domingo, 11 de setembro de 2022

Haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converta. Domingo dia do Senhor.


                 Meu Jesus, agora reconheço ter passado por todas as etapas da minha vida Convosco: infância, juventude, vocação, trabalhos apostólicos, Tabor, Jardim de Oliveiras, e estou juntamente Convosco na Calvário. De boa vontade me submeti à crucificação e já estou crucificada. Embora ainda ande um pouco, estou estendida na cruz e sinto claramente que a minha força vem da Vossa Cruz, que Vós mesmo sois a minha perseverança. Embora muitas vezes eu ouça a voz da tentação, que me diz: “Desce da cruz!” , o poder de Deus me fortifica. E mesmo que o abandono, as trevas e diversos sofrimentos atinjam o meu coração, no entanto, o misterioso poder de Deus me apoia e me fortalece. Quero beber o cálice até a última gota. Confio firmemente que, se a Vossa graça me apoiou nos momentos do Jardim das Oliveiras, também me ajudará agora que estou no Calvário. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 1580]. Jesus eu confio em Vós.



Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas 15,1-32

Naquele tempo,

os publicanos e os pecadores

aproximaram-se todos de Jesus, para O ouvirem.

Mas os fariseus e os escribas murmuravam entre si, dizendo:

«Este homem acolhe os pecadores e come com eles».

Jesus disse-lhes então a seguinte parábola:

«Quem de vós, que possua cem ovelhas

e tenha perdido uma delas,

não deixa as outras noventa e nove no deserto,

para ir à procura da que anda perdida, até a encontrar?

Quando a encontra, põe-na alegremente aos ombros

e, ao chegar a casa,

chama os amigos e vizinhos e diz-lhes:

‘Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida’.

Eu vos digo:

Assim haverá mais alegria no Céu

por um só pecador que se arrependa,

do que por noventa e nove justos,

que não precisam de arrependimento.

Ou então, qual é a mulher

que, possuindo dez dracmas e tendo perdido uma,

não acende uma lâmpada, varre a casa

e procura cuidadosamente a moeda até a encontrar?

Quando a encontra, chama as amigas e vizinhas e diz-lhes:

‘Alegrai-vos comigo, porque encontrei a dracma perdida’.

Eu vos digo:

Assim haverá alegria entre os Anjos de Deus

por um pecador que se arrependa».

Jesus disse-lhes ainda:

«Um homem tinha dois filhos.

O mais novo disse ao pai:

‘Pai, dá-me parte da herança que me toca’.

O pai repartiu os bens pelos filhos.

Alguns dias depois, o filho mais novo,

juntando todos os seus haveres, partiu para um país distante

e por lá esbanjou quanto possuía,

numa vida dissoluta.

Tendo gasto tudo,

houve uma grande fome naquela região

e ele começou a passar privações.

Entrou então ao serviço de um dos habitantes daquela terra

que o mandou para os seus campos guardar porcos.

Bem desejava ele matar a fome

com as alfarrobas que os porcos comiam,

mas ninguém lhas dava.

Então, caindo em si, disse:

‘Quantos trabalhadores de meu pai têm pão em abundância,

e eu aqui a morrer de fome!

Vou-me embora, vou ter com meu pai e dizer-lhe:

Pai, pequei contra o Céu e contra ti.

Já não mereço ser chamado teu filho,

mas trata-me como um dos teus trabalhadores’.

Pôs-se a caminho e foi ter com o pai.

Ainda ele estava longe, quando o pai o viu:

Enchendo-se de compaixão,

correu a lançar-se-lhe ao pescoço, cobrindo-o de beijos.

Disse-lhe o filho:

‘Pai, pequei contra o Céu e contra ti.

Já não mereço ser chamado teu filho’.

Mas o pai disse aos servos:

‘Trazei depressa a melhor túnica e vesti-lha.

Ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés.

Trazei o vitelo gordo e matai-o.

Comamos e festejemos,

porque este meu filho estava morto e voltou à vida,

estava perdido e foi reencontrado’.

E começou a festa.

Ora o filho mais velho estava no campo.

Quando regressou,

ao aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças.

Chamou um dos servos e perguntou-lhe o que era aquilo.

O servo respondeu-lhe:

‘O teu irmão voltou

e teu pai mandou matar o vitelo gordo,

porque ele chegou são e salvo’.

Ele ficou ressentido e não queria entrar.

Então o pai veio cá fora instar com ele.

Mas ele respondeu ao pai:

‘Há tantos anos que eu te sirvo,

sem nunca transgredir uma ordem tua,

e nunca me deste um cabrito

para fazer uma festa com os meus amigos.

E agora, quando chegou esse teu filho,

que consumiu os teus bens com mulheres de má vida,

mataste-lhe o vitelo gordo’.

Disse-lhe o pai:

‘Filho, tu estás sempre comigo

e tudo o que é meu é teu.

Mas tínhamos de fazer uma festa e alegrar-nos,

porque este teu irmão estava morto e voltou à vida,

estava perdido e foi reencontrado’».

Palavras da Salvação. Glória a Vós Senhor.


1º dia do tríduo da Santa Cruz

Exaltação da Santa Cruz
Pelo sinal da santa cruz; livrai-nos Deus Nosso Senhor; dos nossos inimigos.

Senhor Jesus por Tuas chagas fomos curados!
Por Tua cruz fomos libertados!

Jesus que em seu próprio corpo levou nossos pecados ao madeiro a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por Tuas chagas fomos curados. (1Pe 2,24)
Ó Jesus, em cujos ombros foram abertas feridas por causa do peso da cruz, feridas causadas pelo madeiro e pelos nossos pecados,

Se a cruz pesar seja nosso Cirineu,
Se a cruz pesar e eu cair, ajuda-me a levantar,
Que a Tua cruz seja a minha salvação.

***

Ó Santa Cruz bendita onde a humanidade foi redimida e o Filho do homem teve suas mãos transpassadas e o seu peito aberto de onde jorrou água e sangue.
Ó Santa Cruz, instrumento de morte e de castigo, mas que pelo Sangue Redentor tornou-se sinal de nossa salvação.
Jesus na Tua cruz eu coloco a minha cruz.

(Coloque sua intenção)
Salve, ó cruz, doce esperança, concede aos réus remissão;
dá-nos o fruto da graça, que floresceu na Paixão.
Louvor a vós, ó Trindade, fonte de todo perdão
aos que na Cruz foram salvos, dai a celeste mansão.

Jesus dai-nos a graça de viver os frutos da Tua redenção. (3x). Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário