domingo, 2 de maio de 2021

5º domingo da páscoa - Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto.

 

Sinto com antecipação toda grande graça; uma estranha saudade e desejo de Deus me envolve e espero por ela. E, quanto maior ela é, mais distintamente a pressinto e maior é a luta que travo com o inimigo da minha salvação. A minha alma encontra-se, muitas vezes, num tal estado que tenho que utilizar aqui uma comparação: de dois amigos sinceros; um dos quais está preparando um grande banquete ao qual convidou o seu amigo. O primeiro se alegra e o outro também se alegra, todavia o banquete será na hora estabelecida. – Pois bem, esses momentos que precedem imediatamente a graça são tão impetuoso que me é difícil descrevê-los. Caracterizam-se por uma dolorosa saudade e por uma chama viva de amor. Sinto que o Senhor está presente, mas não posso mergulhar Nele por completo, porque ainda não chegou a hora estabelecida. Algumas vezes, antes de um tal momento de graça, fico inteiramente despojada – na mente, na vontade e no coração. Fico sozinha e aguardo só a Deus. É Ele mesmo que faz isso em mim, antes da Sua vinda. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 1100]. Jesus eu confio em Vós.

PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João 15, 1-8

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: “Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais frutos ainda. Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei.

Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.

Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados.

Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

Rainha dos céus, alegrai-vos. Aleluia! 
Porque Aquele que merecestes trazer em vosso seio. Aleluia! 
Ressuscitou como disse. Aleluia! 
Rogai por nós a Deus. Aleluia! 
D./ Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria. Aleluia! 

C./ Porque o Senhor ressuscitou, verdadeiramente. Aleluia!
SANTO ATANÁSIO, 
BISPO E DOUTOR DA IGREJA
Nasceu em Alexandria no ano 295. No Concílio de Nicéia, acompanhou o bispo Alexandre a quem sucedeu no episcopado. Lutou corajosamente contra os arianos; tendo por isso suportado muitos sofrimentos e foi várias vezes condenado ao exílio. Escreveu importantes obras doutrinais e em defesa da verdadeira fé. Morreu em 373.

Oração: Deus eterno e todo-poderoso, que nos destes em Santo Atanásio um exímio defensor da divindade de vosso Filho, concedei-nos, por sua doutrina e proteção, crescer continuamente no vosso conhecimento e no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário