A história de Rute é uma das mais amadas da bíblia, vamos juntos ver o que podemos aprender com ela!
Rute nasceu em família pagã. Um dia chega uma família de hebreus vindo morar em Moabe. Elimeleque, com sua esposa Noemi e seus dois filhos Malom, e Quiliom. Rute se casa com um deles e aprende coisas sobre o Deus dos hebreus.
Passado um tempo todos os homens da casa morrem. Rute toma a decisão de seguir Noemi e o seu Deus, ai sua história muda. O que não muda é o nosso Deus!
Rute acompanhou Noemi de volta a Belém, porém, sua vida no início não foi nada fácil. A moabita não era vista com bons olhos pelas ruas da cidade. Ela era uma mulher sozinha em uma terra estrangeira, que tinha que ir ao campo, executar trabalho para conseguir o que comer. Ela vai em frente, encara a colheita, trabalha de sol a sol, faz o que é necessário para o bem de sua família.
Na providência do Senhor, Rute eventualmente conhece um homem chamado Boaz, homem bom e piedoso. Boaz a trata tão bem que ela se surpreende; como é que uma estrangeira pode ser tão bem tratada? Noemi percebe a oportunidade de ao mesmo tempo conseguir um marido para Rute e recuperar as terras de seu marido falecido.
Não existem “acasos ou coincidências” na vida dos filhos de Deus, pois Ele, cuida e guia nossos passos. Nada pega Deus de surpresa!
Rute saiu para buscar espigas (ninguém havia mandado) SEM companhia, mas estava com Deus, no qual dirigiu seus passos até aquele campo.
E foi no campo, que um homem chamado Boaz a viu, e deu ordem aos seus segadores que deixassem espigas espalhadas para que Rute, recolhesse e levasse a sua sogra.
Rute não sabia naquele momento, mas Deus estava mudando a sua história. E é assim nos nossas vidas também meninas!
Com seu trabalho, amor, dedicação... todos na cidade viam quanto Rute se preocupava com sua sogra. Até o proprietário Boaz disse: Toda a cidade do meu povo sabe que és Mulher Virtuosa!
Veja as características pessoais de Rute:
1-Devota a família. (Rute 1:15-18)
2-Feliz no que fazia (Rute 2:2)
3-Diligente em suas ocupações (Rute2:7,17,23)
4-Delicada quando falava (Rute2:10,13)
5-Dependente de Deus (Rute2:12)
6-Zelosa quanto ao seus vestidos (Rute 3:3)
7-Discreta com os homens (Rute3:6,13)
8-Fonte de Benção (Rute4:14,15)
O final da história é de encher o coração; Rute a moabita é agora parte do povo de Deus. Ela que nascera sem esperança humana de conhecer o Deus verdadeiro, por meio da maravilhosa teia da providência divina casou-se com Boaz. E o final do livro reserva surpresas! Rute se torna ancestral do próprio Rei Davi!
Linda história!! Aprendi que Deus é quem dirige os nossos passos e coincidências não existem...é Deus trabalhando! Cabe a nós sermos fiéis!
A história de Rute mostra a providência de Deus em meio às adversidades e tristezas.
Deus usa pessoas simples e acontecimentos corriqueiros para alcançar os seus propósitos. Basta que tenhamos fé para enxergar nas infelicidades os milagres que poderão acontecer! FÉ! ACREDITAR NO MILAGRE!!!
A história de RUTE mudou completamente. O que não muda é o nosso Deus. Rute pode ser eu, você. A história continua a mesma, o que muda são os personagens!!!!
fonte:http://pequenogrupoelas.blogspot.com/2012/12/rute-serie-mulheres-da-biblia.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário