mas os sacramentais foram instituídos pela Igreja e não trazem a graça por si mesmos, antes nos preparam para a graças, despertando em nós sentimentos de fé e de amor; e, além disso, tem o grande valor de uma intercessão da Igreja, diante de  Deus, para que Ele nos conceda a sua graça. Qualquer graça que possamos obter pelo uso dos sacramentais depende do poder da oração da Igreja e das nossas disposições, conforme podemos observar no Catecismo da Igreja Católica §1670.


Portanto, o escapulário não dispensa os Sacramentos, que são os meios instituídos por Nosso Senhor como via normal para nos santificar, nem dispensa da prática das virtudes. Não leva automaticamente para o Céu as almas em pecado mortal, mas ajuda a buscar a conversão da alma, a receber bem os Sacramentos e a perseverar no bem. Ajuda aquele que tiver um mínimo de boa vontade e se arrependa, a sair do estado de pecado mortal e alcançar a graça da perseverança final.
Fonte:https://cleofas.com.br/escapulario-de-nossa-senhora-do-carmo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário