domingo, 3 de janeiro de 2021

Solenidade da Epifania do Senhor.

Rezei com favor, pedindo uma morte feliz para certa pessoa que estava sofrendo muito. Durante duas semanas, esteve entre a vida e a morte. Fiquei com pena dessa pessoa e disse ao Senhor: “Doce Jesus, se Vos são agradáveis as obras que estou empreendendo para a Vossa glória, peço-Vos, levai-a para Vós, que descanse na Vossa misericórdia!”. E senti uma estranha paz. Logo depois, vieram dizer-me que aquela pessoa que estava sofrendo tão horrivelmente – já falecera. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 985]. Jesus eu confio em Vós.

PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE SÃO MATEUS 2, 1-12
Depois que Jesus nasceu em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: "Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo".
Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda a Jerusalém.
Tendo reunido todos os chefes dos sacerdotes do povo e os mestres da lei, perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo.
E eles responderam: "Em Belém da Judeia; pois assim escreveu o profeta:
‘Mas tu, Belém, da terra de Judá, de forma alguma és a menor entre as principais cidades de Judá; pois de ti virá o líder que, como pastor, conduzirá Israel, o meu povo’ ".
Então Herodes chamou os magos secretamente e informou-se com eles a respeito do tempo exato em que a estrela tinha aparecido.
Enviou-os a Belém e disse: "Vão informar-se com exatidão sobre o menino. Logo que o encontrarem, avisem-me, para que eu também vá adorá-lo".
Depois de ouvirem o rei, eles seguiram o seu caminho, e a estrela que tinham visto no Oriente foi adiante deles, até que finalmente parou sobre o lugar onde estava o menino.
Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo.
Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra.
E, tendo sido advertidos em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram a sua terra por outro caminho. Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor.
A Epifania é uma festa da luz. “Ergue-te, Jerusalém, e sê iluminada, que a tua luz desponta e a glória do Senhor está sobre ti” (Is 60, 1). Com estas palavras do profeta Isaías, a Igreja descreve o conteúdo da festa. Sim, veio ao mundo Aquele que é a Luz verdadeira, Aquele que faz com que os homens sejam luz. Dá-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus (cf. Jo 1, 9.12).

Elevai o olhar aos céus
vós que a Cristo procurais.
E da sua eterna glória
podereis ver os sinais.

Essa estrela vence o sol

em fulgor e em beleza,
e nos diz ter vindo à terra
Deus, em nossa natureza.

Da região do mundo persa,

onde o sol tem seu portal,
sábios Magos reconhecem
do Rei novo o sinal.

Quem será tão grande Rei,

a quem astros obedecem,
a quem servem luz e céus
e suas forças estremecem?

Percebemos algo novo,

imortal, superior,
que domina céus e caos
e lhes é anterior.

Rei do povo de Israel,

este é o Rei das gentes,
prometido a Abraão
e à sua raça eternamente.

Ó Jesus, louvor a vós

que às nações vos revelais.
Glória ao Pai e ao Espírito
pelos tempos eternais.

Os magos, abrindo seus tesouros, oferecem ao Senhor os seus presentes: 
ouro, incenso e mirra, aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário