domingo, 20 de fevereiro de 2022

Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso. Homem na Bílbia:Calebe.

 

+ Numa oração conheci, como a alma de frei Andrasz é agradável a Deus. Ele é um verdadeiro filho de Deus. É rara a alma em que se reflita tão claramente essa afiliação Divina, isso porque ele tem uma devoção especial à Mãe de Deus. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 1388]. Jesus eu confio em Vós.

PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas 6:27-38

Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam;

Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.

Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses;

E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir.

E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.

E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam.

E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo.

E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto.

Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.

Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.

Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.

Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.Palavras da Salvação. Glória a vós, Senhor.

Pai Celeste, dou-Vos graças por terdes escolhido Nossa Senhora do Rosário de Fátima para trazer ao mundo a vossa mensagem de paz, de conversão e de oração reparadora pelos pecados de todos os homens; e por terdes concedido a São Francisco e  Santa Jacinta uma grande Fé, docilidade e fortaleza para a transmitirem com o seu exemplo, apesar das ameaças e dificuldades. Concedei-me a graça de difundir a mensagem de Fátima com a minha vida e oração, e por intercessão da vossa Mãe Santíssima e dos Santos Pastorinhos de Fátima, concedei-me a graça que agora vos peço (mencionar a graça). Amém. Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória pelas intenções da cura e saúde para o mundo.

Quem Foi Calebe na Bíblia?

Calebe foi um dos doze espias enviados por Moisés de Cades-Barnéia para explorar a Terra Prometida. A história de Calebe é muito conhecida entre os cristãos justamente por conta deste episódio, e pela forma com que demonstrou sua fidelidade e confiança nas promessas do Senhor.

Antes de falarmos sobre quem foi Calebe, precisamos saber que na Bíblia existem referências a outros personagens bíblicos com este mesmo nome. Sobre esses “Calebes” há certa discussão entre os estudiosos, pois existe alguma dificuldade em saber quando tais referências mencionam pessoas diferentes e quando as referências tratam da mesma pessoa (1Cr 2:18,19,50; 4:11).

A história de Calebe
Calebe era filho de Jefoné da tribo de Judá. Existem várias discussões sobre a ascendência exata dele. Jefoné, seu pai, é designado como “o quenezeu“, isto é, descendente de Quenaz. Os quenezeus provavelmente foram um dos povos nômades que peregrinavam no deserto do Sinai (Gn 36:15).

Quando Israel migrou em direção ao norte, alguns desses povos se juntaram aos israelitas. Possivelmente foi isso que aconteceu com a família de Calebe, sendo anexada à tribo de Judá. Mais tarde, Calebe conquistou uma posição de liderança e respeito dentro da tribo. Isto fica evidente quando vemos que Naasom, filho de Aminadabe, era o líder da tribo, porém foi Calebe que representou a tribo de Judá entre os espias na missão de reconhecimento da Palestina ao lado de Josué e outros dez espiões (Nm 13:6), e mais tarde como um daqueles que dividiram a terra em territórios tribais (Js 21:12).

Em Josué 15:13, lemos que Calebe recebeu a sua parte “no meio dos filhos de Judá“. Tal expressão deixa claro que ele não era um membro nativo daquela tribo. Tempos depois, na época de Saul e Davi, os descendentes de Calebe ainda eram respeitados em Judá (1Sm 25:3; 30:14).

Calebe como um dos doze espiões
Dos doze espiões que partiram para explorar a terra prometida por Deus, apenas Calebe e Josué demonstraram confiança no Senhor, enquanto os demais espias insistiam em desencorajar o povo de Israel, relatando que, apesar da fartura que existia ali, naquelas terras havia grandes cidades e terríveis habitantes.

O povo de Israel agiu de forma infiel a Deus, e não confiou em suas promessas para poder conquistar a terra que o Senhor havia prometido. A incredulidade dos outros dez espias foi castigada pelo Senhor quando eles morreram de praga (Nm 14:36-38).

Por outro lado, Calebe e Josué receberam de Deus a promessa de que eles teriam parte na ocupação da terra de Canaã (Nm 14:24,30). Calebe era mais velho do que Josué, por isso na ocasião do reconhecimento da Terra Prometida ele exercia liderança e às vezes é mencionado sozinho. Calebe tinha 40 anos quando foi enviado para espiar aquela terra (Js 14:7).

A Bíblia dá testemunho da fé de Calebe, ao dizer que  ele “perseverou em seguir ao Senhor” (Nm 32:12; Dt 1:36), colocando-o como uma das pessoas que tiveram uma confiança exemplar nas promessas e nos propósitos de Deus.

Calebe entra na Terra Prometida
Após quarenta anos de peregrinação no deserto devido à sentença imposta por Deus sob a geração incrédula de israelitas, Calebe e Josué entraram em Canaã e foram decisivos na grande conquista daquela terra.

Após as ações militares de Josué que acabaram subjugando toda aquela terra, cada tribo recebeu a responsabilidade de ocupar o território que lhe havia sido designado por sorteio. Naquele tempo, Calebe já era um homem idoso, porém mais uma vez se mostrou um exemplo de fé e vigor para a toda a nação, ao reivindicar as suas posses.

Calebe exigiu ficar com a região de Quiriate-Arba, nas montanhas do sul, que depois foi chamada de Hebrom. Aquela terra era chamada de Quiriate-Arba, porque Arba foi o maior homem entre os anaquins, ou seja, provavelmente ele foi um dos gigantes que haviam aterrorizado os dez espias incrédulos e covardes enviados por Moisés.

Quando pediu aquela terra, Calebe fez com que Josué se lembrasse dos dias em que ambos estiveram ali na missão de reconhecimento, e a forma com que Moisés, usado por Deus, lhe prometeu a terra em que ele havia pisado o pé (Js 14:9).

Calebe também diz que 45 anos já tinham se passado, mas o Senhor o conservou com vida para poder obter a realização da promessa. Então, com 85 anos, Calebe declarou que estava tão forte e disposto da mesma forma como era quando ainda tinha 40 anos (Js 14:10,11), e novamente reafirmou sua confiança no Senhor ao dizer que Deus seria com ele, e todos os inimigos seriam expulsos daquela terra (Js 14:12).

Quando foi conquistar Quiriate-Sefer, Calebe ofereceu a mão de sua filha, Acsa, em casamento, àquele que ferisse tal cidade (Js 15:16; Jz 1:12). O texto bíblico diz que foi seu próprio sobrinho ou talvez irmão, Otniel, que liderou a invasão e conquista daquela cidade. Assim, Otniel casou-se com Acsa (Js 15:17ss; Jz 1:13ss), e mais tarde tornou-se o primeiro juiz do povo de Israel (Jz 3:9).
fonte:https://estiloadoracao.com/quem-foi-calebe-na-biblia/
Daniel Conegero Daniel Conegero

Nenhum comentário:

Postar um comentário