+ Infinita bondade
de Deus ao enviar-nos Seu Filho Unigênito
Deus, que não exterminastes o homem após a queda, mas, na Vossa
misericórdia,
Lhe
perdoastes; perdoastes verdadeiramente
como Deus, isto é, não somente lhe tirastes a culpa, mas lhe concedestes todas
as graças. Fostes levado pela misericórdia até o ponto de que Vós mesmo Vos dignastes descer até nós e nos
levantar da nossa miséria. Deus desce à terra, o Senhor dos Senhores se
rebaixa, Ele o Imortal. Mas aonde desceis, Senhor? Será no templo de
Salomão? - Ou mandais que Vos seja
construído um novo santuário, aonde pretendeis descer? - Ó Senhor que santuário devemos preparar
para Vós, se a terra toda é o Vosso escabelo? – Vós mesmo preparastes um
santuário para Vós - a Santíssima
Virgem. O seu Seio Imaculado é a Vossa morada e nela se realiza inconcebível
milagre da Vossa misericórdia, Senhor. O Verbo se faz carne – Deus habitou
entre nós, o Verbo de Deus – a Misericórdia
Encarnada. Nos elevastes à Vossa Divindade pela Vossa humilhação. É o
excesso do Vosso amor, é o abismo da Vossa misericórdia. Assombram-se os céus
com esse excesso do Vosso amor. Agora ninguém teme aproximar-se de Vós. Sois o
Deus de misericórdia, tendes compaixão da nossa miséria. Sois nosso Deus, e
nós, o Vosso povo. Sois nosso Pai e nós, por Vossa graça, somos os Vossos
filhos. Bendita seja a Vossa misericórdia por Vos terdes dignado descer até
nós. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 1745].
Jesus eu confio em Vós.
“Anjo do Senhor – que por ordem da piedosa providência Divina, sois meu guardião – guardai-me neste dia (tarde ou noite); iluminai meu entendimento; dirigi meus afetos; governai meus sentimentos para que eu jamais ofenda ao Deus e Senhor. Amém.”
Quaresma
A Quaresma começa na quarta-feira de cinzas, 22 de fevereiro de 2023, e termina na quinta-feira da semana santa, 6 de abril de 2023.
Esse é um tempo de penitência para os cristãos, em que a igreja recorda o período de 40 dias em que Jesus esteve no deserto e foi tentado pelo demônio.
Apesar de fazer referência ao número 40, esse período não compreende exatamente 40 dias. Para explicar essa contagem, somamos a quarta-feira de cinzas até o sábado antes da Páscoa (inclusive), resultando em 46. De seguida, tiramos 6, que correspondem ao número de domingos que há no período da Quaresma, e temos os 40 dias.
A Quaresma termina na quinta-feira santa, porque a partir desse dia, à tarde, tem início outro período importante para a Igreja. Esse período é chamado de tríduo pascal, e compreende as últimas celebrações da Semana Santa: a Sexta-feira santa, o Sábado de Aleluia e, finalmente, a Páscoa.
O que é Quaresma
A Quaresma é um tempo de arrependimento e mudança para os cristãos.
Suas origens remontam ao Novo Testamento, onde está relatado que Jesus ficou quarenta dias no deserto jejuando e orando, antes de iniciar sua vida pública.
Por isso, durante a Quaresma, os fiéis são orientados a praticar o jejum, a penitência, a oração e as obras de caridade, a fim de se preparar para a grande festa da Páscoa.
Inúmeras práticas devocionais são observadas neste tempo. Os católicos realizam vias-sacras às sextas-feiras, rezam os mistérios Dolorosos do Rosário e veneram a imagem do Cristo morto. Além disso, os fiéis são estimulados a fazer exames de consciência e a confessar-se.
A cor da liturgia Quaresmal é o roxo, que lembra o recolhimento, e será esta tonalidade que estará nos paramentos dos sacerdotes e nos templos.
fonte:https://www.calendarr.com/brasil/quaresma/#:~:text=A%20Quaresma%20come%C3%A7a%20na%20quarta,e%20foi%20tentado%20pelo%20dem%C3%B4nio.
São Romão entrou para a vida religiosa com 35 anos, na França, onde nasceram os dois santos de hoje. Ele foi discernindo sua vocação, que o deixava inquieto, apesar de já estar na vida religiosa. Ao tomar as constituições de Cassiano e também o testemunho dos Padres do deserto, deixou o convento e foi peregrinar, procurando o lugar onde Deus o queria vivendo. Indo para o Leste, encontrou uma natureza distante de todos e percebeu que Deus o queria ali. Vivia os trabalhos manuais, a oração e a leitura, até o seu irmão Lupicino, então viúvo, se unir a ele. Fundaram então um novo Mosteiro, que se baseava nas regras de São Pacômio, São Basílio e Cassiano.
Romão tinha um temperamento e caminhada espiritual onde com facilidade era dado à misericórdia, à compreensão e tolerância. Lupicino era justiça e intolerância. Nas diferenças, os irmãos se completavam, e ajudavam aos irmãos da comunidade, que a santidade se dá nessa conjugação: amor, justiça, misericórdia, verdade, inspiração, transpiração, severidade, compreensão. Eles eram iguais na busca da santidade.
O Bispo Santo Hilário ordenou Romão, que faleceu em 463. E em 480 vai para a glória São Lupicino.
São Romão e Lupicino, roguem por nós. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário