quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

A santidade de Deus derrama-se sobre a Sua Igreja e sobre toda a alma que nela vive.

O primeiro atributo que o Senhor me deu a conhecer foi a Sua santidade. Essa santidade é tão elevada que tremem diante d`Ele todas as potestades e virtudes. Os espíritos puros cobrem o seu rosto e mergulham em incessante adoração, e têm apenas uma palavra para expressar a maior honra, isto é - ¨Santo¨... A santidade de Deus derrama-se sobre a Sua Igreja e sobre toda a alma que nela vive, embora nem sempre com a mesma intensidade. Existem almas inteiramente divinizadas, enquanto há outras que apenas vivem. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 180]. Jesus eu confio em Vós!
162. O que ensina a Igreja sobre a “adoração eucarística”?
A Presença real de Jesus na Eucaristia não depende do ato de fé de ninguém, pois é um livre dom e decisão do Senhor. Os próprios Apóstolos não entenderam o que ele fazia na Última Ceia, mas isto não impediu que sua doação total, afetiva e efetiva: Isto é o meu Corpo que é para vós (1Cor 11,24). Por isso a Igreja sempre ensinou que, mesmo fora do momento da comunhão do fiel, a Hóstia consagrada continua sendo o dom da Presença do Senhor em Corpo, Alma, Sangue e Divindade. Daí o respeito e o carinho que o guarda nas igrejas e muitas capelas, no chamado tabernáculo ou sacrário, sempre com uma luzinha acesa para indicar que Jesus está ali.
Daí também os atos de adoração pessoal e comunitária que os cristãos são chamados a fazer diante do Santíssimo Sacramento: visitas, horas santas, vigílias, adoração perpétua em certos santuários, bênçãos do Santíssimo, procissões do Corpo de Deus, Congressos Eucarísticos, etc.

Tabernáculo ou Sacrário
É do tabernáculo ou sacrário que se retira a comunhão para os fiéis enfermos ou impossibilitados de ir à Igreja. Vale lembrar a história do mártir adolescente, São Tarcísio, que foi assassinado a pedradas defendendo o Santíssimo Sacramento, que levava aos cristãos presos e esperando ser executados por sua fé, no tempo das perseguições no Império Romano. Os sacerdotes confiavam à piedade deste jovem leigo a difícil tarefa, pois ele podia ir mais facilmente ao cárcere. São Tarcísio é como um exemplo para todos os leigos e leigas que, pelo mundo afora, exercem o ministério extraordinário da comunhão eucarística.
* R. Paiva, SJ, “Catecismo Católico Bíblico”, Loyola / SP 2015
SANTO AMBRÓSIO, BISPO E DOUTOR DA IGREJA 
Memória 
Nasceu em Treves, pelo ano 340, de uma família romana, fez os seus estudos em Roma e iniciou em Sírmio a carreira da magistratura. Em 374, vivendo em Milão, foi inesperadamente eleito bispo da cidade e recebeu e recebeu a ordenação no dia 7 de dezembro. Fiel cumpridor do seu dever, distinguiu-se sobretudo na caridade para com todos, como verdadeiro pastor e doutor dos fiéis. Protegeu corajosamente os direitos da Igreja; com seus escritos e atos defendeu a verdadeira doutrina da fé contra os Arianos. Morreu no Sábado Santo, dia 4 de abril de 397.

Oração: Ó Deus, que fizestes o bispo Santo Ambrósio doutor da fé católica e exemplo de intrépido pastor, despertai na vossa Igreja homens segundo o vosso coração, que a governem com força e sabedoria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.
Amanhã celebraremos a Imaculada Conceição, 3º dia do tríduo
Ave Maria, por vossa pureza, conserva puro meu corpo e minha alma.
Abre-me largamente o vosso coração e o coração de vosso divino Filho. Concede-me um profundo reconhecimento de mim mesmo e a graça da perseverança até a morte. Dá-me almas e tudo mais toma-o para vós. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário