quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Quarta feira de cinzas.

 A Mestra já não me acompanhará passo a passo, para me ensinar aqui, repreender ali, advertir, encorajar ou censurar mais adiante. Sinto um estranho medo de ser deixada só. Jesus, encontrai uma solução para isso. Continuarei a ter uma Superiora, sim, é verdade, mas a gente ficará já mais entregue a si própria. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 217]. Jesus eu confio em Vós!
QUARTA FEIRA DE CINZAS - INICIO DA QUARESMA
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 6,1-6.16-18
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:  'Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensado vosso Pai que está nos céus.  Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo:eles já receberam a sua recompensa.  Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita,  de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo:eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor!
 
Quando as cinzas da quarta
 Se tornarem brancas
 Quando as notas das falas
 Se tornarem brandas
 Eu deixarei que minha voz descanse
 Sobre o acorde do silêncio
 Mas enquanto as armas estiverem prontas
 E os olhares altivos revelarem afrontas
 Eu colocarei a minha voz
 Sobre o acorde da coragem
 E cantarei o sonho de extinguir a guerra
 Romper as cercas, libertar a terra
 Despejar no mundo cores de aquarela
 Preparando a vida pra outra primavera
 E cantarei o sonho de colher milagres
 E ver romper da terra inúmeros altares
 Pra derramar no mundo cores de eucaristia
 Que semeia a noite para florescer o dia
 Quando a fome dos pobres for só de beleza
 Quando a chama da paz já estiver acesa
 Eu deixarei que minha voz descanse
 Sobre o acorde do silêncio
 Mas enquanto as retas estiverem tortas
 E a morte insistir em manchar as portas
 Eu colocarei a minha voz
 Sobre o acorde da coragem
Padre Fábio de Melo 
SÃO CIRILO, MONGE, E SÃO METÓDIO, BISPO
Cirilo, natural de Tessalônica, recebeu uma excelente formação em Constantinopla. Juntamente com seu irmão, Metódio, dirigiu-se para a Morávia, a fim de pregar a fé católica. Ambos compuseram os textos litúrgicos em língua eslava, escritos em letras que depois se chamaram “cirílicas”. Chamados a Roma, ali morreu Cirilo, a 14 de fevereiro de 869. Metódio foi então ordenado bispo e partiu para a Panônia, onde exerceu intensa atividade evangelizadora. Muito sofreu por causa de pessoas invejosas, mas sempre contou com o apoio dos Pontífices Romanos. Morreu no dia 6 de abril de 885 em Velehrad (República Tcheca). Santo João Paulo II proclamou-os patronos da Europa junto com São Bento.
Oração: Ó Deus, pelos dois irmãos Cirilo e Metódio, levastes a luz do Evangelho aos povos eslavos; dai-nos acolher no coração a vossa Palavra e fazei de nós um povo unido na verdadeira fé e no fiel testemunho do Evangelho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário