sexta-feira, 26 de março de 2021

Ó meu dulcíssimo Mestre, bom Jesus, entrego-Vos o meu coração; trabalhai-o, formai-o de acordo com a Vossa vontade.

 

Ó meu dulcíssimo Mestre, bom Jesus, entrego-Vos o meu coração; trabalhai-o, formai-o de acordo com a Vossa vontade. Ó amor inconcebível, abro o cálice do meu coração diante de Vós como um botão de rosa ao frescor do orvalho. O perfume da flor do meu coração apenas por Vós é conhecido. Esposo meu, que o perfume do meu sacrifício Vos seja agradável. Deus imortal, minha delícia eterna, já aqui na terra sois o meu céu; que cada pulsar do meu coração seja um novo hino para Vos adorar, ó Santíssima Trindade. Se eu tivesse tantos corações, quantas gotas de água no oceano, quantos grãos de areia em todo o globo terrestre – ofereceria tudo a Vós, ó meu Amor, tesouro do meu coração. A todos quantos encontrar na vida, desejo levá-los a amar-Vos, ó meu Jesus, minha beleza, meu descanso, meu único Mestre, Juiz, Salvador e Esposo, tudo ao mesmo tempo. Sei que um título suaviza o outro – coloquei tudo na Vossa misericórdia.  Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 1064]. Jesus eu confio em Vós.

Ó Coração de Cristo, sarça de penetrantes espinhos. Toda a vida de Cristo até à Sua gloriosa Ressurreição, foi Cruz e martírio, porque desde o primeiro instante, Cristo aceitou o preço da redenção marcado pelo Pai, marcado no Seu plano salvífico. A visão dos Seus sofrimentos redentores foi tão viva que, no Jardim das Oliveiras, Lhe fez suar sangue. Saibamos transformar os nossos sofrimentos em prova de amor.
"Fora da Cruz, não existe outra escada por onde subir ao céu". (Santa Rosa de Lima) 
Por sermos discípulos e missionários de Jesus, sentimos a necessidade de reservar tempos e momentos para adorarmos ao Senhor. Com o coração ardente, queremos pedir, que neste tempo favorável da quaresma, nos motive à prática dos exercícios quaresmais: jejum, caridade e oração. 
Santo Agostinho ensina que "nada vale o jejum sem a caridade. Como podes disciplinar verdadeiramente teus membros se despedaças, ao mesmo tempo, os membros de Cristo? E como pode ser proveitoso teu jejum, se ao mesmo tempo desprezas teu irmão?". Nada é mais proveitoso que unir aos jejuns razoáveis e santos as obras criativas. 
Dai-nos Senhor um espírito penitencial e renovado. 
São grandes os méritos e a eficácia da caridade. Sem dúvida, beneficiamos a nossa própria alma cada vez que socorremos por misericórdia a indigência alheia. São Leão Magno nos ensina que quem alimenta a Cristo nos pobres, deposita um tesouro no céu. Dai-nos Senhor um espírito fraterno e renovado. 
A oração é uma grande armadura, uma defesa, um porto, um tesouro. A oração é uma valiosa arma para vencer os assaltos dos demônios; é uma defesa, que nos conserva em todos os perigos; é um porto seguro contra toda tempestade; é um tesouro, que nos provê de todos os bens. A oração é a âncora para os flutuantes, tesouro para os pobres e remédio para os doentes. Dai-nos Senhor um espírito orante e renovado. “Diante de Jesus Eucarístico aprendemos a reconhecer as tantas vozes que se alvoroçam em nossa alma, a distinguir os erros e falácias das ideologias que norteiam nossas sociedades modernas e que também estão presentes em nós;  aprendemos a silenciar diante da voz de Deus que nos gera na Verdade”. (Gaudium et spes, nº 22). 
“Senhor Jesus, Tú és a verdade! Desperta nossa mente e faze arder nossos corações com a tua palavra. Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade. Ajudai-nos a sentir a beleza de crer em Ti. Fica conosco, Senhor!” 
Via Sacra 
Toda sexta feira no tempo da Quaresma a Igreja reza a via sacra que é a série das 14 estações, constituídas de quadros ou esculturas que representam as principais cenas da Paixão de Cristo; caminho da cruz, via crucis, via dolorosa, e a 15ª estação é a ressureição. 
Deixamos aqui no blog a sugestão da via Sacra de Santo Afonso de Ligório: https://www.a12.com/redentoristas/via-sacra-de-santo-afonso-de-ligorio

Nenhum comentário:

Postar um comentário