domingo, 12 de março de 2023

3º domingo da quaresma - Hoje não fecheis o vosso coração, mas ouvi a voz do Senhor e 3º dia da novena em honra a São José.

Reflete, Minha filha, sobre quem é Aquele com Quem o teu coração está estreitamente unido pelos votos...Antes de criar o mundo, Eu te amava com o amor que o teu coração experimenta hoje e, por todos  os séculos, o Meu amor nunca mudará. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 1754]. Jesus eu confio em Vós.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João 4,5-42

Naquele tempo,

chegou Jesus a uma cidade da Samaria, chamada Sicar,

junto da propriedade que Jacob tinha dado a seu filho José,

onde estava a fonte de Jacob.

Jesus, cansado da caminhada, sentou Se à beira do poço.

Era por volta do meio dia.

Veio uma mulher da Samaria para tirar água.

Disse lhe Jesus: «Dá Me de beber».

Os discípulos tinham ido à cidade comprar alimentos.

Respondeu Lhe a samaritana:

«Como é que Tu, sendo judeu,

me pedes de beber, sendo eu samaritana?»

De facto, os judeus não se dão com os samaritanos.

Disse lhe Jesus:

«Se conhecesses o dom de Deus

e quem é Aquele que te diz: ‘Dá Me de beber’,

tu é que Lhe pedirias e Ele te daria água viva».

Respondeu Lhe a mulher:

«Senhor, Tu nem sequer tens um balde, e o poço é fundo:

donde Te vem a água viva?

Serás Tu maior do que o nosso pai Jacob,

que nos deu este poço, do qual ele mesmo bebeu,

com os seus filhos a os seus rebanhos?»

Disse Lhe Jesus:

«Todo aquele que bebe desta água voltará a ter sede.

Mas aquele que beber da água que Eu lhe der

nunca mais terá sede:

a água que Eu lhe der tornar se á nele uma nascente

que jorra para a vida eterna».

«Senhor, suplicou a mulher dá me dessa água,

para que eu não sinta mais sede

e não tenha de vir aqui buscá la».

Vejo que és profeta.

Os nossos pais adoraram neste monte

e vós dizeis que é em Jerusalém que se deve adorar».

Disse lhe Jesus:

«Mulher, podes acreditar em Mim:

Vai chegar a hora em que nem neste monte

nem em Jerusalém adorareis o Pai.

Vós adorais o que não conheceis;

nós adoramos o que conhecemos,

porque a salvação vem dos judeus.

Mas vai chegar a hora – e já chegou –

em que os verdadeiros adoradores

hão de adorar o Pai em espírito a verdade,

pois são esses os adoradores que o Pai deseja.

Deus é espírito

e os seus adoradores devem adorá l’O em espírito e verdade».

Disse Lhe a mulher:

«Eu sei que há de vir o Messias,

isto é, Aquele que chamam Cristo.

Quando vier há de anunciar nos todas as coisas».

Respondeu lhe Jesus:

«Sou Eu, que estou a falar contigo».

Muitos samaritanos daquela cidade acreditaram em Jesus,

por causa da palavra da mulher.

Quando os samaritanos vieram ao encontro de Jesus,

pediram Lhe que ficasse com eles.

E ficou lá dois dias.

Ao ouvi l’O, muitos acreditaram e diziam à mulher:

«Já não é por causa das tuas palavras que acreditamos.

Nós próprios ouvimos

e sabemos que Ele é realmente o Salvador do mundo».

Palavras da Salvação. Glória a Vós Senhor. 

                          

        Neste tempo da Quaresma, somos chamados a viver de forma mais intensa e encarnada a oração, penitência e o jejum. O senhor derrama sua graça de forma especial a todos que se dispõe neste tempo em ser envolvidos por seu amor, permanecendo com Cristo no deserto, no calvário e na ressurreição. Por isso, rezando a oração para esta quaresma disponha-se a graça que Deus deseja derramar sobre nós:            

Senhor,

Nesta Quaresma, tempo de mergulhar no meu interior,
de revisão e de conversão,
ensina-me a descer sempre mais
até onde Tu te encontras: o meu coração.
Como “descer” até aí?

Pelo silêncio, encontrando tempo para rezar,
pela leitura da Tua Palavra que tanto me quer dizer,
pelos Sacramentos, especialmente a Confissão e a Santa Missa.

Também pela aceitação das contrariedades,
o peso das circunstâncias e da monotonia da vida…
com os olhos postos em Ti.

Senhor, Tu que estás no meu íntimo,
ajuda-me nesta Quaresma a fazer uma viagem ao meu interior,
para aí me encontrar contigo! Amém.

No dia 19 de março celebra-se São José, hoje 3º dia da novena em honra ao Pai Adotivo de Jesus e esposo da Virgem Maria. Segue o link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário