quarta-feira, 10 de julho de 2024

Férias com Deus.

 

+ Ano novo de 1935

         Jesus gosta de entrar nos mínimos detalhes da nossa vida e, muitas vezes, satisfaz os meus desejos secretos, que frequentemente Lhe oculto, embora saiba que diante Dele nada se pode esconder.

         No ano novo, temos o costume de sortear os padroeiros particulares para o ano todo; de manhã, durante a meditação, despertou em mim Um desses desejos secretos de que Jesus Eucarístico fosse o meu padroeiro particular também para este ano – como anteriormente . Contudo ocultando esse desejo diante de meu Amado, falava com Ele de tudo, menos de que queria tê-Lo como padroeiro. Quando fomos ao refeitório para o café da manhã, após fazermos o sinal da cruz, começamos a sortear os padroeiros. Quando me aproximei dos santinhos em que estavam escritos os nomes dos padroeiros, peguei um ao acaso, mas sem o ver imediatamente, pois queria mortificar-me por alguns minutos. Então, ouvi uma voz na alma: Sou o teu Padroeiro; lê! – Nesse momento, olhei para a inscrição e li: “Padroeiro para o ano de 1935 – Santíssima Eucaristia”. O meu coração estremeceu de alegria, afastei-me secretamente do grupo das irmãs e fui ter com o Santíssimo Sacramento, ainda que por um breve tempo, e ai dei vazão aos sentimentos do meu coração. Contudo, Jesus admoestou-me docemente, que devia permanecer, nesse momento, junto das irmãs; fui imediatamente, obedecendo à regra. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 360]. Jesus eu confio em Vós!

                               

Toda quarta fazemos memória de SÃO JOSÉ

Ave, José, homem justo, a sabedoria está convosco, bendito sois vós entre todos os homens e bendito é Jesus, o fruto de Maria, vossa fiel esposa. São José, digno pai e protetor de Jesus Cristo, rogai por nós pecadores, e obtende-nos de Deus a divina Sabedoria, agora e na hora de nossa morte. Amém.

10 mandamentos do cristão em férias

Bispos franceses propõem os "10 mandamentos do cristão em férias"
Estamos em pleno verão europeu, o que levou os bispos franceses a elaborar algumas "regras", ou, sugestões para os cristãos não darem férias à sua fé, mas levarem Deus consigo e testemunharem a alegria do Evangelho.

Como fazer férias "divinas"? Abre-se com esta pergunta, intencionalmente provocativa, o particular "Decálogo do cristão em férias" preparado pelos bispos franceses para este verão europeu 2021.

A proposta do episcopado parte de um dado de fato: "Durante as férias, somos 'menos' cristãos. Antes ainda, às vezes não o somos de nenhuma maneira – lê-se no site da Conferência Episcopal (CEF). Permitimo-nos um tempo excepcional, uma festa sem Deus, domingos sem Missa. Resumidamente: Deus está de férias”. Neste sentido, a sugestão para conceber o tempo de ócio e de descanso também como “um itinerário no amor do Senhor”.

primeira regra, então, será dedicar "tempo à caridade", refletindo sobre o "peso" que o amor terá durante as férias. “Este é um ponto essencial - sublinham os bispos - caso contrário, o período de verão corre o risco de ser somente egoísmo disfarçado de relax”.

segunda regra será “colocar Deus na mala”, isto é, bastará, por exemplo, levar consigo “uma pequena Bíblia, a vida de um Santo, uma pequena obra de Teologia”, explica a Conferência Episcopal francesa, sem esquecer “o Rosário, um pequeno ícone ou um crucifixo”.

Da mesma forma, o terceiro Mandamento convida a "levar Deus no coração em cada momento das férias", porque "a fé é a nossa ligação com o Senhor".

No quarto ponto, por outro lado, os bispos exortam os fiéis a "fugir dos lugares sem Deus", isto é, daquelas "situações ambíguas ou doentes que prejudicam o nosso vínculo com o Senhor e com o próximo".

O tempo das férias, de fato - e este é o quinto mandamento - deve ser entendido como “um longo domingo”, portanto, como “um tempo para dedicar um espaço somente a Deus”.

Por isso, como sexta regra, a CEF exorta a não “faltar à Missa” usando desculpas triviais, mas sempre participar do encontro com o Senhor.

Enfim, os quatro últimos mandamentos são indicações práticas para “contemplar, testemunhar, servir e alegrar-se”: contemplar a beleza presente “na natureza, na arte, no ser humano”, porque “sem contato com a beleza, ficamos áridos rapidamente”; dar testemunho de Cristo, porque “nas férias, não devemos nos limitar a 'permanecer' cristãos, mas também a despertar a fé nos outros”; servir ao próximo, porque colocar-se ao serviço do outro significa percorrer “o caminho de Deus”.

E, por fim, se alegrar: “O cristão se alegra em tudo porque sua alegria está antes de tudo em Deus - recorda a CEF. Longe do ideal mundano da ociosidade preguiçosa e desumanizante, o cristão exala alegria quando Deus dá sua graça, na verdade e na gratuidade do dom de si”.

“E no seu regresso, melhor do que as fotos orgulhosas das empreitadas turísticas - concluem os bispos - o cristão dará testemunho de um coração mais alegre por ter levado Deus de férias com ele”.
Vatican News Service - IP
fonte:https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2021-07/franca-bispos-10-mandamentos-cristaos-ferias-verao-2021.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário