quarta-feira, 30 de agosto de 2017

A alma nobre e delicada, vê Deus em tudo.

A alma nobre e delicada, ainda que a mais simples desde que possua uma fina sensibilidade, vê Deus em tudo, encontra-O em toda parte, sabe encontrar a Deus até debaixo das coisas obscuras. Tudo para ela tem significado, a tudo dá grande valor, por tudo agradece a Deus, de tudo tira proveito para a alma e atribui toda a glória a Deus.  [Diário de Santa Faustina nº 148]. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. Jesus eu confio em Vós! 

A beleza da alma humana
Você já se perguntou por que existe esse mundo? Já se perguntou o porquê da existência humana? Para que o homem e a mulher foram criados? Por que existimos? A Igreja Católica nos ensina através do Catecismo que o mundo foi criado para a glória de Deus. Nas palavras de São Boaventura, o mundo foi criado “não para aumentar a glória de Deus, mas para manifestar e comunicar a sua glória”. Olhando para a beleza da natureza, para a beleza da vida humana, podemos contemplar a beleza do Criador, a beleza infinita de Deus.

Vejamos ainda o que diz o Catecismo: “Deus nos colocou no mundo para conhecê-lo, servi-lo e amá-lo e, assim, chegar ao paraíso. De todas as criaturas visíveis, só o homem é capaz de conhecer e amar o seu Criador; só ele é chamado a compartilhar, pelo conhecimento e o amor, a vida de Deus. Foi para esse fim que o homem foi criado”. Isso é incrível: Fomos criados para “compartilhar” a vida de Deus. Deus quis “dividir” sua vida, sua glória conosco.

Deus manifestou no Homem sua glória sobremaneira, ao criá-lo à sua imagem e semelhança, dotando-o de uma alma capaz de comunicar-se com Ele. Deus criou um ser semelhante a Si para pode ter alguém com quem pudesse ter comunhão, relacionar-se, “entreter-se”. Segundo a mãe Igreja, “a alma se dissolve em Deus e se abisma na santa dileção, e se entretém com Deus como com seu próprio Pai, bem familiarmente, com ternura de piedade toda particular”.

Ora, é justamente na alma humana, única e imortal, que reside esta “imagem e semelhança” de Deus e a capacidade de comunhão com Ele: muitas vezes o termo alma designa na Sagrada Escritura a vida humana ou a pessoa humana inteira. Mas designa também o que há de mais íntimo no homem e o que há nele de maior valor; aquilo que mais particularmente o faz ser imagem de Deus: “alma” significa o princípio espiritual no homem.

Nossa alma possui três principais capacidades ou potências, que são: capacidade de conhecer ou entender que chamamos de inteligência ou entendimento, a capacidade de querer, que chamamos de vontade e a capacidade de sentir, que chamamos de sensibilidade. Sensibilidade abrange as nossas emoções (tristeza, alegria, raiva, etc), a imaginação, a memória e paixões. As potências superiores da alma – a inteligência e a vontade – são aquelas que nos fazem ser à imagem de Deus, porque Deus também tem Inteligência e Vontade, que, em Deus, são infinitas, e em nós finitas. Em toda a criação podemos encontrar vestígios de Deus, na ordem existente em todas as criaturas; mas nos anjos e nos homens há, além de vestígio de Deus, imagem d'Ele, ou seja, inteligência e vontade. Segundo são Boaventura, as almas em estado de graça possuem, além da imagem de Deus, Sua semelhança.

Ó beleza da alma humana: nada há na natureza visível, por mais maravilhoso que seja, algo que se equipare à sua beleza. Termino com uma frase de santo Agostinho para nossa meditação: “Ó alma: além do ser, formoso ser, eterno ser, e o viver, e o sentir, e o discernir, Deus te dotou de sentidos e te ilustrou com a sabedoria. Olha, pois, tua formosura, e entenderás que formosura tens de amar. E se por ti mesma não és capaz de contemplar-te como convém, porque pelo menos não aprendes a estimar-te como mereces? Tu tens um Esposo, e se não duvidares de sua formosura, claramente verás que, sendo Ele tão formoso, tão gracioso, tão único Filho de Deus, nunca se agradaria da tua vista, se não o arrebatasse tua singular beleza, mais admirável que toda beleza criada”.
Adilson Angolini
Oblato Corpus Christi
Fonte: http://www.corpuschristi.org.br/newsite/?p=928
Amados Leitores, no próximo dia 05 de setembro, celebraremos Santa Teresa de Calcutá, segue o link com a novena: http://totusmariae.org/novenas/madre-teresa-de-calcuta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário