domingo, 14 de julho de 2024

Domingo dia do Senhor. São Camilo de Léllis, rogai por nós.

 


+ Uma vez pediram-me orações por uma certa alma. Resolvi fazer logo uma novena à Misericórdia do Senhor e a essa novena acrescentar uma mortificação, isto é, usar a pequena corrente em ambos os pés, durante a santa Missa. Exercitei-me, por três dias, nessa mortificação. Quando fui confessar-me e disse ao diretor espiritual que com permissão presumida empreendi essa mortificação, pensei que o diretor espiritual não teria nada contra isso. E, no entanto, ouvi o contrário, isto é, que sem permissão nada fizesse sozinha. Ó meu Jesus, novamente a arbitrariedade. Mas, não desanimo com minhas quedas, sei bem que sou miserável. Por razões de saúde não recebi a autorização, e admirou-se o diretor espiritual de que eu pudesse, sem a sua licença, exercitar-me em mortificações maiores. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 364]. Jesus eu confio em Vós!

EVANGELHO de São Marcos 6,7-13

Naquele tempo,

Jesus chamou os doze Apóstolos

e começou a enviá-los dois a dois.

Deu-lhes poder sobre os espíritos impuros

e ordenou-lhes que nada levassem para o caminho,

a não ser o bastão:

nem pão, nem alforge, nem dinheiro;

que fossem calçados com sandálias,

e não levassem duas túnicas.

Disse-lhes também:

«Quando entrardes em alguma casa,

ficai nela até partirdes dali.

E se não fordes recebidos em alguma localidade,

se os habitantes não vos ouvirem,

ao sair de lá, sacudi o pó dos vossos pés

como testemunho contra eles».

Os Apóstolos partiram e pregaram o arrependimento,

expulsaram muitos demónios,

ungiram com óleo muitos doentes e curaram-nos.

Palavras da Salvação. Glória a Vós Senhor.

SANTO DO DIA
SÃO CAMILO DE LELIS
Camilo nasceu de pais já idosos, no dia 25 de maio de 1550, no sul da Itália. Camilo não gostava de estudar e era rebelde. O pai de Camilo, apesar de seus problemas com jogo de cartas, preocupou-se em educar o filho e o colocou na escola militar. O jovem, devido à sua grande estatura e físico atlético era requisitado para os trabalhos braçais e nunca passou de soldado, por falta de instrução. 

Aos dezenove anos pensou em entrar para a vida religiosa, mas um tumor no pé impediu sua admissão. Ele então foi enviado para o hospital de São Tiago, em Roma. Sem dinheiro para o tratamento, conseguiu ser internado em troca do trabalho como servente. Com vinte e cinco anos de idade pediu novamente para ingressar na ordem dos franciscanos, mas novamente não foi aceito. 

Camilo, já tocado pela Graça, passa a cuidar de doentes como voluntário. Preferia assistir aos doentes mais repugnantes e terminais, abandonados à própria sorte. Neles, Camilo viu o próprio Cristo e por eles passou a viver. 

Em 1584 constituiu uma irmandade de voluntários para cuidar dos doentes pobres e miseráveis, depois intitulada Congregação dos Ministros Camilianos. Com a ajuda de Filipe Néri estudou e vestiu o hábito negro com a cruz vermelha de sua própria Ordem. 

Mesmo sofrendo terríveis dores nos pés, Camilo ia visitar a casa dos doentes e, quando necessário, chegava a carregá-los nas costas para o hospital. Nesta hora agradecia à Deus a estatura física que lhe dera. Recebeu o dom da cura pelas palavras e orações, e os fiéis ricos e pobres, procuravam sua ajuda. 

Era um homem muito querido em toda a Itália, quando morreu em 14 de julho de 1614. Foi canonizado em 1746. São Camilo de Lellis, em 1886 foi declarado padroeiro dos enfermos, dos doentes e dos hospitais.  
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR 

Oração: Ó São Camilo, que imitando Jesus Cristo, destes a vida pelos vossos semelhantes, dedicando-vos aos enfermos, socorrei-me na minha doença, aliviai minhas dores, fortalecei meu ânimo, ajudai-me a aceitar os sofrimentos, para purificar-me dos meus pecados. Glória ao Pai… (três vezes)

São Camilo de Léllis, rogai por mim. (três vezes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário