quarta-feira, 31 de julho de 2024

Senhor Tu és maravilhoso Tu és altíssimo.

 


Durante uma adoração Jesus me prometeu: As almas que recorrem à Minha misericórdia e aquelas que glorificarem e anunciarem aos outros a Minha grande misericórdia, na hora da morte Eu as tratarei de acordo com a Minha infinita misericórdia.

O Meu Coração sofre – disse Jesus – porque até as almas eleitas não compreendem como é grande a Minha misericórdia. A convivência delas está imbuída de uma certa desconfiança. Oh! como isso fere Meu Coração! Lembrai-vos da Minha Paixão e, se não credes nas Minhas palavras, crede ao menos nas Minhas Chagas. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 379]. Jesus eu confio em Vós!

TODA QUARTA FEIRA É DEDICADA A SÃO JOSÉ
Oração a São José (S. Francisco de Sales)

Glorioso São José, esposo de Maria concede-nos a tua proteção paternal, nós te suplicamos pelo Coração de Jesus e pelo Coração Imaculado de Maria. Tu cujo poder se estende a todas as nossas necessidades e sabes tornar possíveis as coisas impossíveis, abre os teus olhos de pai pelos interesses dos teus filhos. Nas dificuldades e sofrimentos que nos esmagam, recorremos a ti com confiança. Digna-te a tomar sob a tua conduta caridosa este assunto importante e difícil, causa da nossa inquietação... (mencionar a necessidade). Faz com que a feliz resolução seja para a melhor glória de Deus e para o bem dos seus fieis servidores. Ó tu amável São José, que nunca em vão invocamos, tu cujo crédito é tão poderoso junto de Deus que até se pode dizer: «No Céu, São José manda mais do que suplica», terno pai, reza por nós a Jesus, reza por nós a Maria. Sê nosso advogado junto deste Divino Filho do qual tu foste aqui em baixo o pai adoptivo tão atento, tão amável e protetor fiel. Sê nosso advogado junto de Maria, da qual foste esposo amantíssimo e tão ternamente amado. Acrescenta a todas as tuas glórias a de ganhar a causa difícil que nós te confiamos. Nós cremos, sim, nós cremos que podes satisfazer os nossos desejos livrando-nos das tristezas que nos abatem e das amarguras que assolam a nossa alma. Além disso temos a confiança firme que nada negligenciarás em favor dos aflitos que te imploram. Humildemente prostrados a teus pés, bom São José, nós te suplicamos, tem piedade dos nossos gemidos e das nossas lágrimas. Cobre-nos com o manto das tuas misericórdias e abençoa-nos. Amém.   

SANTO DO DIA DE HOJE
Santo Inácio de Loiola, presbítero 
Nasceu em Loiola na Cantábria (Espanha), em 1491; viveu primeiramente na corte e seguiu a carreira militar. Depois, consagrando-se totalmente ao Senhor, estudou teologia em Paris, onde reuniu os primeiros companheiros com quem mais tarde fundou, em Roma, a Companhia de Jesus. Exerceu intensa atividade apostólica não apenas com seus escritos, mas formando discípulos que muito contribuíram para a reforma da Igreja. Morreu em Roma no ano de 1556.

Oração: Ó Deus, que suscitastes em vossa Igreja Santo Inácio de Loiola para propagar a maior glória do vosso nome, fazei que, auxiliados por ele, imitemos seu combate na terra, para partilharmos no céu sua vitória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém.

“A vitória mais bela que se pode alcançar é vencer a si mesmo.” 

Santo Inácio de Loyola       

terça-feira, 30 de julho de 2024

Bendita seja a luz do dia.

 


Em determinado momento, quando conversava com o meu diretor espiritual, vi interiormente, mais rapidamente que num relâmpago, a sua alma em grande sofrimento, num tal martírio que só poucas almas o experimentam. Esse sofrimento provém dessa obra. Virá o tempo em que esta obra, que Deus tanto recomenda, será como que totalmente destruída – e, depois disso, a ação de Deus se manifestará com grande força, dando testemunho da verdade. Ela [esta obra] será um novo esplendor para a  Igreja, ainda que há muito tempo nela já existe. Que Deus é infinitamente misericordioso, ninguém o poderá negar; mas Ele deseja que todos saibam disso, antes que venha novamente como Juiz: quer que primeiro as almas O conheçam como Rei de Misericórdia. Quando vier esse triunfo, nós já estaremos na vida nova, na qual não há sofrimentos. Mas, antes disso, a sua alma será repleta de amargura à vista da ruina dos seus esforços. Contudo, essa destruição será apenas ilusória, visto que Deus não muda o que uma vez tenha decidido, mas, ainda que a destruição (161) seja aparente, o sofrimento será bem real. Quando isso sucederá –não sei; quanto tempo vai dura – não sei. Mas Deus prometeu uma grande graça – especialmente a ti e a todos que proclamarem esta Minha grande misericórdia. Eu mesmo os defenderei na hora da morte como a Minha glória, ainda que os pecadores da alma fossem negros como a noite; quando o pecador recorre à Minha misericórdia presta-Me a maior glória e é a honra da Minha Paixão. Quando a alma glorifica a Minha bondade, então o demônio treme diante dela e foge até o fundo do inferno. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 378]. Jesus eu confio em Vós!

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa me ilumina. Amém ...

“Anjo do Senhor – que por ordem da piedosa providência Divina, sois meu guardião – guardai-me neste dia (tarde ou noite); iluminai meu entendimento; dirigi meus afetos; governai meus sentimentos para que eu jamais ofenda ao Deus e Senhor. Amém.”

Santos Anjos da Guarda, rogai por nós!

Oração da Consagração ao Preciosíssimo Sangue de Jesus.

Senhor Jesus Cristo, em Vosso nome e com o poder de Vosso Sangue Precioso, selamos cada pessoa, fato ou acontecimento por meio dos quais o inimigo nos queira prejudicar.

Com o poder do Sangue de Jesus, selamos toda potência destruidora no ar, na terra, na água, no fogo, abaixo da terra, nos abismos do inferno e no mundo do qual hoje nos moveremos.

Com o poder do Sangue de Jesus, rompemos toda interferência e ação do maligno. Nós Vos pedimos, Senhor, que envieis ao nosso lar e local de trabalho a Santíssima Virgem Maria acompanhada de São Miguel, São Gabriel, São Rafael e toda sua corte de santos anjos.

Com o poder do Sangue de Jesus, lacramos nossa casa, todos os que nela habitam (nomear cada um), as pessoas que o Senhor a ela enviará, assim como todos os alimentos e os bens que generosamente nos concede para nosso sustento.

Com o poder do Sangue de Jesus, lacramos terras, portas, janelas, objetos, paredes e pisos, o ar que respiramos, e na fé colocamos um círculo de Seu Sangue ao redor de toda nossa família.

Com o poder do Sangue de Jesus, lacramos os lugares onde vamos estar, neste dia, e as pessoas, empresas e instituições com quem vamos tratar.

Com o poder do Sangue de Jesus, lacramos nosso trabalho material e espiritual, os negócios de nossa família, os veículos, estradas, ares, ruas e qualquer meio de transporte que haveremos de utilizar.

Com Vosso Preciosíssimo Sangue, lacramos atos, mentes e corações de nossa Pátria, a fim de que Vossa paz e Vosso Coração nela reinem.

Nós Vos agradecemos, Senhor, pelo Vosso Preciosíssimo Sangue, pelo qual nós fomos salvos e preservados de todo mal. Amém.

HOJE CELEBRAMOS SÃO PEDRO CRISÓLOGO 
BISPO E DOUTOR DA IGREJA
ORAÇÃO: Ó Deus, que fizestes do bispo são Pedro Crisólogo egrégio pregador do vosso Verbo encarnado, concedei-nos, por suas preces, meditar sempre os mistérios da salvação e anunciá-los em nossa vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

São Pedro Crisólogo. Rogai por nós!

segunda-feira, 29 de julho de 2024

Confissão: Sacramento da cura!!!

 

Da santa confissão. Dela devemos tirar dois proveitos:

1. Vamos à confissão para buscar a cura.

2. Para sermos formados – já que a nossa alma, como uma pequena criança, necessita de continua formação.

Ó meu Jesus, compreendo profundamente essas palavras e sei, por experiência própria, que a alma não consegue ir longe com as próprias forças; terá muito trabalho e nada fará para a glória de Deus; erra continuamente, visto que a nossa mente é obscurecida e não consegue discernir a própria causa. Em duas coisas prestarei atenção especial: primeiro – escolherei para a confissão o que mais me humilha, ainda que seja uma insignificância, que porém me custa muito e por isso mesmo devo dize-lo; segundo – exercitar-me-ei na contrição e, não somente por ocasião da confissão, mas despertarei em mim mesma o arrependimento perfeito em cada exame de consciência e, especialmente, à noite ao me deitar. Uma palavra ainda: a alma que deseja sinceramente progredir na perfeição, deve observar estritamente os conselhos que forem dados pelo diretor espiritual. Tanto mais santidade – quanto maior submissão. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 377]. Jesus eu confio em Vós!

                                        
O segredo para uma boa confissão - 
Padre Paulo Ricardo
SEGUE O ENDEREÇO DO VÍDEO: 
https://www.youtube.com/watch?v=Ly-P3ETvLqo
Meu Deus, porque sois infinitamente bom e Vos amo de todo o meu coração, pesa-me de Vos ter ofendido e, com o auxílio da Vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Peço e espero o perdão das minhas culpas pela Vossa infinita misericórdia. Amém.
SANTA MARTA
Era irmã de Maria e de Lázaro. Quando recebia o Senhor em sua casa de Betânia, servia-o com muita solicitude. Com suas preces, obteve a ressurreição do irmão.

Oração: Pai todo-poderoso, cujo Filho quis hospedar-se em casa de Marta, concedei por sua intercessão que, servindo fielmente a Cristo em nossos irmãos e irmãs, sejamos recebidos por vós em vossa casa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Bendigamos ao Senhor. Demos graças a Deus.

Novena "Almas Aflitas"
Segunda-feira, dia dedicado as Almas do Purgatório.
"Pai Eterno, eu vos ofereço o sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, intercedei pelas almas aflitas.
E vós, almas aflitas, ide perante a Deus e pedi a graça que necessito (fazer o pedido)". Rezar: Pai Nosso, Ave Maria e o Glória.

“Dai Senhor as almas o descanso eterno e que a luz perpétua as ilumine, Descansem em paz. Amém”.

domingo, 28 de julho de 2024

17º Domingo do Tempo Comum. 1º dia da novena em honra ao Senhor bom Jesus.

 

Meu Jesus, confio que a Vossa graça me ajudará a cumprir esses propósitos. Embora os pontos acima estejam contidos no voto da obediência, desejo exercitar-me nisso de maneira especial, já que se trata da essência mesma da vida religiosa. Jesus misericordioso, peço-Vos ardentemente, dai luzes à minha inteligência para que eu possa melhorar conhecer a Vós, que sois o Ser infinito, e para que possa conhecer melhor a mim mesma, que sou apenas o nada. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 376]. Jesus eu confio em Vós!

EVANGELHO – João 6,1-5

Naquele tempo,

Jesus partiu para o outro lado do mar da Galileia,

ou de Tiberíades.

Seguia-O numerosa multidão,

por ver os milagres que Ele realizava nos doentes.

Jesus subiu a um monte

e sentou-Se aí com os seus discípulos.

Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.

Erguendo os olhos

e vendo que uma grande multidão vinha ao seu encontro,

Jesus disse a Filipe:

«Onde havemos de comprar pão para lhes dar de comer?»

Dizia isto para o experimentar,

pois Ele bem sabia o que ia fazer.

Respondeu-Lhe Filipe:

«Duzentos denários de pão não chegam

para dar um bocadinho a cada um».

Disse-Lhe um dos discípulos, André, irmão de Simão Pedro:

«Está aqui um rapazito

que tem cinco pães de cevada e dois peixes.

Mas que é isso para tanta gente?»

Jesus respondeu: «Mandai sentar essa gente».

Havia muita erva naquele lugar

e os homens sentaram-se em número de uns cinco mil.

Então, Jesus tomou os pães, deu graças

e distribuiu-os aos que estavam sentados,

fazendo o mesmo com os peixes;

E comeram quanto quiseram.

Quando ficaram saciados,

Jesus disse aos discípulos:

«Recolhei os bocados que sobraram,

para que nada se perca».

Recolheram-nos e encheram doze cestos

com os bocados dos cinco pães de cevada

que sobraram aos que tinham comido.

Quando viram o milagre que Jesus fizera,

aqueles homens começaram a dizer:

«Este é, na verdade, o Profeta que estava para vir ao mundo».

Mas Jesus, sabendo que viriam buscá-lo para O fazerem rei,

retirou-Se novamente, sozinho, para o monte.

Palavras da Salvação. Glória a Vós Senhor.

No dia 06 de agosto celebraremos Senhor Bom Jesus dos Aflitos, hoje inicia a novena.
ORAÇÃO AO SENHOR BOM JESUS DOS AFLITOS.

Oh Meu Bom Jesus,Senhor dos aflitos, vós dissestes: "Vinde a mim todos os aflitos, que vos aliviarei". Aqui estou para conversar convosco...Infundi em meu coração profundo amor, para que, amando, servindo e ajudando a vós na pessoa do meu semelhante, possa viver o nosso evangelho, praticando o bem e sendo útil, e assim, participar da vida no céu. Senhor Bom Jesus dos Aflitos, vós sois minha única esperança. Resolvei os meus problemas (fazer o pedido ou agradecimento). Isso vos peço em união com o Pai e o Espírito Santo. Amém.                

sábado, 27 de julho de 2024

Mãe Maria, a Vós eu confio a minha sorte, em cada dia, na vida e na morte.

 


J.M.J.     Wilno, 04.02.1935

Trabalho interior particular, ou exame de consciência. Da renuncia de si, da vontade própria.

I. Abnegação da inteligência, isto é, submissão da mesma à inteligência daqueles que, na terra, ocupam para mim o lugar de Deus.

II Abnegação da vontade, isto é, cumprir a vontade de Deus, que se manifesta na vontade daqueles que ocupam o lugar de Deus e que está contida na regra da nossa congregação.

III Abnegação do julgamento, isto é – aceitar imediatamente toda ordem que me for dada por aqueles que ocupam o lugar de Deus, sem refletir, analisar, raciocinar.

IV Abnegação da língua. Não lhe consentirei a mínima liberdade, num só caso lhe permitirei liberdade total – isto é, na proclamação da glória de Deus. Sempre que receber a santa Comunhão pedirei a Jesus que se digne fortificar e purificar a minha língua, para que com ela não fira o próximo. Por essa razão, tenho o máximo respeito pela regra que me fala do silêncio. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 375]. Jesus eu confio em Vós!

Consagração ao Imaculado Coração de Maria

Santíssima Virgem Maria, movido pelo ardente desejo de amar-vos como Mãe querida e promover uma terna devoção ao Vosso Imaculado Coração, digníssimo de todo amor e veneração e tão transpassado de dor pelas blasfêmias e ingratidões dos homens, humildemente me prostro ao vossos pés e consagro ao vosso coração doloroso e imaculado para sempre: meu corpo, minha alma, minha vida, meu coração e todo o meu ser. Aceitai, Mãe amorosíssima, esta consagração e guardai-me sempre em vosso coração materno. Ó, minha terna Mãe, em vós confio, quero amar-vos sempre mais e servir-vos com toda felicidade. Abençoai-me, protegei-me e preservai-me de todo o mal. Amém

Maria, imploro com todo o ardor:
ajudai-me na angústia e na dor!
A vós eu confio a minha sorte,
em cada dia, na vida e na morte.
Eu creio e confio em vós, ó Maria.
Convosco a Deus bendiremos
na eterna alegria. Amém.

Dos ensinamentos da verdade - 
Do livro a Imitação de Cristo de Tomás de Kempis

Quanto mais recolhido for cada um e mais simples de coração, tanto mais sublimes coisas entenderá sem esforço, porque do alto recebe a luz da inteligência. O espírito puro, singelo e constante não se distrai no meio de múltiplas ocupações porque faz tudo para honra de Deus, sem buscar em coisa alguma o seu próprio interesse. Que mais te impede e perturba do que os afetos imortificados do teu coração? O homem bom e piedoso ordena primeiro no seu interior as obras exteriores; nem estas o arrasam aos impulsos de alguma inclinação viciosa, senão que as submete ao arbítrio da reta razão. Que mais rude combate haverá do que procurar vencer-se a si mesmo? E este deveria ser nosso empenho: vencermo-nos a nós mesmos, tornarmo-nos cada dia mais fortes e progredirmos no bem. 

sexta-feira, 26 de julho de 2024

Coração de Jesus, em que o Pai pôs toda a sua complacência, tende piedade de nós.

 

J.M.J. Wilno, 04.02.1935

De hoje em diante não há em mim vontade própria.

No momento em que ajoelhei-me para riscar a minha vontade própria como o Senhor me mandou, ouvi, na minha alma, esta voz: A partir de hoje não tenhas medo dos juízos de Deus, porque tu não serás julgada.

J.M.J.            Wilno, 04.02.1935

A partir de hoje, cumprirei a vontade de Deus, em toda a parte, sempre em em tudo. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 374]. Jesus eu confio em Vós!

Senhor, tende piedade de nós. 

Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, atendei-nos. 
Deus Pai dos céus, tende piedade de nós. 
Deus filho, redentor do mundo, tende piedade de nós. 
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós. 
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós. 
Coração de Jesus, filho do Pai eterno, tende piedade de nós. 
Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria, tende piedade de nós. 
Coração de Jesus, unido substancialmente ao Verbo de Deus, tende piedade de nós. 
Coração de Jesus, de majestade infinita, tende piedade de nós. 
Coração de Jesus, templo santo de Deus, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, tabernáculo do Altíssimo, tende piedade de nós. 
Coração de Jesus, casa de Deus e porta do céu, tende piedade de nós. 
Coração de Jesus, fornalha ardente de caridade, tende piedade de nós. 
Coração de Jesus,receptáculo de justiça e de amor, tende piedade de nós. 
Coração de Jesus, cheio de bondade e de amor, tende piedade de nós. 
Coração de Jesus, abismo de todas as virtudes, tende piedade de nós. 
Coração de Jesus, digníssimo de todo o louvor, tende piedade de nós. 
Coração de Jesus, Rei e centro de todos os corações, tende piedade de nós. 
Coração de Jesus, em que se encerram todos os tesouros da sabedoria e ciência, tende piedade de nós. 
Coração de Jesus, onde habita toda a plenitude da divindade, tende piedade de nós. 
Coração de Jesus, em que o Pai pôs toda a sua complacência, tende piedade de nós. 
Coração de Jesus, de cuja plenitude todos nós recebemos, tende piedade de nós. 
Coração de Jesus, o desejado das colinas eternas, tende piedade de nós. 
Coração de Jesus, paciente e de muitas misericórdias, tende piedade de nós. 
Coração de Jesus, riquíssimo para todos que vos invocam, tende piedade de nós. 
Coração de Jesus, fonte de vida e santidade, tende piedade de nós. 
Coração de Jesus, propiciação por nossos pecados, tende piedade de nós. 
Coração de Jesus, saturados de opróbrios, tende piedade de nós. 
Coração de Jesus, triturado de dor por causa de nossos crimes, tende piedade de nós. 
Coração de Jesus, obediente até à morte, tende piedade de nós. 
Coração de Jesus, transpassado pela lança, tende piedade de nós. 
Coração de Jesus, fonte de toda a consolação, tende piedade de nós. 
Coração de Jesus, nossa vida e ressurreição, tende piedade de nós. 
Coração de Jesus, nossa paz e reconciliação, tende piedade de nós. 
Coração de Jesus, vítima dos pecadores, tende piedade de nós. 
Coração de Jesus, salvação dos que esperam em vós, tende piedade de nós. 
Coração de Jesus, esperança dos que morrem em vós, tende piedade de nós. 
Coração de Jesus, delícia de todos os santos,tende piedade de nós. 

Cordeiro de Deus, que tirai os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor. 
Cordeiro de Deus, que tirai os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor. 
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós. 

- Jesus, manso e humilde de coração. 
fazei nosso coração semelhante ao vosso. 

Oremos: Deus onipotente e eterno, olhai para o Coração de vosso filho diletíssimo e para os louvores e as satisfações que ele, em nome dos pecadores, vos tributa; e aos que imploram a vossa misericórdia concedei benigno o perdão em nome do vosso mesmo Filho Jesus Cristo, que convosco vive e reina, um só Deus com o Espírito Santo. Amém.

                                             

HOJE CELEBRAMOS 
SÃO JOAQUIM E SANT’ANA, 
PAIS DE NOSSA SENHORA
Segundo uma antiga tradição, já conhecida no século II, assim eram chamados os pais da Santíssima Virgem Maria. O culto a Sant’Ana, prestado no Oriente desde o século VI, difundiu-se pelo Ocidente no século X. Mais recentemente, São Joaquim passou também a ser venerado.
Oração: Senhor Deus de nossos pais, que concedestes a São Joaquim e Sant’Ana a graça de darem a vida à Mãe de vosso Filho Jesus, fazei que, pela intercessão de ambos, alcancemos a salvação prometida a vosso povo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
O Papa: os avós e os idosos 

O presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, dom Rino Fisichella, presidiu a missa do primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, neste domingo (25/07), na Basílica de São Pedro.

Devido à recente cirurgia no cólon, o Santo Padre não presidiu a celebração, mas a sua homilia foi lida por dom Fisichella. 
O Papa inicia a sua homilia com o seguinte versículo do Evangelho deste domingo: «Jesus disse a Filipe: “Onde havemos de comprar pão para esta gente comer?”» “Jesus não se limita a ensinar, mas deixa-se interpelar também pela fome que se faz sentir na vida das pessoas. E assim alimenta a multidão, distribuindo os cinco pães de cevada e os dois peixes recebidos de um jovem. Ao fim, sobram ainda numerosos pedaços de pão, dizendo aos seus discípulos que os recolham, «para que nada se perca».”

Neste Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, o Papa se deteve nestes três momentos: Jesus vê a fome da multidão; Jesus partilha o pão; Jesus recomenda a recolher os pedaços que sobraram. Três momentos que se resumem em três verbos: ver, partilhar e guardar.

Ver: Jesus vê a fome da multidão
Jesus levanta os olhos e vê a multidão faminta depois de tanto ter caminhado para o encontrar. “O milagre começa assim, com o olhar de Jesus; um olhar não indiferente nem apressado, mas que sente as agulhadas da fome que atribulam a humanidade cansada. Preocupa-se conosco, cuida de nós, quer saciar a nossa fome de vida, amor e felicidade. Jesus tem um olhar contemplativo, isto é, capaz de parar em frente da vida do outro e ler dentro dela.”

Este é também o olhar que os avós e os idosos tiveram sobre a nossa vida. Foi o modo como cuidaram de nós, desde a nossa infância. Depois de uma vida feita muitas vezes de sacrifícios, não se mostraram indiferentes a nosso respeito nem apressados sem nos ligar; mas tiveram olhos atentos, cheios de ternura. No nosso crescimento quando nos sentíamos incompreendidos ou com medo dos desafios da vida, eles deram-se conta de nós, do que estava a mudar no nosso coração, das nossas lágrimas escondidas e dos sonhos que trazíamos dentro de nós. Todos nos sentamos nos joelhos dos avós, que nos tiveram ao colo. E foi também graças a este amor que nos tornamos adultos.

A seguir, o Papa fez as seguintes perguntas: "E nós! Que olhar temos para com os avós e os idosos? Quando foi a última vez que fizemos companhia ou telefonamos a um idoso para o certificar da nossa proximidade e deixar-nos abençoar pelas suas palavras?"

“Sofro quando vejo uma sociedade que corre, apressada e indiferente, ocupada com tantas coisas e incapaz de parar para dar um olhar, uma saudação, uma carícia. Tenho medo duma sociedade onde todos formamos uma multidão anônima e já não somos capazes de erguer os olhos e reconhecer-nos. Os avós, que alimentaram a nossa vida, hoje têm fome de nós: da nossa atenção, da nossa ternura; de sentir-nos perto deles. Ergamos o olhar para eles, como Jesus faz conosco.”

Partilhar: Jesus partilha o pão
O segundo momento é partilhar. Jesus partilha o pão. "Depois de ter visto a fome daquelas pessoas, Jesus quer alimentá-las. Mas isto acontece graças à dádiva dum jovem, que oferece os seus cinco pães e os dois peixes. É belo encontrar, no centro deste prodígio que beneficiou tantos adultos – cerca de cinco mil pessoas –, um rapaz, um jovem, que partilha o que tem."

Hoje há necessidade duma nova aliança entre jovens e idosos, necessidade de partilhar o tesouro comum da vida, sonhar juntos, superar os conflitos entre as gerações para preparar o futuro de todos. Sem esta aliança de vida, sonhos e futuro, corremos o risco de morrer de fome, porque aumentam os laços desfeitos, as solidões, os egoísmos e as forças desagregadoras. Frequentemente, na nossa sociedade, deixamos a vida guiar-se por esta ideia: «cada um pensa por si». Mas isto mata! O Evangelho nos exorta a partilhar o que somos e temos: só assim poderemos ser saciados.

A propósito, o Papa recordou o que diz o profeta Joel: jovens e idosos juntos. "Os jovens, profetas do futuro que não esquecem a história donde provêm; os idosos, sonhadores sempre incansáveis que transmitem experiência aos jovens, sem lhes bloquear o caminho. Jovens e idosos, o tesouro da tradição e o frescor do Espírito. Jovens e idosos juntos. Na sociedade e na Igreja: juntos."

Guardar:  Jesus recomenda a recolher os pedaços que sobraram
O terceiro momento citado pelo Papa é guardar. Jesus recomenda a recolher os pedaços que sobraram. "Depois de terem comido, o Evangelho observa que sobraram muitos pedaços de pão. E Jesus recomenda: «Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca». Assim é o coração de Deus: não apenas nos dá mais do que precisamos, mas preocupa-se também que nada se perca, nem um pedaço sequer."

Um pedaço de pão pode parecer insignificante, mas aos olhos de Deus nada deve ser descartado; e, com mais forte razão, ninguém deve ser descartado. É um convite profético que, hoje, somos chamados a fazer ressoar em nós e no mundo: recolhei, conservai cuidadosamente, guardai.

“Os avós e os idosos não são sobras de vida, desperdícios para jogar fora. Mas são aqueles preciosos pedaços de pão deixados na mesa da nossa vida, que ainda nos podem nutrir com uma fragrância que perdemos, «a fragrância da memória».”

Não percamos a memória de que os idosos são portadores, porque somos filhos daquela história e, sem raízes, murcharemos. Guardaram-nos no caminho do nosso crescimento, agora cabe a nós guardar a vida deles, aliviar as suas dificuldades, atender às suas necessidades, criar as condições que lhes permitam ver facilitadas as suas tarefas diárias e não se sintam sozinhos.

Francisco nos convidou a fazer as seguintes perguntas: «Visitei os avós? Os idosos da minha família ou do meu bairro? Prestei-lhes atenção? Dediquei-lhes algum tempo?» Guardemo-los, para que nada se perca: nada da sua vida e dos seus sonhos. Cabe a nós, hoje, prevenir o lamento de amanhã por não termos dedicado suficiente atenção a quem nos amou e nos deu a vida.

A homilia do Papa se conclui com as seguintes palavras: "Os avós e os idosos são pão que nutre a nossa vida. Sejamos agradecidos pelos seus olhos atentos, que se aperceberam de nós, pelos seus joelhos que nos deram colo, pelas suas mãos que nos acompanharam e levantaram, pelos jogos que fizeram conosco e pelas carícias com que nos consolaram. Por favor, não nos esqueçamos deles. Aliemo-nos com eles. Aprendamos a parar, a reconhecê-los, a ouvi-los. Nunca os descartemos. Guardemo-los amorosamente. E aprendamos a partilhar tempo com eles. Sairemos melhores. E juntos, jovens e idosos, saciar-nos-emos à mesa da partilha, abençoada por Deus."
fonte:https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-07/papa-francisco-homilia-primeiro-dia-mundial-avos-idosos.html

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Coração Eucarístico de Jesus, Coração solitário, eu Vos adoro!

 

Na meditação fundamental sobre a finalidade última, ou seja, sobre a eleição do amor, a alma tem que amar, tem necessidade disso. A alma tem que derramar o seu amor, não no lodo, não no vazio, mas em Deus. Como me alegro quando reflito sobre isso, porque sinto claramente que Ele somente está no meu coração. Unicamente.

Jesus! As criaturas, eu as amo na medida em que me ajudam na união com Deus. Amo a todos os homens, porque vejo neles a Imagem Divina. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 373]. Jesus eu confio em Vós!


Coração de Jesus na Eucaristia, amável companheiro do nosso exílio, eu Vos adoro! Coração Eucarístico de Jesus, Coração solitário, eu Vos adoro!

Senhor quando te vejo no sacramento da comunhão. Sinto o céu se abrir e uma luz a me atingir. Esfriando minha cabeça e esquentando meu coração. Senhor, graças e louvores sejam dados a todo momento. Quero te louvar na dor, na alegria e no sofrimento. E se em meio a tribulação, eu me esquecer de Ti. Ilumina minhas trevas com Tua luz.

Jesus, fonte de misericórdia que jorra do templo. Jesus, o Filho da Rainha. Jesus, rosto divino do homem. Jesus, rosto humano de Deus.

Graças e louvores se deem a todo momento, ao Santíssimo e Digníssimo Sacramento!

   
SÃO TIAGO MAIOR, APÓSTOLO
Nasceu em Betsaida; era filho de Zebedeu e irmão do apóstolo João. Esteve presente aos principais milagres realizados por Cristo. Foi morto por Herodes, cerca do ano 42. É venerado com grande devoção em Compostela (Espanha), onde se ergue uma célebre basílica dedicada a seu nome.

Oração: Deus eterno e todo-poderoso, que pelo sangue de São Tiago consagrastes as primícias dos trabalhos dos Apóstolos, concedei que a vossa Igreja seja confirmada pelo seu testemunho e sustentada pela sua proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

São Cristóvão protetor dos motoristas
Tiveste a graça de ter o Menino Jesus no colo, meu glorioso São Cristóvão, e assim pudestes transportar com alegria e dedicação aquele que soube morrer na cruz e nos dar a vida pela Ressurreição.
Dignai-vos, pelos poderes concedidos por Deus a vós, de abençoar e santificar nosso veículo.
Fazei que o usemos de um modo consciente e que não causemos nenhum dano ao próximo por meio do volante.
Se viajarmos, acompanhai-nos com vossa poderosa proteção.
Falai a Deus por nós para que ele mande todos os anjos, potestades e milícias celestes para nos guiar e proteger.
Na rua, transformai o nosso olhar como o da águia para que vejamos tudo com o máximo de cuidado e atenção.
São Cristóvão protetor, sejais nosso companheiro na direção, dai-nos paciência no trânsito e que consigamos servir sempre a Deus e aos irmãos, por intermédio do benefício de nosso veículo.
Tudo isso vos pedimos por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

quarta-feira, 24 de julho de 2024

Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa Paz.

 


À noite, terminada a conferência, ouvi estas palavras: Eu estou contigo. Nesse retiro Eu te confirmarei na paz e na coragem, a fim de que não te faltem forças para cumprir os Meus desígnios. Por isso, nesse retiro, riscarás por completo tua vontade própria, e em troca se cumprirá em ti toda a Minha vontade. Fica sabendo que isso te custará muito, por isso, escreve numa folha em branco estas palavras: “A partir de hoje não existe em mim a vontade própria”, e risca-a;  e do outro lado escreve estas palavras: “A partir de hoje cumprirei a vontade de Deus, em toda parte, sempre e em tudo”. Não te assustes com nada, o amor te dará forças e facilitará o cumprimento. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 372]. Jesus eu confio em Vós!

São Francisco tinha a fé aventureira, confiava a cada dia nas mãos de Deus, procurava fazer as coisas simples com solenidade e as grandes com simplicidade. A oração sincera elevada a Deus a torna muito eficácia para todos, por isso, pedir a paz do mundo inteiro, não de forma generalizada mas de forma confiante, sincera e humilde, será fonte de muitas graças a todos que necessitam da misericórdia de Deus. Por isso, com Francisco, rezemos: 

Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa Paz.

Onde houver Ódio, que eu leve o Amor.

Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão. 

Onde houver Discórdia, que eu leve a União. 

Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.

Onde houver Erro, que eu leve a Verdade. 

Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.

Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria. 

Onde houver Trevas, que eu leve a Luz! 

Ó Mestre, fazei que eu procure mais: 

Consolar, que ser consolado; 

Compreender, que ser compreendido; 

Amar, que ser amado. 

Pois é dando, que se recebe. 

Perdoando, que se é perdoado e é morrendo, que se vive para a vida eterna!

Amém.

fonte:https://comshalom.org/oracao-pela-paz/

                                                               

SANTO DE HOJE
SÃO CHARBEL MAKHLOUF

ORAÇÃO: Deus, infinitamente santo e glorificado por meio de  teus santos. Tu que inspiraste o santo monge e ermitão Sharbel para que vivesse e  morresse em perfeita  união com Jesus Cristo,  dando-se a força para renunciar ao mundo e  fazer triunfar de sua ermida, ao heroísmo de  suas virtudes monásticas: pobreza, obediência e santidade. Te imploramos nos concedas a  graça de  te amar e  servir seguindo seu exemplo. Deus Todo-Poderoso, Tu que tens manifestado o poder da intercessão  de São Sharbel através de  seus numerosos milagres e  favores,  concedei-nos a  graça que te imploramos por sua intercessão (fazer o pedido). Amém.  (Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória).