quinta-feira, 23 de abril de 2015

Humildade, pureza de intenção e amor


“... três virtudes devem adornar-te especialmente: humildade, pureza de intenção e amor”. [Diário 1779]. . Jesus eu confio em Vós!


MORRE PARA RESSUSCITAR - PARTE I
Morrer para ressuscitar: este é o mistério pascal que São Paulo exprimia afirmando a necessidade de passar da vida conforme a carne para a vida segundo o Espírito.
Esta transformação implica não só a remissão e o perdão do pecado, mas uma contínua transfiguração de toda a existência. Um penetrar sempre mais até as profundezas de nosso ser, para torná-lo sempre mais idôneo para esta plena e progressiva comunicação do amor que é Deus.
Na Igreja nesta terra essa purificação acontece por meio da caridade da vida sacramental e litúrgica, pela ação caritativa e por meios que só Deus conhece. Na ascese cristã, a purificação através da mortificação ou sofrimento voluntário intencionalmente unidos à paixão de Cristo sempre teve um lugar privilegiado.
Mas a doutrina cristã sempre ensinou que a purificação na vida presente quase nunca poderá ser proporcionada à grandeza da futura comunicação divina. Por isso, no momento da morte e na vida depois da morte, o homem deve continuar a receber a purificação que ainda precisa, para poder ser membro daquela Igreja sem mancha nem rugas que Cristo quer apresentar ao Pai. A Igreja chama essa purificação, depois da morte, de purgatório.
Do livro "O caminho do Senhor - Catecismo para adultos". Editora Santuário,p. 488-489.

Nenhum comentário:

Postar um comentário