quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Graças e louvores se deem a todo momento, ao Santíssimo e Digníssimo Sacramento.

 Conheço cada vez melhor o quanto toda alma necessita da misericórdia de Deus ao longo de toda sua vida, mas especialmente na hora da morte. Esse Terço é para aplacar a irá de Deus, como Ele próprio me disse. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 1036]. Jesus eu confio em Vós.

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO EM TEMPOS QUARESMAIS
1 “Aqui estou, meu Senhor e meu Deus, perante este altar, onde vos conservais dia e noite por seu amor. Sois a fonte de todos os bens, o médico para todos os males, o tesouros de todos os pobres: aos vossos pés está hoje um pecador, de todos o mais pobre e enfermo, que implora a vossa piedade; tende compaixão de mim. Suscitai em meu coração o espírito do Jejum, caridade e oração. Que este tempo quaresmal possa ser de conversão e  busca de Vosso reino”.

2 Tende misericórdia, Senhor, tende misericórdia! Fazei que vos sigamos com amor e fé, justiça e humildade, com autodomínio, fidelidade e coragem! Que nesta quaresma possamos ir ao Vosso encontro, silenciosamente. Dai-nos um espírito puro para ver-Vos; um espírito humilde para ouvir-Vos, um espírito amoroso para servir-Vos e um espírito de fé para amar-Vos.

3 A Quaresma é um tempo de preparação para os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. É um tempo privilegiado para a oração, buscando-se nesta a força transformadora da graça de Deus e a Sua vontade para as nossas vidas.

Rezemos juntos a oração do ofício quaresmal:

Ó Pai, nesta Quaresma, ouvi nossos pedidos: na mais contrita prece nos vedes reunidos. Sondais as nossas almas, na fé tão inconstante: se para vós se voltam, mudai-as quanto antes. Pecamos, na verdade, tão longe da virtude: Senhor, por vosso nome, a todos dai saúde. Fazei que nosso corpo, enfim disciplinado, o dia todo fuja da culpa e do pecado. Que o tempo da Quaresma nos leve à santidade, e assim possamos louvar a glória da Trindade. Amém!

MULHERES NA BIBLIA: JOANA DE CUZA

Joana de Cuza: A mulher de formosos pés

Lucas 8:1-3 -  Aconteceu, depois disto, que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus, e os doze iam com ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Suzana e muitas outras, as quais lhe prestavam assistência com os seus bens.

Quem foi Joana de Cuza?

 Joana era casada com Cuza, um procurador de Herodes. Este cargo era uma posição elevada que envolvia a gerência das finanças do rei Herodes (Bíblia Anotada).Joana era rica, bem posicionada socialmente e ligada ao poder. Frequentava os lugares nobres da Judéia.

Cuza frequentava a casa de Herodes.

Herodes foi o responsável pela morte do primo de Jesus, João Batista. Homem sagaz, por Jesus comparado à uma raposa, animal astuto, fingido e egoísta.

Lição 1 – Livre-se de pré- conceitos

Jesus não a rejeitou. Jesus não rejeita a ninguém, nem mesmo por ser ela a esposa de um alto funcionário de Herodes Antipas, a “raposa” que mataria João Batista:

‘’ E respondeu-lhes: Ide, e dizei àquela raposa: Eis que eu expulso demônios, e efetuo curas, hoje e amanhã, e no terceiro dia sou consumado (Lucas 13.32).’’

Mateus 19:23- 26: 23 Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus.  24E outra vez vos digo que é mais fácil um camelo passar pelo fundo duma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.  25Quando os seus discípulos ouviram isso, ficaram grandemente maravilhados, e perguntaram: Quem pode, então, ser salvo?    26Jesus, fixando neles o olhar, respondeu: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível. 

Joana nos ensina que o Reino é ganho à força. Força interna de romper consigo mesmo.

A dificuldade dita por Jesus sobre o rico ser salvo não significa impossibilidade.

Joana é prova disso.

Ela rompeu com essa tão grande barreira e renunciou seu coração ao Mestre Jesus.

Não julgue ninguém pelo que possui ou é. O Reino também foi feito para ele.

Como Joana conheceu o Salvador?

2 e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios;

3 e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes…

Joana em algum momento não mencionado na Bíblia foi curada e libertada de algum mal que padecia.

A humildade  dá acesso ao Rei

São nossas fraquezas, dores, enfermidades de corpo e de alma que nos conduzem à salvação.

São nossas deficiências que nos abrem caminho para conhecer Jesus.

Não há posição social, graduação ou fama que nos torna suficientes. Joana tinha tudo e não possuía nada até ter o encontro com o Salvador.

Em seu caráter existia algo: Humildade.

“Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5:3).

Humildade não é ser pobre e não possuir bens. Isso é nível social. Humildade é mental e espiritual. Humildade é reconhecer.

A humildade nos permite assumir nossa debilidade: Joana em algum momento decidiu que necessitava do recurso maior que era Jesus.

Reconheceu sua doença ou prisão espiritual, para isso é preciso ser humilde. Não há lugar para a arrogância.

Tiago 4:6 - 6 Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

A arrogância também impede nosso entendimento da verdade.

Se não queremos admitir a necessidade de mudança, ou não queremos aceitar o fato que alguma outra pessoa sabe ou pode mais do que nós não alcançaremos o que Joana alcançou.

O que fez Joana após receber graça?

 Após sua cura, seja qual foi, Joana passou a seguir Jesus, frequentar os mesmos lugares que ele e o servir com seus bens.

Lucas 8: 3 -3 e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Suzana e muitas outras, as quais lhe prestavam assistência com os seus bens.

Joana se juntou à Maria, Isabel, Suzana, Maria Madalena entre outras simplesmente para servir com o que possuía.

Amor + Gratidão = Tudo entregarei

A Gratidão é um sentimento gerado após um favor recebido.

Gratidão gera amor.

E amor gera renúncia e doação.

Joana passou a sustentar o ministério de Jesus. Passou a se dedicar com os bens que possuía.

É impossível receber de Deus e não nascer o desejo de retribuir.

Se não sentimos esse desejo é porque não recebemos verdadeiramente.

É automático. É voluntário.

Cultivemos o desejo de contribuir, servir. Melhor ainda que receber é Dar.

Quanto mais se dá, mais se recebe.

Joana recebeu além da sua libertação, recebeu a virtude de servir e isso lhe resultou em privilégios que toda sua riqueza não poderia comprar:

O que Recebeu por sua presteza?

Joana recebeu privilégios e honras que seu dinheiro nunca poderia ter lhe proporcionado:

a) Testemunhou a morte de Jesus;

b) Viu onde o corpo de Jesus foi sepultado;

c) Preparou aromas para o corpo de Jesus;

d) Se dirigiu ao túmulo de Jesus para perfumar Seu corpo;

e) Viu o túmulo vazio;

g) Se assustou com a presença dos dois anjos;

h) Lembrou das palavras de Jesus acerca dos eventos de Sua iminente morte e ressurreição;

i) E foi contar tudo aos apóstolos e aos que com eles estavam reunidos.

Transformação de vida:

De uma debilitada senhora frequentadora de palácios, Joana tornou-se uma missionária. 

Que nossos pés não comportem apenas belos sapatos, mas sim que sejam formosos porque correm para compartilhar o que um dia recebeu: Jesus!

Isaías 52:7 - 7 Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!

Romanos – 10:15. 10 Quão formosos são os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas’’.

FONTE:https://josypsico.wordpress.com/2015/09/26/joana-de-cuza-a-mulher-de-formosos-pes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário