sábado, 11 de julho de 2015

São Bento, rogai por nós!

Confia tudo a Mim e não faças nada por tua conta, e terás sempre grande liberdade de espírito; e nenhuma circunstancia nem acontecimento conseguirão perturbar-te. [Diário 1685]. Jesus eu confio em Vós!
HOJE CELEBRAMOS SÃO BENTO
A MEDALHA DE SÃO BENTO 
O uso habitual da medalha coloca-nos sob a especial proteção de São Bento, principalmente quando se tem confiança nos méritos desse Santo e nas virtudes da Cruz do Nosso Senhor Jesus Cristo. Ela nos assegura contra as ciladas do demônio e também para alcançar graças espirituais, como conversão, vitória contra tentações, inimizades, inveja, etc. 
O símbolo da nossa redenção, a cruz, gravada na medalha não tem por fim nos livrar da prova; no entanto, a virtude da cruz de Jesus e a intercessão de São Bento produzirão efeitos salutares em muitas circunstâncias, a medalha concede, também, graças especiais para hora da morte, pois, São Bento com São José são padroeiros da boa morte. Para se ficar protegido das ciladas do demônio, é preciso acima de tudo estar na graça e amizade com Deus. Portanto é preciso servi-lo e amá-lo cumprindo os deveres religiosos: Oração, missa, recepção dos sacramentos… Com isso, nem o demônio, nem qualquer criatura terá o poder para prejudicar verdadeiramente uma alma única a Deus.
Rezemos: Glorioso São Bento, por sua intercessão afaste de nós todas as desgraças tanto corporais como espirituais, especialmente o mal do pecado. Amém. 
O SIGNIFICADO DA MEDALHA DE SÃO BENTO 
Na frente da medalha (veja foto) são apresentados uma cruz e entre seus braços estão gravadas as letras C S P B, cujo significado é, do latim: Cruz Sancti Patris Benedicti - "Cruz do Santo Pai Bento".

Na haste vertical da cruz lêem-se as iniciais C S S M L: Crux Sacra Sit Mihi Lux - "A cruz sagrada seja minha luz".

Na haste horizontal lêem-se as iniciais N D S M D: Non Draco Sit Mihi Dux - "Não seja o dragão meu guia".

No alto da cruz está gravada a palavra PAX ("Paz"), que é lema da Ordem de São Bento. Às vezes, PAX é substituído pelo monograma de Cristo: I H S.

À partir da direita de PAX estão as iniciais: V R S N S M V: Vade Retro Sátana Nunquam Suade Mihi Vana - "Retira-te, satanás, nunca me aconselhes coisas vãs!" e S M Q L I V B: Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas - "É mau o que me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos!".

Nas costas da medalha está São Bento, segurando na mão esquerda o livro da Regra que escreveu para os monges e, na outra mão, a cruz. Ao redor do Santo lê-se a seguinte jaculatória ou prece: EIUS - IN - OBITU - NRO - PRAESENTIA - MUNIAMUR - "Sejamos confortados pela presença de São Bento na hora de nossa morte".

É representado também a imagem de um cálice do qual sai uma serpente e um corvo com um pedaço de pão no bico, lembrando as duas tentativas de envenenamento, das quais São Bento saiu, milagrosamente, ileso.

São Bento rogai por nós, que recorremos a Vós!
5º dia da Novena de Nossa Senhora do Carmo

Feliz és tu que acreditastes” ( Lc 1, 45).
Maria é mulher bendita, porque acreditou no cumprimento da Palavra do Senhor. Ela é discípula que escuta a Palavra e se engaja no projeto de Deus, na instauração de seu Reino aqui na terra. Que nós também saibamos aderir à Boa Nova de Jesus.
Súplica a Maria
O verdadeiro devoto de Nossa Senhora torna-se discípulo de Jesus. Nossa devoção a Maria deve ser expressão do nosso amor e da nossa confiança em seu Filho Jesus: Caminho, Verdade e Vida. Supliquemos a Deus, por intermédio de Nossa Senhora do Carmo: pelas suas intenções pessoais e por todas aquelas pessoas que nos pedem orações.
Oração a Nossa Senhora do Carmo
Ó Bendita e Imaculada Virgem Maria, honra e esplendor do Carmelo! Vós que olhais com especial bondade para quem traz o vosso bendito escapulário, olhai para mim benignamente e cobri-me com o manto de vossa maternal proteção. Fortificai minha fraqueza com vosso poder, iluminai as trevas do meu espírito com a vossa sabedoria, aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade. Ornai minha alma com as graças e as virtudes que a tornem agradável ao vosso divino Filho. Assisti-me durante a vida, consolai-me na hora da morte com a vossa amável presença e apresentai-me à Santíssima Trindade, como vosso filho e servo dedicado. E lá no céu eu quero louvar-vos e bendizer-vos por toda eternidade. Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós. Amém.Ave Maria (3 vezes).
Consagração a Nossa Senhora
Neste quinto dia da novena, consagremo-nos com muita fé à Nossa Senhora, para que, consagrados, escutemos a Palavra de Deus e a coloquemos em prática.
“Ó minha Senhora e também minha Mãe, eu me ofereço, inteiramente todo a vós. E em prova da minha devoção, eu hoje vos dou meu coração. Consagro a vós meus olhos, meus ouvidos, minha boca. Tudo o que sou, desejo que a vós pertença. Incomparável Mãe, guardai-me, defendei-me, como coisa e propriedade vossa. Amém.”

Um comentário: