Da Virtude de Pobreza
É uma virtude evangélica que obriga o coração a desprender-se dos apegos às coisas temporais; a ela, o religioso, em virtude da profissão, está estritamente obrigado.P. Quando se peca contra a virtude da pobreza?
R. Quando se desejam coisas contrárias a essa virtude. Quando se tem apego a alguma coisa, quando se usa de coisas supérfluas.
P. Quantos e quais são os graus de pobreza?
R. Praticamente, são quatro os graus de pobreza na profissão. Não dispor de algo independente dos superiores (matéria estrita de voto). Evitar o supérfluo, contentar-se com as coisas indispensáveis (constitui a virtude). De boa vontade dar preferência às coisas piores, e isto com satisfação interior tais como a cela, o vestuário, a alimentação, etc. Alegrar-se com a indigência. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 93]. Jesus eu confio em Vós!
Hoje fazemos memória dos mártires São Cornélio e Cipriano. São Cornélio foi papa e muito trabalhou para trazer de volta os cristãos que haviam cedido a vontade do imperador romano Décio, por causa da perseguição. Sofreu também a revolta contra ele e foi exilado. São Cipriano, bispo, pôs-se ao lado de Cornélio, e muito contribuiu para a unidade da Igreja. Com eles aprendemos a superar as adversidades, as dificuldades e incompreensões.
ORAÇÃO: A SÃO CORNÉLIO
Deus eterno e todo-poderoso, quiseste que São Cornélio governasse todo o vosso povo, servindo-o pela palavra e pelo exemplo. Guardai, por suas preces, os pastores de vossa Igreja e as ovelhas a eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
ORAÇÃO: A SÃO CIPRIANO
Deus eterno e todo-poderoso, que a vossos pastores associastes, São Cipriano, a quem destes a graça de lutar pela justiça até a morte, concedei-nos, por sua intercessão, suportar por vosso amor as adversidades, e correr ao encontro de vós que sois a nossa vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário