domingo, 14 de agosto de 2022

Dia dos pais, vocação para a vida em família.


     Então ouvi estas palavras: Da maneira como estás unida a Mim na vida, assim também estarás unida no momento da morte. – Depois destas palavras despertou-se em minha alma, tamanha confiança na misericórdia de Deus que, ainda que tivesse sobre a minha consciência os pecados do mundo inteiro e os pecados de todas as almas condenadas, não duvidaria da bondade de Deus, mas sem pensar me lançaria no abismo da misericórdia de Deus, que está sempre aberta para nós, e com o coração reduzido a pó, me lançaria (131) a Seus pés, submetendo-me inteiramente à Sua santa vontade, que é a própria Misericórdia. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 1552]. Jesus eu confio em Vós. 

Proclamação do Evangelho de São Lucas 12, 49 -53

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

«Eu vim trazer o fogo à terra e que quero Eu senão que ele se acenda?

Tenho de receber um baptismo e estou ansioso até que ele se realize.

Pensais que Eu vim estabelecer a paz na terra?

Não. Eu vos digo que vim trazer a divisão.

A partir de agora, estarão cinco divididos numa casa: três contra dois e dois contra três.

Estarão divididos o pai contra o filho e o filho contra o pai,

a mãe contra a filha e a filha contra a mãe,

a sogra contra a nora e a nora contra a sogra».

Palavras da Salvação. Glória a Vós.

2.º domingo de agosto 
Vocação para a vida em família e dia dos pais 
Senhor, pela intercessão de São José, pai adotivo do teu filho Jesus,  venho hoje te pedir que estendas Tuas Mãos Divinas sobre todos os pais,  abençoando-os.
 Abençoa, Senhor, o pai amigo e companheiro,  o pai sempre presente, que oferece o colo e estende a mão,  mas também o pai ausente, colocando em seu coração todo o Teu Amor.
 Abençoa, Senhor, o pai que hoje recebe o abraço de seus filhos,  e o pai que chora a ausência do filho que partiu para Teus braços.
 Dá a este o consolo da mansa saudade e enxuga,  com Teu Divino Manto, as lágrimas que vertem de seus olhos.
 Estende, Senhor, Tuas mãos de Amor sobre todos os pais,  concedendo-lhes os dons da paciência,  compreensão, tranquilidade, ternura, justiça,  fé em Deus e esperança quanto à vida e aos seus filhos.
 Concede-lhes Amor, muito Amor,  para que cada filho seja, para seu pai, um pai.
 E para que cada pai seja, para seu filho, um filho.
 E aos filhos cujos pais estão junto a Ti,  dá a fé e o entendimento de que os pais nunca vão embora.
 Eles apenas mudam de lugar. São José, rogai por nós. 
Rogai pelos Pais.

Igreja no Brasil celebra de 14 a 20 de agosto a Semana Nacional da Família

Confira os temas propostos para este ano e as dicas:

1º Encontro – “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus”
– Para as crianças: Imprimir dois desenhos para pintar com personagens pobres e ricos e pedir às crianças para – ao pintarem – descrever o que pensam sobre eles. Um adulto fala às crianças sobre o valor da pobreza de espírito.

2º Encontro – “Felizes os mansos, porque possuirão a terra”
– Dica: Providenciar uma imagem de Jesus Misericordioso, a Bíblia e, se possível, fotos de revistas ou jornais que apresentem pessoas chorando.
– Para as crianças: Em dupla, as crianças, frente a frente, serão uma o espelho da outra. O “espelho” deve repetir todos os movimentos da outra e ver como é bom repetir atitudes de mansidão e como é ruim sentir ódio ou ser odiado. Se tiver várias crianças, troque as duplas de maneira que todos tenham sido também espelhos.

3º Encontro – “Felizes os que choram, porque serão consolados”
– Dica: Providenciar a Bíblia, uma vela, uma foto de um bebê chorando nos braços do pai ou da mãe.
– Para as crianças: Ler a passagem Jo 11,31-37 e pedir para as crianças desenharem a percepção sobre a atitude de Jesus.

4º Encontro – “Felizes as famílias misericordiosas, com fome e sede de justiça”
– Dica: Preparar fotos de pessoas alimentando famintos, de pessoas que se destacaram pelo serviço da caridade, a Bíblia e uma vela.

5º Encontro – “Felizes os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia”
– Dica: Realizar o encontro, se presencial, diante de um quadro ou imagem de Jesus misericordioso, reunindo ainda fotos com cenas de pessoas ajudando outras pessoas necessitadas no cotidiano ou em casos específicos, como na pandemia, guerras etc. Ainda, fotos de pessoas felizes e se abraçando. Se for no formato virtual, quem for organizar o encontro poderia preparar uma apresentação projetando essas imagens, lembrando sempre da figura de Jesus Misericordioso e do bom samaritano. Lembramos neste encontro também do jovem Beato Carlo Acutis, então, se for possível, providenciar uma foto sua.

6º Encontro – “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus”
– Dica: Preparar a Bíblia, uma vela, fotos de crianças das próprias famílias, de idosos, dos Beatos Chiara Luce e Carlos Acutis.
– Para as crianças: Levar alguns desenhos de coração, sem pintar. Falar dos puros e impuros de coração às crianças e pedir que dentro do desenho escrevam ou desenhem atos puros e fora do desenho escrevam os atos impuros.

7º Encontro – “Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!”
– Dica: Deve ser preparado pela família: pais, filhos e quem mais morar na casa. Se desejar, colocar em destaque uma imagem da Sagrada Família ou outro Santo de devoção da família acolhedora que promove o encontro e recebe outras famílias em sua casa. Neste dia, seria muito bom também trazer e expor porta-retratos com os filhos dos participantes.

Dia dos Pais: Educador para a santidade
– Dica: Providenciar imagem de São José, fotos de figuras masculinas que representam a paternidade: pai e avôs, a Bíblia e uma vela.
 fonte:http://vidaefamilia.org.br/dicas-semana-nacional-da-familia-2022/

Nenhum comentário:

Postar um comentário