sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Maria - Mãe de Deus!

"Ó Jesus, Deus eterno, agradeço-Vos pelas Vossas inúmeras graças e benefícios. Que cada batida do meu coração seja um novo hino de ação de graças para Convosco, ó Deus! Que cada gota do meu sangue circule por Vós, Senhor. A minha alma é um só hino de adoração da Vossa misericórdia. Amo-Vos, Deus, por Vós mesmo" [Diário 1794]. Jesus eu confio em Vós!

Hoje celebramos Maria, mãe de Deus!
O Catecismo da Igreja Católica, no nº 495, nos diz que a “Igreja confessa que Maria é verdadeiramente mãe de Deus”. Esta afirmação pode ser vista solenemente proclamada pelo Papa Paulo IV, no dia 7 de agosto de 1555, quando diz: “A bem-aventurada Virgem Maria foi verdadeiramente mãe de Deus, e guardou sempre íntegra a virgindade, antes do parto, no parto e constantemente depois do parto”. O que podemos entender desta afirmação? Qual é a fé da Igreja católica na maternidade divina de Maria?
A importância do dogma da maternidade divina
Porque Maria foi escolhida para ser mãe de Jesus, podemos deduzir os outros três dogmas marianos: Maria foi preservada do pecado original, em função de sua missão singular na história da salvação; ela permaneceu virgem em sinal de sua consagração radical ao projeto salvífico; e foi assunta aos céus em corpo e alma, em virtude de sua correspondência ímpar à vontade do Pai. A vocação de gerar a natureza humana de Jesus é singular e só pode ser entendida dentro das ações maravilhosas que Deus realizou em função de seu povo. A maternidade divina justifica, explica e fundamenta os outros dogmas marianos.
Assim, fica claro o que significa o título mariológico: se Maria é mãe, ela não é mãe de uma natureza, mas de uma pessoa. Ora, a pessoa a quem Maria deu à luz é a única pessoa do Verbo de Deus. Logo, Maria é mãe de Deus. A Igreja não afirma que Maria criou ou gerou a natureza divina. Todavia, no momento em que ficou grávida, gerou a natureza humana unida a pessoa divina, e quem nasceu foi Jesus, Deus feito homem.
Fonte:http://arqrio.org/formacao/detalhes/159/maria-mae-de-deus

ATO DE ENTREGA A VIRGEM MARIA DO ANO NOVO

Ó Virgem Maria intercedeste na festa daquele casamento em Caná da Galileia, confiante entrego sobre o olhar cuidadoso de Maria todo este Ano Novo que se inicia. Minha saúde, meu trabalho, as pessoas com quem vou me encontrar no decorrer deste ano, minhas dificuldades e problemas, minhas decisões, meus planos e projetos, minha família, amigos e até aqueles que não gostam de mim, pois quero fazer a Vontade de Deus como Tu fizeste. Entrego nas Tuas mãos Imaculadas as chaves de tudo que irei fazer, livra-me de todo mal, físico e espiritual e não me deixes cair no pecado, mas conduzi-me sempre na graça de Deus, guardai-me, defendei-me como coisa e propriedade vossa. O Espírito Santo é o Vinho Novo que nos veio por Jesus na intercessão de Maria. Enche-nos Senhor com a Paz e os sete dons do Teu Espírito: a Sabedoria, a Ciência, o Discernimento e a Inteligência, o dom do conselho, da Piedade e do Temor de Deus, pois neste ano novo quero ser como Maria conduzida em tudo pelo Espírito Santo. 
“Tudo por Jesus nada sem Maria”!
Benção de Ano Novo (Nm 6, 24-26):

“O Senhor te abençoe e te guarde!

O Senhor te mostre a sua face e conceda-te sua graça!

O Senhor volva o seu rosto para ti e te dê a paz”!
FELIZ ANO NOVO, VIDA NOVA!!!


DIA MUNDIAL DA PAZ E FRATERNIDADE UNIVERSAL!



Nenhum comentário:

Postar um comentário