PRIMEIRO DIA
Hoje, traze-me a humanidade inteira, especialmente todos os pecadores mergulha-os no oceano da Minha misericórdia. Com isso Me consolarás na marga tristeza em que a perda das almas Me afunda. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 1210]. Jesus eu confio em Vós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo
segundo João 6,60-69
Naquele tempo: muitos dos discípulos de Jesus que o escutaram, disseram: 'Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?' 1Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou:'Isto vos escandaliza? E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. Mas entre vós há alguns que não crêem'. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo. E acrescentou: 'É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai'. A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. Então, Jesus disse aos doze:'Vós também vos quereis ir embora?' Simão Pedro respondeu:'A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus'. Palavra da Salvação.Glória a Vós Senhor.
“É missão do povo de Deus assumir o compromisso sociopolítico transformador, que nasce do amor apaixonado por Cristo… Os cristãos são cidadãos e, como tais, junto com as pessoas de boa vontade, são interpelados a assumir ativamente esta cidadania em toda a sua amplitude… Ser cristão, sujeito eclesial, e ser cidadão não podem ser vistos de maneira separada… O cristão leigo expressa o seu ser Igreja e o seu ser cidadão na comunidade eclesial e na família, nas opções éticas e morais, no testemunho de vida profissional e social, na sociedade política e civil e em outros âmbitos. Busca sempre a coerência entre ser membro da Igreja e ser cidadão…”
“Os cristãos leigos e leigas são Igreja e como tal vivem sua cidadania no mundo, ou seja, assumem sua missão sem limites e fronteiras, através de sua presença nas macro e microestruturas que compõem o conjunto da sociedade. Eles sabem que a Igreja existe unicamente para servir. É a pessoa humana que deve ser salva. É a sociedade humana que deve ser renovada” (Documento citado, 167).
A Vocação Leiga é a vocação da grande maioria das pessoas. O Documento de Aparecida afirma que os leigos “são homens da Igreja no coração do mundo, e homens do mundo no coração da Igreja”. São fiéis que fizeram uma experiência de encontro com Cristo, e desejam servi-lo no mundo atual."
Nenhum comentário:
Postar um comentário