domingo, 6 de dezembro de 2015

2. Domingo do Advento - Preparai o caminho do Senhor!

Diz Santa Faustina:_ Hoje, durante a Santa Missa, mergulhei inconscientemente na infinita majestade de Deus. Toda a imensidão do amor de Deus inundou a minha alma. Nesse momento especial conheci quanto Deus se rebaixou por mim _ Aquele que é o Senhor dos senhores. E o que sou eu, miserável, para assim conviverdes comigo? O espanto que me dominou depois dessa graça especial permaneceu muito vivo o dia inteiro. Aproveitando da familiaridade que o Senhor me concedeu, pedir-lhe pelo Mundo todo. [ Diário 870 ]. Jesus eu confio em Vós!
EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO SEGUNDO SÃO LUCAS - 3, 1-6
2º DOMINGO DO ADVENTO
No décimo quinto ano do reinado do imperador Tibério,quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia, Herodes tetrarca da Galileia, seu irmão Filipe tetrarca da região da Itureia e Traconítide e Lisânias tetrarca de Abilene, no pontificado de Anás e Caifás, foi dirigida a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto.E ele percorreu toda a zona do rio Jordão, pregando um batismo de penitência para a remissão dos pecados, como está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías: 
"Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. 
Sejam alteados todos os vales e abatidos os montes e as colinas; endireitem-se os caminhos tortuosos e aplanem-se as veredas escarpadas; e toda a criatura verá a salvação de Deus". Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor!
2º DIA DO TRÍDUO EM PREPARAÇÃO PARA A ABERTURA DO ANO SANTO DA MISERICÓRDIA 
Na terça-feira dia 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, começa o Ano Santo da Misericórdia. O papa Francisco convocou a Igreja para que todas as pessoas possam experimentar a misericórdia de Deus. Assim escreve na Bula de proclamação do Jubileu extraordinário da Misericórdia:
“Decidi convocar um Jubileu Extraordinário que tenha o seu centro na Misericórdia de Deus. Será um Ano Santo da Misericórdia. (…) Este Ano Santo iniciará na próxima Solenidade da Imaculada Conceição e concluirá aos 20 de novembro de 2016.”
Com toda a Igreja acolhemos com alegria o convite do papa e desde já nos comprometemos em abrir as portas do nosso coração, das nossas casas, das nossas comunidades e das nossas Igrejas para que o Deus de Jesus, o Deus misericordioso, o Deus que tem o rosto dos que precisam de nós possa entrar e ficar a vontade.

MEDITAÇÃO:  Escreve o Papa na Bula de proclamação do Jubileu extraordinário da Misericórdia: Temos uma parábola da qual tiramos uma lição para o nosso estilo de vida cristã. Interpelado pela pergunta de Pedro sobre quantas vezes fosse necessário perdoar, Jesus respondeu: «Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete» (Mt18, 22) e contou a parábola do «servo sem compaixão». Este, convidado pelo senhor a devolver uma grande quantia, suplica-lhe de joelhos e o senhor perdoa-lhe a dívida. Mas, imediatamente depois, encontra outro servo como ele, que lhe devia poucos centavos; este suplica-lhe de joelhos que tenha piedade, mas aquele recusa-se e o faz botar na prisão. Então o senhor, tendo sabido do fato, zanga-se muito e, convocando aquele servo, diz-lhe: «Não devias também ter piedade do teu companheiro, como eu tive de ti?» (Mt 18, 33). E Jesus concluiu: «Assim procederá convosco meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar ao seu irmão do íntimo do coração» (Mt 18, 35)
Oração pelo Ano Santo da Misericórdia
Senhor Jesus Cristo, Vós que nos ensinastes a ser misericordiosos como o Pai celeste, e nos dissestes que quem Vos vê, vê a Ele. Mostrai-nos o Vosso rosto e seremos salvos. O Vosso olhar amoroso libertou Zaqueu e Mateus da escravidão do dinheiro; a adúltera e Madalena de colocar a felicidade apenas numa criatura; fez Pedro chorar depois da traição, e assegurou o Paraíso ao ladrão arrependido. Fazei que cada um de nós considere como dirigida a si mesmo as palavras que dissestes à mulher samaritana: Se tu conhecesses o dom de Deus! Vós sois o rosto visível do Pai invisível, do Deus que manifesta sua onipotência sobretudo com o perdão e a misericórdia: fazei que a Igreja seja no mundo o rosto visível de Vós, seu Senhor, ressuscitado e na glória. Vós quisestes que os Vossos ministros fossem também eles revestidos de fraqueza para sentirem justa compaixão por aqueles que estão na ignorância e no erro: fazei que todos os que se aproximarem de cada um deles se sintam esperados, amados e perdoados por Deus. Enviai o Vosso Espírito e consagrai-nos a todos com a sua unção para que o Jubileu da Misericórdia seja um ano de graça do Senhor e a Vossa Igreja possa, com renovado entusiasmo, levar aos pobres a alegre mensagem proclamar aos cativos e oprimidos a libertação e aos cegos restaurar a vista. Nós Vo-lo pedimos por intercessão de Maria, Mãe de Misericórdia, a Vós que viveis e reinais com o Pai e o Espírito Santo, pelos séculos dos séculos. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário