quarta-feira, 29 de junho de 2022

Tudo começa com a Vossa misericórdia e termina com a Vossa misericórdia.

 + Ó Deus inconcebível, o meu coração derrete-se de alegria por me terdes dado mergulhar nos mistérios  da Vossa misericórdia. Tudo começa com a Vossa misericórdia e termina com a Vossa misericórdia...Toda graça decorre da misericórdia, e a última hora é cheia de misericórdia para conosco. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 1506]. Jesus eu confio em Vós. 


ORAÇÃO A SÃO JOSÉ - TODA QUARTA É DEDICADA A SÃO JOSÉ

Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Maria! A vós, Deus confiou o seu Filho; em vós, Maria depositou a sua confiança; convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós e guiai-nos no caminho da vida.

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem, e defendei-nos de todo o mal. Amém.


PAPA FRANCISCO E OS SANTOS APÓSTOLOS PEDRO E PAULO
Na solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, às 9h30 na Basílica Vaticana, o Santo Padre Francisco abençoou o Palli, retirado da Confissão do Apóstolo Pedro e destinado aos Arcebispos Metropolitanos nomeados durante o ano. O pálio será então imposto a cada Arcebispo Metropolitano pelo Representante Pontifício na respectiva Sé Metropolitana.

Depois do rito de bênção dos Palli, o Papa presidiu a Celebração Eucarística com os Cardeais, com os Arcebispos Metropolitanos e com os Bispos Sacerdotes.

Como de costume, por ocasião da festa dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, Padroeiros da Cidade de Roma, uma Delegação do Patriarcado Ecumênico esteve presente na Santa Missa liderada pelo Metropolita de Calcedônia Emmanuel Adamakis, acompanhado pelos Ortodoxos Gregos Metropolita de Buenos Aires Iosif Bosch e pelo Diácono Patriarcal Barnabas Grigoriadis.

Durante a Celebração Eucarística, após a leitura do Evangelho, o Santo Padre fez a homilia que relatamos a seguir:

Homilia do Santo Padre

Dois grandes Apóstolos, apóstolos do Evangelho , e duas colunas da Igreja: Pedro e Paulo. Hoje celebramos sua memória. Observemos de perto estas duas testemunhas da fé: no centro da sua história não está a sua habilidade, mas no centro está o encontro com Cristo que mudou as suas vidas. Experimentaram um amor que os curou e libertou e, por isso, tornaram-se apóstolos e ministros da libertação para os outros.

Pedro e Paulo são livres apenas porque foram libertados . Detenhamo-nos neste ponto central.

Pedro, o pescador da Galileia, foi antes de tudo libertado do sentimento de inadequação e da amargura do fracasso, e isso aconteceu graças ao amor incondicional de Jesus. Embora ele fosse um pescador experiente, ele experimentou várias vezes, no meio do a noite, o gosto amargo da derrota por não ter apanhado nada (cf. Lc 5, 5; Jo 21, 5 ) e, perante as redes vazias, foi tentado a puxar os remos para o barco; apesar de forte e impetuoso, muitas vezes se deixou dominar pelo medo (cf. Mt 14,30); apesar de ser um discípulo apaixonado do Senhor, ele continuou a raciocinar no mundo sem ser capaz de compreender e acolher o significado da Cruz de Cristo (cf. Mt.16,22); ainda que dissesse que estava pronto a dar a vida por ele, bastava-lhe sentir-se suspeito de ser um dos seus para se assustar e negar o Mestre (cf. Mc 14,66-72).

Mesmo assim, Jesus o amou livremente e apostou nele. Ele o encorajou a não desistir, a lançar suas redes ao mar novamente, a andar sobre as águas, a olhar com coragem para sua própria fraqueza, a segui-lo no caminho da Cruz, a dar sua vida por seus irmãos, para pastorear suas ovelhas. Assim o livrou do medo, dos cálculos baseados unicamente na segurança humana, das preocupações mundanas, dando-lhe a coragem de arriscar tudo e a alegria de se sentir um pescador de homens. Ele chamou-se a confirmar os seus irmãos na fé (cf. Lc 22,32). Deu-lhe - ouvimos no Evangelho - as chaves para abrir as portas que conduzem ao encontro com o Senhor e o poder de ligar e desatar: ligar os irmãos a Cristo e desfazer os nós e as correntes da sua vida (cf.Mt 16:19).

Tudo isso só foi possível porque - como nos dizia a primeira leitura - Pedro foi o primeiro a ser libertado. As correntes que o prendiam foram quebradas e, assim como aconteceu na noite da libertação dos israelitas da escravidão no Egito, ele é convidado a se levantar rapidamente, colocar o cinto e amarrar as sandálias para sair. E o Senhor abre as portas diante dele (cf. Atos 12 : 7-10). É uma nova história de abertura, de libertação, de correntes quebradas, de sair da prisão que mantém. Pedro vive a Páscoa: o Senhor o libertou .

O apóstolo Paulo também experimentou a libertação de Cristo. Foi libertado da escravidão mais opressora, a de si mesmo, e de Saul, nome do primeiro rei de Israel, passou a ser Paulo, que significa “pequenino”. Ele também foi libertado do zelo religioso que o tornava implacável na defesa das tradições recebidas (cf. Gl 1,14) e violento na perseguição aos cristãos. Ele foi lançado. A observância formal da religião e a defesa da tradição com espadas, em vez de abri-lo ao amor de Deus e dos irmãos, o haviam tornado rígido: era um fundamentalista. Disto Deus o livrou; e, pelo contrário, não poupou muitas fragilidades e dificuldades que a tornaram mais fecunda a sua missão evangelizadora: os trabalhos apostólicos, as enfermidades físicas (cf. Gal.4,13-14); violência , perseguição, naufrágios, fome e sede e, como ele mesmo conta, um espinho que o atormentava na carne (cf. 2 Cor 12, 7-10).

Paulo entendeu assim que «Deus escolheu o que há de fraco no mundo para confundir os fortes» (1 Cor 1, 27), que tudo podemos fazer naquele que nos fortalece (cf. Fl 4, 13), que nada o pode. sempre nos separe de Seu amor (cf. Rm 8 : 35-39). Por isso, no final da sua vida - dizia-nos a segunda leitura - Paulo pode dizer: «o Senhor estava perto de mim» e «me livrará de todo o mal» ( 2 Tm 4,17,18). Paulo teve a experiência da Páscoa: o Senhor o libertou .

Queridos irmãos e irmãs, a Igreja olha para estes dois gigantes da fé e vê dois Apóstolos que divulgaram o poder do Evangelho no mundo, apenas porque primeiro foram libertados do encontro com Cristo. Ele não os julgava, não os humilhava, mas compartilhava sua vida com carinho e proximidade, apoiando-os com sua própria oração e, às vezes, chamando-os para sacudi-los para a mudança. Jesus disse ternamente a Pedro: «Rezei por ti, para que a tua fé não desfaleça» ( Lc 22,32); a Paulo ele pergunta: "Saulo, Saulo, por que você está me perseguindo?" ( Em9.4). É o que Jesus também faz conosco: assegura-nos da sua proximidade, rezando por nós e intercedendo junto ao Pai; e ela nos repreende gentilmente quando cometemos um erro, para que possamos encontrar forças para nos levantar e retomar a jornada.

Tocado pelo Senhor, nós também somos libertos. E sempre precisamos ser libertados, porque só uma Igreja livre é uma Igreja credível. Como Pedro, somos chamados a ser livres da sensação de derrota em face de nossa pesca às vezes malsucedida; estar livre do medo que nos imobiliza e nos amedronta, fechando-nos em nossas certezas e tirando a coragem da profecia. Como Paulo, somos chamados a ser livres da hipocrisia da exterioridade; estar livre da tentação de nos impormos com a força do mundo, e não com a fraqueza que dá lugar a Deus; livre de uma observância religiosa que nos torna rígidos e inflexíveis; livre de vínculos ambíguos com o poder e do medo de ser mal interpretado e atacado.

Pedro e Paulo dão-nos a imagem de uma Igreja confiada às nossas mãos, mas conduzida pelo Senhor com fidelidade e ternura - é Ele quem conduz a Igreja -; de uma Igreja fraca, mas forte na presença de Deus; a imagem de uma Igreja libertada que pode oferecer ao mundo aquela libertação que não pode ser dada por si mesma: a libertação do pecado, a morte, a resignação, o sentimento de injustiça, a perda da esperança que faz a vida das mulheres e dos homens do nosso tempo.

Perguntemo-nos hoje, nesta festa e depois, perguntemo-nos: as nossas cidades, as nossas sociedades, o nosso mundo, quanto precisam de libertação? Quantas correntes devem ser quebradas e quantas portas gradeadas devem ser abertas! Podemos ser colaboradores desta libertação, mas somente se formos os primeiros a nos deixarmos libertar da novidade de Jesus e a caminharmos na liberdade do Espírito Santo.

Hoje nossos irmãos arcebispos recebem o Pálio. Este sinal de unidade com Pedro recorda a missão do pastor que dá a vida pelo rebanho. É dando a vida que o Pastor, libertado de si mesmo, se torna instrumento de libertação para os irmãos. Hoje está connosco a Delegação do Patriarcado Ecuménico, enviada nesta ocasião pelo querido irmão Bartolomeu: a vossa acolhida presença é um precioso sinal de unidade no caminho da libertação das distâncias que escandalosamente dividem os crentes em Cristo. Obrigado pela sua presença.

Rezemos por vós, pelos Pastores, pela Igreja, por todos nós: para que, libertos de Cristo, possamos ser apóstolos da libertação em todo o mundo.

fonte:https://press.vatican.va/content/salastampa/it/bollettino/pubblico/2021/06/29/0422/00926.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário