quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Confia n´Ele quando chegar o tempo das provações.

Confia n´Ele e não se confunde quando chega o tempo das provações. Ela (a alma) sabe que Deus é sempre o melhor Pai e ela não dá muita atenção ao respeito humano. Segue fielmente o menor sopro do Espírito Santo e alegra-se com esse Hóspede espiritual, agarrando-se a Ele como uma criança a sua mãe. Onde outras almas param e se atemorizam - ela passa sem medo e sem dificuldades. [Diário de Santa Faustina nº 148]. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. Jesus eu confio em Vós! 
Quinta feira - dia de adoração 
ao Santíssimo Sacramento
Senhor meu Jesus Cristo, que, pelo amor que tendes aos homens, estais de noite e de dia neste Sacramento, todo cheio de piedade e de amor, esperando, chamando e recebendo todos os que vêm visitar-vos; eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento do altar. Eu vos adoro do abismo do meu nada e vos dou graças por todos os benefícios que me tendes feito; especialmente por vós mesmo dardes a mim  neste sacramento, por me terdes concedido como advogada vossa Mãe santíssima, e por me terdes chamado a visitar-vos nesta igreja.

Eu vós saúdo, pois hoje, o vosso amantíssimo Coração e a minha intenção é fazê-lo por três motivos: primeiro, em ação de garças por esta grande dádiva; segundo, para compensar-vos de todas as injúrias que tendes recebido, neste Sacramento, de todos os vossos inimigos; terceiro, com intenção de adorar-vos, nesta visita, em todos os lugares da terra onde vossa presença sacramental estais menos reverenciada e em maior abandono. 

Meu Jesus, eu vos amo de todo o meu coração; pesa-me de ter, no passado, tantas vezes ofendido a vossa divina bondade. Proponho, com o auxílio de vossa graça, nunca mais ofender-vos para o futuro. E, no presente, miserável qual sou, eu me consagro todo a vós e renuncio a toda a própria vontade, a todos os afetos e desejos, e a tudo o que é meu, para vo-lo oferecer . De hoje em diante fazei vós de mim e de tudo o que me pertence aquilo o que for de vosso agrado. 

Só procuro e só peço o vosso santo amor, a perseverança final e o perfeito cumprimento de vossa vontade.

Recomendo-vos as almas do purgatório, especialmente as mais devotas do santíssimo sacramento e da Bem-aventurada Virgem Maria.

Recomendo-vos também todos os pobres pecadores. 

Finalmente, desejo unir, meu querido Salvador, todos os meus afetos com os de vosso amorosíssimo Coração; e, assim unidos, os ofereço a vosso Eterno Pai e lhe peço em vosso nome que por vosso amor os queira aceitar e atende.


Amados Leitores, no próximo dia 05 de setembro, celebraremos Santa Teresa de Calcutá, segue o link com a novena: http://totusmariae.org/novenas/madre-teresa-de-calcuta/

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

A alma nobre e delicada, vê Deus em tudo.

A alma nobre e delicada, ainda que a mais simples desde que possua uma fina sensibilidade, vê Deus em tudo, encontra-O em toda parte, sabe encontrar a Deus até debaixo das coisas obscuras. Tudo para ela tem significado, a tudo dá grande valor, por tudo agradece a Deus, de tudo tira proveito para a alma e atribui toda a glória a Deus.  [Diário de Santa Faustina nº 148]. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. Jesus eu confio em Vós! 

A beleza da alma humana
Você já se perguntou por que existe esse mundo? Já se perguntou o porquê da existência humana? Para que o homem e a mulher foram criados? Por que existimos? A Igreja Católica nos ensina através do Catecismo que o mundo foi criado para a glória de Deus. Nas palavras de São Boaventura, o mundo foi criado “não para aumentar a glória de Deus, mas para manifestar e comunicar a sua glória”. Olhando para a beleza da natureza, para a beleza da vida humana, podemos contemplar a beleza do Criador, a beleza infinita de Deus.

Vejamos ainda o que diz o Catecismo: “Deus nos colocou no mundo para conhecê-lo, servi-lo e amá-lo e, assim, chegar ao paraíso. De todas as criaturas visíveis, só o homem é capaz de conhecer e amar o seu Criador; só ele é chamado a compartilhar, pelo conhecimento e o amor, a vida de Deus. Foi para esse fim que o homem foi criado”. Isso é incrível: Fomos criados para “compartilhar” a vida de Deus. Deus quis “dividir” sua vida, sua glória conosco.

Deus manifestou no Homem sua glória sobremaneira, ao criá-lo à sua imagem e semelhança, dotando-o de uma alma capaz de comunicar-se com Ele. Deus criou um ser semelhante a Si para pode ter alguém com quem pudesse ter comunhão, relacionar-se, “entreter-se”. Segundo a mãe Igreja, “a alma se dissolve em Deus e se abisma na santa dileção, e se entretém com Deus como com seu próprio Pai, bem familiarmente, com ternura de piedade toda particular”.

Ora, é justamente na alma humana, única e imortal, que reside esta “imagem e semelhança” de Deus e a capacidade de comunhão com Ele: muitas vezes o termo alma designa na Sagrada Escritura a vida humana ou a pessoa humana inteira. Mas designa também o que há de mais íntimo no homem e o que há nele de maior valor; aquilo que mais particularmente o faz ser imagem de Deus: “alma” significa o princípio espiritual no homem.

Nossa alma possui três principais capacidades ou potências, que são: capacidade de conhecer ou entender que chamamos de inteligência ou entendimento, a capacidade de querer, que chamamos de vontade e a capacidade de sentir, que chamamos de sensibilidade. Sensibilidade abrange as nossas emoções (tristeza, alegria, raiva, etc), a imaginação, a memória e paixões. As potências superiores da alma – a inteligência e a vontade – são aquelas que nos fazem ser à imagem de Deus, porque Deus também tem Inteligência e Vontade, que, em Deus, são infinitas, e em nós finitas. Em toda a criação podemos encontrar vestígios de Deus, na ordem existente em todas as criaturas; mas nos anjos e nos homens há, além de vestígio de Deus, imagem d'Ele, ou seja, inteligência e vontade. Segundo são Boaventura, as almas em estado de graça possuem, além da imagem de Deus, Sua semelhança.

Ó beleza da alma humana: nada há na natureza visível, por mais maravilhoso que seja, algo que se equipare à sua beleza. Termino com uma frase de santo Agostinho para nossa meditação: “Ó alma: além do ser, formoso ser, eterno ser, e o viver, e o sentir, e o discernir, Deus te dotou de sentidos e te ilustrou com a sabedoria. Olha, pois, tua formosura, e entenderás que formosura tens de amar. E se por ti mesma não és capaz de contemplar-te como convém, porque pelo menos não aprendes a estimar-te como mereces? Tu tens um Esposo, e se não duvidares de sua formosura, claramente verás que, sendo Ele tão formoso, tão gracioso, tão único Filho de Deus, nunca se agradaria da tua vista, se não o arrebatasse tua singular beleza, mais admirável que toda beleza criada”.
Adilson Angolini
Oblato Corpus Christi
Fonte: http://www.corpuschristi.org.br/newsite/?p=928
Amados Leitores, no próximo dia 05 de setembro, celebraremos Santa Teresa de Calcutá, segue o link com a novena: http://totusmariae.org/novenas/madre-teresa-de-calcuta/

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Jesus abençoai-nos!

Acontecia que, justamente nessa ocasião recebia mais advertências por não cuidar das minhas obrigações por ser indiferente a tudo, porque as almas menos recolhidas querem que também os outros sejam semelhantes a elas, pois constituem para elas uma contínua ocasião de remorso. [Diário de Santa Faustina nº 147]. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. Jesus eu confio em Vós! 
HOJE FAZEMOS MEMÓRIA DO 
MARTÍRIO DE SÃO JOÃO BATISTA
Predecessor fiel da graça,
bondoso anjo da verdade,
clarão de Cristo, ele anuncia
a Luz da eterna claridade.

Das profecias o precônio
que ele cantara, austero e forte,
com vida e atos confirmou
pelo sinal da santa morte.

Quem para o mundo ia nascer
ele precede, ao vir primeiro,
mostrando Aquele que viria
dar o batismo verdadeiro.

E cuja morte inocente,
que a vida ao mundo conquistou,
fora predita pelo sangue
que João Batista derramou.

Ó Pai clemente, concedei-nos 
seguir os passos de São João, 
para fruirmos para sempre
o dom de Cristo, em profusão.

Oração: Ó Deus, quisestes que São João Batista fosse o precursor do nascimento e da morte do vosso Filho; como ele tombou na luta pela justiça e a verdade, fazei-nos também lutar corajosamente para testemunhar a vossa palavra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amados Leitores, no próximo dia 05 de setembro, celebraremos Santa Teresa de Calcutá, segue o link com a novena: http://totusmariae.org/novenas/madre-teresa-de-calcuta/

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

A alma em Deus vive na oração.

Tive uma outra dificuldade: quando a alma fazia bem a oração e saía dela com recolhimento interior e profundo, outras a perturbavam nesse recolhimento. E, por isso, deve haver paciência, para perseverar na oração. Acontecia-me muitas vezes que, quando a minha alma estava mergulhada mais profundamente em Deus, tirava maior fruto da oração e a presença de Deus acompanhava-me durante o dia, tinha maior concentração no trabalho e maior perfeição na minha tarefa. [Diário de Santa Faustina nº 147]. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. Jesus eu confio em Vós! 
SANTO AGOSTINHO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA
Nasceu em Tagaste (África) no ano354. Depois de uma juventude perturbada, quer intelectualmente quer moralmente, converteu-se à fé e foi batizado em Milão por Santo Ambrósio no ano 387. Voltou à sua terra e aí levou uma vida de grande ascetismo. Eleito bispo de Hipona, durante trinta e quatro anos foi perfeito modelo do seu rebanho e deu-lhe uma sólida formação cristã por meio de numerosos sermões e escritos, com os quais combateu fortemente os erros do seu tempo e ilustrou sabiamente a fé católica. Morreu no ano 430.
Oração: Renovai, ó Deus, na vossa Igreja aquele espírito com o qual cumulastes o bispo Santo Agostinho para que, repletos do mesmo espírito, só de vós tenhamos sede, fonte da verdadeira sabedoria, e só a vós busquemos, autor do amor eterno. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Amados Leitores, no próximo dia 05 de setembro, celebraremos Santa Teresa de Calcutá, segue o link com a novena: http://totusmariae.org/novenas/madre-teresa-de-calcuta/
 
Novena "Almas Aflitas"
Segunda-feira, dia dedicado as Almas do Purgatório.
"Pai Eterno, eu vos ofereço o sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, intercedei pelas almas aflitas.
E vós, almas aflitas, ide perante a Deus e pedi a graça que necessito (fazer o pedido)". Rezar: Pai Nosso, Ave Maria e o Glória.

“Dai-lhes Senhor as almas o descanso eterno e que a luz perpétua as ilumine, Descansem em paz. Amém”.

domingo, 27 de agosto de 2017

Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.

Dificuldades interiores : desânimo, aridez, torpor da alma, tentações; exteriores: respeito humano e observância das horas que são destinadas a oração. Eu mesma passei por isso, e, se não fazia a oração no tempo a ela destinado, também não a fazia depois, porque as obrigações não me permitiam; e se a fazia, era com grande dificuldade porque o pensamento me fugia para os meus deveres. [Diário de Santa Faustina nº 147]. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. Jesus eu confio em Vós! 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo s
segundo Mateus 16,13-20
Naquele tempo: Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe  e ali perguntou a seus discípulos:  'Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?'
Eles responderam:  'Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias;  Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas.'
Então Jesus lhes perguntou:  'E vós, quem dizeis que eu sou?'
Simão Pedro respondeu:  'Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.'
Respondendo, Jesus lhe disse:  'Feliz és tu, Simão, filho de Jonas,  porque não foi um ser humano que te revelou isso,  mas o meu Pai que está no céu.
Por isso eu te digo que tu és Pedro,  e sobre esta pedra construirei a minha Igreja,  e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.
Eu te darei as chaves do Reino dos Céus:  tudo o que tu ligares na terra
 será ligado nos céus;  tudo o que tu desligares na terra  será desligado nos céus.'
Jesus, então, ordenou aos discípulos  que não dissessem a ninguém que ele era o Messias. Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor.
ORAÇÃO PARA OS CATEQUISTAS
Ó Jesus, Mestre e Modelo de todo catequista, vós que pregastes por toda a parte o evangelho de Deus, abençoai nossos catequistas: homens e mulheres que se dispõem a ensinar vossa mensagem de salvação. Sejam eles mansos e humildes de coração, capazes de acolher, sem excluir ninguém, cada pessoa que vem à vossa procura. Sejam abertos ao Espírito Santo a fim de comunicar a vossa verdade, superar as dificuldades da missão recebida e dar testemunho de alegria e gratuidade na vossa Igreja. Aumentai, Senhor, em nossas comunidades, o número de pessoas dispostas a aplicar os próprios dons a serviço da catequese. Que estes vossos servidores, Senhor, cultivem profundo amor à vossa Palavra e busquem, mediante a instrução e a oração, novas energias para educar na fé uma multidão de seguidores do vosso Reino. Amém!
Pe. Luiz Miguel Duarte, sacerdote paulino
Amados Leitores, no próximo dia 05 de setembro, celebraremos Santa Teresa de Calcutá, hoje é o 1º dia da novena. Segue link: http://totusmariae.org/novenas/madre-teresa-de-calcuta/

sábado, 26 de agosto de 2017

Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, rogai por nós!

Durante esse tempo, conheci melhor a mim mesma e a Deus. Apesar de ter tido muitas dificuldades para fazer essa oração, mesmo tendo a autorização dos Superiores. Saiba a alma que, para rezar e perseverar na oração deve munir-se de paciência e vencer corajosamente as dificuldades interiores e exteriores. [Diário de Santa Faustina nº 147]. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. Jesus eu confio em Vós! 
Ofereço-Vos, ó meu DEUS, em união com o Santíssimo Coração de Jesus e por meio do Coração Imaculado de Maria; as Orações e os trabalhos, as alegrias, incomodidades, descanso e os sofrimentos desta vida, neste dia; em reparação das nossas ofensas e por todas as intenções, pelas quais o mesmo Divino Coração está continuamente intercedendo e sacrificando-se por nós em nossos altares. Vo-lo ofereço, de modo particular pelas intenções da Vossa e nossa Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana. Amém.
Oração Jubilar: 300 Anos de Bênçãos 
Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, em vossa singela imagem, há 300 anos aparecestes nas redes dos três benditos pescadores no Rio Paraíba do Sul. Como sinal vindo do céu, em vossa cor,  vós nos dizeis que para o Pai não existem escravos,  apenas filhos muito amados. Diante de vós, embaixadora de Deus, rompem-se as correntes da escravidão!  Assim, daquelas redes, passastes para o coração e a vida  de milhões de outros filhos e filhas vossos.  Para todos tendes sido bênção: peixes em abundância, famílias recuperadas, saúde alcançada, corações reconciliados, vida cristã reassumida. Nós vos agradecemos tanto carinho, tanto cuidado!  Hoje, em vosso Santuário e em vossa visita peregrina, nós vos acolhemos como mãe, e de vossas mãos recebemos o fruto de vossa missão entre nós:  o vosso Filho Jesus, nosso Salvador.  Recordai-nos o poder, a força das mãos postas em prece!  Ensinai-nos a viver vosso jubileu com gratidão e fidelidade!  Fazei de nós vossos filhos e filhas, irmãos e irmãs de nosso Irmão Primogênito, Jesus Cristo, Amém!

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Vos adoro e venero a Chaga causada pelo peso da Vossa Cruz.

Lembro-me que recebi a maior porção de luzes nas adorações, que fazia diariamente, durante meia hora, no tempo de quaresma, prostrada em cruz diante do Santíssimo Sacramento. [Diário de Santa Faustina nº 147]. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. Jesus eu confio em Vós! 
Oração, Pedido e Graças prometidas por Nosso Senhor Jesus Cristo à veneração da Chaga de seu Santo OMBRO: 
Em uma ocasião, em Oração, São Bernardo perguntou ao Divino Redentor, qual era a dor que sofrera mais e que era a mais desconhecida dos homens, Jesus respondeu:
Eu tinha uma chaga profundíssima no ombro no qual carreguei a minha pesada Cruz. Essa chaga era mais dolorosa que as outras. Os homens não fazem dela menção porque não a conhecem. Honrai essa chaga e farei tudo o que por ela me pedirdes.” 

ORAÇÃO: Ó Amantíssimo Jesus, manso Cordeiro de Deus, apesar de eu ser uma criatura miserável e pecadora, Vos adoro e venero a Chaga causada pelo peso da Vossa Cruz que, dilacerando Vossas carnes, desnudou os ossos do Vosso Ombro sagrado e da qual a Vossa Mãe Dolorosa tanto se compadeceu.
Também eu ó Aflitíssimo Jesus me compadeço de Vós e do fundo do coração Vos louvo, Vos glorifico, Vos agradeço por propor esta chaga dolorosa de Vosso ombro em que quiseste carregar a Vossa Cruz, pela minha salvação e pelo sofrimento que padecestes, Vos rogo com muita humildade, tende piedade de mim, pobre criatura pecadora, perdoai os meus pecados, conduzindo-me ao céu, pelo caminho da Vossa Santa Cruz. Assim seja. 
        Rezam-se 7 Ave Marias
        E acrescenta-se:
        «Minha Mãe Santíssima, imprimi no meu coração as chagas de Jesus crucificado.»
        "Ó dulcíssimo Jesus, não sejais meu Juiz, mas meu salvador"

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Vem Senhor Jesus, o coração já bate forte ao te ver.

Oração - É pela oração que a alma se arma para toda a espécie de combate. Em qualquer estado em que se encontre, a alma deve rezar. - Tem que rezar a alma pura e bela, porque de outra forma perderia a sua beleza; deve rezar a alma que buscando essa pureza, porque de outra forma não a atingiria; deve rezar a alma pecadora, atolada em pecados, para que possa levantar-se. E não existe uma só alma que não tem a obrigação de rezar, porque toda a graça provém da oração. [Diário de Santa Faustina nº 146]. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. Jesus eu confio em Vós! 
ADORAÇÃO AO SANTISSIMO SACRAMENTO NO MÊS DAS VOCAÇÕES
Preparemos nosso coração e nosso espírito para este momento especial de encontro pessoal com Jesus Nosso Senhor presente na Sagrada Eucaristia. Cristo, o Bom Pastor, nos convida a abrirmos o nosso coração para acolhermos Sua mensagem de vida e esperança. 
Rezemos por nós, por nossos sacerdotes, por nossos religiosos(as), por todas as vocações de especial consagração. Que esta nossa adoração reflita nas sementes que aqui plantarmos para que possam germinar e no decorrer dos nossos dias gerem frutos na vida da Igreja, na vida das nossas comunidades e
paróquias.

Vem Senhor Jesus, o coração já bate forte ao te ver, a tua graça hoje eu quero receber, sem a bênção do Senhor não sei viver.
Vem Senhor Jesus, olhar o povo ao teu redor me faz lembrar a multidão lá no caminho a ti esperar, vem ó Santo de Israel Passar também neste lugar.
É o Rei a nossa frente está, é feliz quem o adorar, é Jesus, o nosso Mestre e Rei, bem aqui tão perto se deixa encontrar. Diante do Rei dos Reis todo joelho se dobrará.

Ó Deus Todo Poderoso, infinito em bondade e em misericórdia, nós vos louvamos por Vosso Filho Jesus Cristo, Nosso Senhor e salvador, presente verdadeiramente em Corpo e Divindade no santíssimo sacramento do altar e vos agradecemos porque pela vossa providência e santa vontade nos reuniu aqui como Igreja viva e orante.
Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus vivo, redentor do mundo, agradecemos-te por esta graça de podermos contemplar-te na Eucaristia, onde, fazendo-te tão pequeno mostra-nos que devemos ser ainda menores e servos uns dos outros.
Espírito Santo, força do alto, ajuda-nos a mergulhar em profunda oração diante do Senhor Jesus presente na Eucaristia, de modo que, esta experiência com o cristo Eucarístico nos motive a amar ainda mais a Sua Igreja e a exercermos nela a nossa vocação.

Senhor Jesus, nós queremos Te agradecer pelo chamado que fazes a cada um de nós. Torna-nos sempre mais próximos e íntimos de Ti.
Senhor, sabemos que o primeiro chamado que nos fizestes foi o da vida. Queremos, pois, com a graça do Espírito Santo e motivados por Tua Palavra, responder a cada dia o chamado que Tu constantemente nos faz.
Senhor Jesus, Tu que és fonte de vida, faze que seguindo Teu exemplo e de tantos homens e mulheres que responderam sem medo ao Teu chamado e se doaram sem medida, possamos nós também, através de nossas ações e gestos, irmos confirmando cada vez mais o chamado que o Batismo nos confere: sermos cristãos autênticos.
Senhor Jesus, Tu que és luz que ilumina nossa vida, caminho que devemos seguir, verdade que devemos acreditar e anunciar e vida que devemos viver; faze que nesta adoração possamos viver o que os discípulos de Emaús viveram: uma experiência pessoal com o Teu amor que se revela na Eucaristia.

É teu este momento de adoração, não tenho nem palavras para me expressar; no brilho desta luz que vem do teu olhar, encontro meu abrigo, meu lugar.
E quando estamos juntos entre nós está, passando em nosso meio a nos abençoar e tocas com ternura com a tua mão a cada um que abre o coração.
Minhas mãos se elevam, minha voz te louva, o mau ser se alegra quando estou em tua presença Senhor.

Nos despedimos desse momento de adoração nas intenções de todas as vocações sacerdotais, religiosas, consagradas, leigas, família glorificando ao Deus que é Pai, Filho e Espirito Santo. Fica conosco Senhor.
SÃO BARTOLOMEU, Apóstolo
Nasceu em Caná. O apóstolo Filipe conduziu-o a Jesus. Diz uma tradição que depois da Ascensão do Senhor pregou o Evangelho na Índia e aí recebeu a coroa do martírio.
Oração: Ó Deus, fortalecei em nós aquela fé que levou São Bartolomeu a seguir de coração o vosso Filho, e fazei que, pelas preces do Apóstolo, a vossa Igreja se torne sacramento da salvação para todos os povos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Considero o tempo da paz como o tempo da preparação para a vitória.

Considero o tempo da paz como o tempo da preparação para a vitória. A alma deve estar sempre alerta - vigilância, uma Guia da alma, é sábio aquele a quem exercitais. Mas, para que o Espírito Divino possa agir na alma, é preciso silêncio e recolhimento. [Diário de Santa Faustina nº 145]. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. Jesus eu confio em Vós! 
Homilia do Papa Francisco na Solenidade da Assunção da Virgem Maria
Rádio Vaticana - 15 de Agosto de 2013
Queridos irmãos e irmãs!
Ao fim da Constituição sobre a Igreja, o Concílio Vaticano II deixou-nos uma belíssima meditação sobre a Bem-Aventurada Virgem Maria. Quero apenas lembrar as expressões que se referem ao mistério que celebramos: a primeira é esta: "A Virgem Imaculada, preservada imune de toda a mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrena, foi elevada ao céu em corpo e alma e exaltada por Deus como Rainha do universo" (n. 59). E depois, perto do fim, ainda tem esta: "A Mãe de Jesus, assim como, glorificada já em corpo e alma, é imagem e início da Igreja que se há-de consumar no século futuro, assim também, na terra, brilha como sinal de esperança segura e de consolação, para o Povo de Deus ainda peregrinante, até que chegue o dia do Senhor" (n. 68). À luz deste belíssimo ícone da nossa Mãe, podemos considerar a mensagem contida nas leituras bíblicas que acabamos de escutar. Podemos concentrar-nos em três palavras-chave: luta, ressurreição e esperança.
A passagem do Apocalipse apresenta a visão da luta entre a mulher e o dragão. A figura da mulher, que representa a Igreja, é por um lado gloriosa, triunfante, e por outro ainda com dores de parto. Assim, na verdade é a Igreja: se no Céu ela já está associada à glória do seu Senhor, na história vive continuamente as provas e os desafios que comporta o conflito entre Deus e o maligno, o inimigo de sempre. E nesta luta que os discípulos de Jesus devem enfrentar, Maria não os deixa sozinhos; a Mãe de Cristo e da Igreja está sempre connosco. Também Maria, em certo sentido, partilha esta dupla condição. Ela, naturalmente, já entrou definitivamente na glória do Céu. Mas isto não significa que ela esteja longe, que esteja separada de nós; muito pelo contrário, Maria nos acompanha, luta connosco, sustenta os cristãos no combate contra as forças do mal. A oração com Maria, especialmente o Rosário, tem também esta dimensão "agonística", ou seja, de luta, uma oração que sustenta na luta contra o maligno e os seus cúmplices.
A segunda leitura fala-nos da ressurreição. O apóstolo Paulo, escrevendo aos Coríntios, insiste no fato que ser cristão significa acreditar que Cristo ressuscitou verdadeiramente dos mortos. Toda a nossa fé baseia-se nesta verdade fundamental, que não é uma ideia, mas um evento. E também o mistério da Assunção de Maria em corpo e alma está todo ele inscrito na Ressurreição de Cristo. A humanidade da Mãe foi "atraída" pelo Filho na sua passagem através da morte. Jesus entrou de uma vez para sempre na vida eterna com toda a sua humanidade, aquela que Ele havia tomado de Maria; assim ela, a Mãe, que O seguiu fielmente em toda a sua vida, O seguiu com o coração, entrou com Ele na vida eterna, que também chamamos Céu, Paraíso, Casa do Pai.
Também Maria conheceu o martírio da cruz: a Paixão do Filho viveu-a plenamente na alma. Esteve plenamente unida a Ele na morte, e por isso foi-lhe dado o dom da ressurreição. Cristo é a primícia dos ressuscitados, e Maria é a primícia dos redimidos, a primeira "daqueles que são de Cristo".
O Evangelho sugere-nos a terceira palavra: esperança. Esperança é a virtude de quem, experimentando o conflito, a luta quotidiana entre a vida e a morte, entre o bem e o mal, acredita na ressurreição de Cristo, na vitória do Amor. O Magnificat é o cântico da esperança, é o cântico do Povo de Deus em caminho na história. É o cântico de tantos santos e santas, alguns bem conhecidos, outros, muitíssimos, desconhecidos, mas bem conhecidos por Deus: mães, pais, catequistas, missionários, padres, irmãs, jovens, também crianças, que enfrentaram a luta da vida, trazendo no coração a esperança dos pequenos e dos humildes. "A minha alma engrandece ao Senhor" - canta também hoje a Igreja em todas as partes do mundo. Este cântico é particularmente intenso onde o Corpo de Cristo sofre hoje a Paixão. E Maria está lá, próxima a estas comunidades, a estes nossos irmãos, caminha com eles, sofre com eles, e canta com eles o Magnificat da esperança.
Queridos irmãos e irmãs, unamo-nos também nós, com todo o coração, a este cântico de paciência e de vitória, de luta e de alegria, que une a Igreja triunfante com a peregrinante, que une a terra com o Céu, a história com a eternidade.
Solenidade da Assunção da Virgem Maria
Castel Gandolfo, 15 de Agosto de 2013 
SANTA ROSA DE LIMA, Virgem
Padroeira da América Latina
Nasceu em Lima (Peru) no ano 1586; já durante o tempo que viveu em sua casa, dedicou-se de modo invulgar à prática das virtudes cristãs; mas quando tomou o hábito da Ordem Terceira de São Domingos, fez os maiores progressos no caminho da penitência e da contemplação mística. Morreu no dia 24 de agosto de 1617.
Oração: Ó Deus, que inspirastes Santa Rosa de Lima, inflamada de amor, a deixar o mundo, a servir os pobres e a viver em austera penitência, concedei-nos, por sua intercessão, seguir na terra os vossos caminhos e gozar no céu as vossas delícias. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Nossa Senhora Rainha

Em tempo de paz, a alma se esforça da mesma forma que durante a luta. Deve exercitar-se e muito, porque do contrário não alcançará a vitória.  [Diário de Santa Faustina nº 145]. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. Jesus eu confio em Vós!  
Rainha do mundo e da paz
Das Homilias de Santo Amadeu, bispo de Lausana - (Séc.XII)
Considera com que justa disposição refulgiu, já antes da assunção, o admirável nome de Maria por toda a terra. Sua fama extraordinária por toda a parte se espalhou antes que sua magnificência fosse elevada acima dos céus. Pois convinha que a Virgem Mãe, em honra de seu Filho, primeiro reinasse na terra, em seguida, fosse recebida gloriosa nos céus. Fosse amplamente conhecida na terra, antes de entrar na santa plenitude. Levada de virtude em virtude, fosse assim exaltada de claridade em claridade pelo Espírito do Senhor.  

Presente na carne, Maria antegozava as primícias do reino futuro, ora subindo até Deus com inefável sublimidade, ora descendo até os irmãos com inenarrável caridade. Lá recebia os obséquios dos anjos, aqui era venerada pela submissão dos homens. Servia-lhe Gabriel com os anjos; ao lado dos apóstolos servia-lhe João, feliz por lhe ter sido confiada a Virgem Mãe a ele, virgem. Alegravam-se aqueles por vê-la rainha; estes por sabê-la senhora. Todos a obedeciam de coração. 

E ela, assentada no mais alto cume das virtudes, repleta do oceano dos carismas divinos, do abismo das graças, ultrapassando a todos, derramava largas torrentes ao povo fiel e sedento. Concedia a saúde aos corpos e às almas, podendo ressuscitar da morte da carne e da alma. Quem jamais partiu de junto dela doente ou triste ou ignorante dos mistérios celestes? Quem não voltou para casa contente e jubiloso, tendo impetrado de Maria, a Mãe do Senhor, o que queria? 

Ela é esposa repleta de tão grandes bens, mãe do único esposo, suave e preciosa nas delícias. Ela é como fonte dos jardins inteligíveis, poço de águas vivas e vivificantes, que correm impetuosas do Líbano divino, fazendo descer do monte Sião até às nações estrangeiras vizinhas rios de paz e mananciais de graças vindas do céu. E assim, ao ser elevada a Virgem das Virgens por Deus e seu Filho, o rei dos reis, no meio da exultação dos anjos, da alegria dos arcanjos e das aclamações de todo o céu, cumpriu-se a profecia do Salmista que diz ao Senhor:  Está à tua destra a rainha recoberta de bordados a ouro, em vestes variadas  (Sl 44,10).
"Augusta Rainha dos Céus e soberana Senhora dos Anjos, Vós que, desde o primeiro instante de vossa existência, recebestes de Deus o poder e a missão de esmagar a cabeça de Satanás, humildemente Vo-lo pedimos, enviai as legiões celestes dos santos anjos perseguirem, por vosso poder e sob vossas ordens, os demônios, combatendo-os por toda a parte, reprimindo-lhes a insolência, e lançando-os nas profundezas do abismo.
Quem é como Deus?
Ó boa e terna Mãe, sede sempre o nosso amor e a nossa esperança.
Ó Mãe divina, mandai-nos os vossos santos anjos que nos defendam, e repilam para bem longe de nós o maldito demônio, nosso cruel inimigo.
Santos anjos e arcanjos, defendei-nos e guardai-nos. Amém. 
Essa bela oração foi composta em 1863 pelo Venerável Padre Louis de Cestac (1801- 1868 ) por inspiração de Nossa Senhora Na antiga disciplina tinha 500 dias de indulgência decreto da sagrada Congregação das Indulgências, de 8 de julho de 1908 e da Sagrada Penitenciária, de 28 de março de 1935. Devemos fazer diariamente esta oração.

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

É bom refugiar-se na Chaga do Coração de Jesus

Porém, há ataques em que a alma não tem tempo de refletir nem de pedir conselho, nem para nada; então tem de travar uma luta de vida ou morte. Algumas vezes, é bom refugiar-se na Chaga do Coração de Jesus, sem dizer sequer uma palavra. Só por isso, o inimigo já está vencido.  [Diário de Santa Faustina nº 145]. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. Jesus eu confio em Vós! 

SÃO PIO X, PAPA
Nasceu na aldeia de Riese, na região de Veneza (Itália), em 1835. Depois deter desempenhado santamente o ministério sacerdotal, foi sucessivamente bispo de Mântua, patriarca de Veneza, e papa, eleito no ano 1903. Adotou como lema do seu pontificado “Restaurar todas as coisas em Cristo”, ideal que de fato orientou a sua ação pontifícia, na simplicidade de espírito, pobreza e fortaleza, dando assim um novo incremento à vida cristã na Igreja. Teve também de combater energicamente contra os erros que nela se infiltravam. Morreu no dia 20 de Agosto de 1914.
Oração: Ó Deus, que para defender a fé católica e restaurar todas as coisas em Cristo, cumulastes o papa São Pio X de sabedoria divina e coragem apostólica, fazei-nos alcançar o prêmio eterno, dóceis às suas instruções e seus exemplos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Novena "Almas Aflitas"
Segunda-feira, dia dedicado as Almas do Purgatório.
"Pai Eterno, eu vos ofereço o sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, intercedei pelas almas aflitas.
E vós, almas aflitas, ide perante a Deus e pedi a graça que necessito (fazer o pedido)". Rezar: Pai Nosso, Ave Maria e o Glória.

“Dai-lhes Senhor as almas o descanso eterno e que a luz perpétua as ilumine, Descansem em paz. Amém”.

domingo, 20 de agosto de 2017

Solenidade da Assunção de Nossa Senhora

Está longe de assustar-se, mas presta atenção, para saber de que lado o inimigo ataca, a fim de conseguir a vitória. Não faz nada às cegas, mas investiga, reflete profundamente e, não contando consigo mesma, reza com fervor e pede o conselho de cavaleiros experientes e sábios, e assim procedendo, consegue quase sempre vencer.  [Diário de Santa Faustina nº 145]. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. Jesus eu confio em Vós! 
Solenidade da Assunção de Nossa Senhora
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo 
segundo Lucas 1,39-56
 Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa,
 dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia.
 Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel.
 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria,
 a criança pulou no seu ventre
 e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
 Com um grande grito, exclamou:
 "Bendita és tu entre as mulheres
 e bendito é o fruto do teu ventre!"
 Como posso merecer
 que a mãe do meu Senhor me venha visitar?
 Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos,
 a criança pulou de alegria no meu ventre.
 Bem-aventurada aquela que acreditou,
 porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu".
 Maria disse:
 "A minha alma engrandece o Senhor,
 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,
 pois, ele viu a pequenez de sua serva,
 eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
 O Poderoso fez por mim maravilhas
 e Santo é o seu nome!
 Seu amor, de geração em geração,
 chega a todos que o respeitam.
 Demonstrou o poder de seu braço,
 dispersou os orgulhosos.
 Derrubou os poderosos de seus tronos
 e os humildes exaltou.
 De bens saciou os famintos
 despediu, sem nada, os ricos.
 Acolheu Israel, seu servidor,
 fiel ao seu amor,
 como havia prometido aos nossos pais,
 em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre".
 Maria ficou três meses com Isabel;
 depois voltou para casa.
 Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor.
Assunção de Nossa Senhora
A Assunção de Maria aos céus, em corpo e alma. Não poderia conhecer as corrupções do túmulo. Aquela Imaculada que nunca jamais fora atingida por nenhuma espécie de corrupção. A que fora Tabernáculo Vivo da Divindade, o mais perfeito Vaso de insigne devoção que contivera o Deus perfeito e verdadeiro. E Ela subiu aos céus e mergulhou na Santíssima Trindade; na vida do Pai, em dimensões quase infinitas participando dos insondáveis atributos divinos; na luz e glória do Filho, alagada a sua Alma no conhecimento e posse de Deus e de todas as coisas; no Amor e Chama do Divino Espírito Santo, estando o seu Coração num indizível e universal amor, capaz de deliciá-La eternamente ao seio de Deus e no reinado sobre todos os anjos e santos!
Salve Rainha! Salve, Maria!
Frank Dutt, o fundador da Legião de Maria
Terceiro Domingo – Vocações Religiosas – 
Dia da Vida Religiosa
No terceiro domingo do mês vocacional, a Igreja lembra dos religiosos. Homens e mulheres que consagraram suas vidas a Deus e ao próximo. Desta vocação brotam atuações que enriquecem nossas comunidades com pessoas que buscam viver  seus votos de castidade, obediência e pobreza. São testemunhos vivos do Evangelho.
Perseverantes, os religiosos estão a serviço do Povo de Deus por meio da oração, das missões, da educação e das obras de caridade. Com sua vida consagrada, eles demonstram que a vida evangélica é plenamente possível de ser vivida, mesmo em mundo excessivamente material e consumista. São sinais do amor de Deus e da entrega que o homem é capaz de fazer ao Senhor.

ORAÇÃO: Neste dia, Senhor, com o coração cheio de alegria, te agradecemos pela vida consagrada religiosa sendo sinal de esperança e de paz. Muito obrigada pelo esforço, dedicação e serviço junto aos mais pobres e sofridos. Conceda Senhor os dons do Espirito Santo para essa vocação, muitas bençãos e mais vocações. Guarda, fortalece e ilumina as(os) religiosas(os) fazendo-as(os)  felizes e santas(os) em sua missão. Amém.