domingo, 12 de dezembro de 2021

3º domingo do Advento - No meio de vós está aquele que vós não conheceis.

 

10.10.[37]. Ó meu Jesus, para Vos agradecer por muitas graças ofereço-Vos alma e corpo, inteligência e vontade, e todos os sentimentos do meu coração. Pelos votos entreguei-me toda a Vós, nada mais tenho que Vos possa oferecer.— Jesus me disse: Minha filha, não Me ofereceste o que é verdadeiramente teu. – Aprofundei-me em mim e conheci que amo a Deus com todas as faculdades da minha alma, e não podendo conhecer o que era que não tinha entregado ao Senhor, perguntei “ Jesus, dizei-me o que é e Vos entregarei imediatamente com generosidade de coração”. – Jesus disse-me bondosamente: Filha, entrega-Me a tua miséria, porque é tua propriedade exclusiva. - Nesse momento um raio de luz iluminou a minha alma e conheci todo o abismo da minha miséria. Nesse mesmo instante reclinei-me no Sacratíssimo Coração de Jesus com tanta confiança que, ainda que tivesse sobre a minha consciência os pecados de todos os condenados, não duvidaria (59) da misericórdia Divina – mas com o coração reduzido a pó, lançar-me-ia no abismo da Vossa misericórdia. Creio, ó Jesus, que não me afastaríeis de Vós,  mas me daríeis a absolvição pela mão do Vosso representante. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 1318]. Jesus eu confio em Vós.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 3,10-18

Naquele tempo: As multidões perguntavam a João: ‘Que devemos fazer?’ João respondia: ‘Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo!’

Foram também para o batismo cobradores de impostos, e perguntaram a João: ‘Mestre, que devemos fazer?’

João respondeu: ‘Não cobreis mais do que foi estabelecido.’

Havia também soldados que perguntavam: ‘E nós, que devemos fazer?’

João respondia: ‘Não tomeis à força dinheiro de ninguém, nem façais falsas acusações; ficai satisfeitos com o vosso salário!’

O povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo

se João não seria o Messias.

Por isso, João declarou a todos: ‘Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu.

Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias.

Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo. Ele virá com a pá na mão: vai limpar sua eira e recolher o trigo no celeiro; mas a palha ele a queimará no fogo que não se apaga.’

E ainda de muitos outros modos, João anunciava ao povo a Boa-Nova. Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor.

III Domingo do Advento

«Alegrai-vos, sempre, no Senhor! Repito: alegrai-vos: o Senhor está a chegar». Com estas palavras, tiradas da Carta de S. Paulo aos Filipenses, a Igreja Santa, no cântico de entrada deste 3º Domingo do Advento, faz-nos um apelo veemente à alegria, virtude unida intimamente à esperança…O Senhor está a chegar e, com Ele, nos vêm todos os bens. Por isso se chama este Domingo, na tradição litúrgica, o Domingo da Alegria.

Estejamos atentos à Palavra do Senhor. Ele nos aponta, mais uma vez, onde estão as verdadeiras alegrias.

Oração: Deus de infinita bondade, que vedes o vosso povo esperar fielmente o Natal do Senhor, fazei-nos chegar às solenidades da nossa salvação e celebrá-las com renovada alegria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
Fonte: https://www.presbiteros.org.br/roteiro-homiletico-%E2%80%93-iii-domingo-do-advento-ano-a/
SENHORA DE GUADALUPE
Padroeira da América Latina
 Segundo arraigada tradição, a imagem da Virgem de Guadalupe apareceu impressa na manta do índio Juan Diego, em 1531, na cidade do México. Por isso permaneceu alguns dias na capela episcopal do Bispo Dom Frei Juan de Zumárraga e depois na Sé. Em 26 de Dezembro do mesmo ano foi solenemente levada para uma ermida aos pés do cerro de Tepeyac. Seu culto propagou-se rapidamente muito contribuindo para a difusão da fé entre os indígenas. Após a construção sucessiva de três templos ao pé do mesmo cerro, edificou-se o atual, concluído em 1709 e elevado à categoria de Basílica por São Pio X em 1904.
Em 1754 Bento XIV confirmou o patrocínio da Virgem de Guadalupe sobre toda a Nova Espanha (Do Arizona até a Costa Rica) e concedeu a primeira Missa e Ofício próprios. Porto Rico proclamou-a sua Padroeira em 1758. Em 12 de Outubro de 1892 houve a coroação pontifícia da imagem, concedida por Leão XIII, que no ano anterior aprovara um novo Ofício próprio. Em 1910 São Pio X proclamou-a Padroeira da América Latina; em 1935, Pio XI designou-a Padroeira das Ilhas Filipinas; e em 1945 Pio XII deu-lhe o título de “Imperatriz da América”.

A veneração da Virgem de Guadalupe, solícita a prestar auxílio e proteção em todas as tribulações, desperta no povo grande confiança filial; constitui, além disso, um estímulo à prática da caridade cristã, ao demonstrar a predileção de Maria pelos humildes e necessitados, bem como sua disposição em assisti-los.

Oração: Ó Deus, que nos destes a Santa Virgem Maria para amparar-nos como Mãe solícita, concedei aos povos da América Latina e a nós, que hoje se alegram com sua proteção, crescer constantemente na fé e alcançar o desejado progresso no caminho da justiça e da Paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário