Contudo, não permanece nesse estado de temor, mas começa a purificar-se, a humilhar-se e a rebaixar-se diante do Senhor e essas iluminações tornam-se mais fortes e mais frequentes. Quanto mais a alma respondeu fiel e corajosamente a essas primeiras graças, Deus a cumula de consolações, e une-se com ela de maneira perceptível. A alma entra então, por momentos, como que em intimidade com Deus e sente-se imensamente feliz; acredita que já atingiu o grau de perfeição que lhe fora destinado, porque os erros e os defeitos nela estão adormecidos, e por isso pensa que já não os tem. Nada nela lhe parece difícil, sente-se pronta para tudo. Começa a mergulhar em Deus e a experimentar as delícias divinas. É levada pela graça e nem se dá conta de que pode vir o tempo da provação e de ser experimentada. E realmente esse estado não dura muito. Virão outros momentos, mas devo mencionar que a alma responde mais fielmente à graça de Deus se dispõe de um confessor iluminado, a quem tudo possa confidenciar.
CONSAGRAÇÃO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA
Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, ao vosso Coração Imaculado nos consagramos, em ato de entrega total ao Senhor. Por Vós seremos levados a Cristo. Por Ele e com Ele seremos levados ao Pai. Caminharemos à luz da fé e faremos tudo para que o mundo creia que Jesus Cristo é o Enviado do Pai. Com Ele queremos levar o Amor e a Salvação até aos confins do mundo.
Sob a proteção do vosso Coração Imaculado seremos um só povo com Cristo. Seremos testemunhas da Sua ressurreição. Por Ele seremos levados ao Pai, para glória da Santíssima Trindade, a Quem adoramos, louvamos e bendizemos. Amém.
SÃO PIO DE PIETRELCINA
que, Pontífice perpétuo,
Previdente, ele te fez
Atingindo alto cume
Não te esqueças, pede a Deus,
Glória à Trina Divindade,
Setembro é o mês dedicado a Bíblia, onde a Igreja incentiva a todos os cristãos a descobrirem e a se tornarem íntimos de Palavra de Deus. O mês de setembro foi escolhido porque no dia 30 fazemos memória de São Jerônimo, que foi o responsável pala tradução das Sagradas Escrituras originais (hebraico e grego) para o latim, que na época era a língua falada no mundo e utilizada pela Liturgia da Igreja.
A Bíblia, é a Palavra de Deus viva, é a comunicação do Senhor que se releva ao Seu povo, relatando a história do povo de Deus, as Suas promessas e a Sua vitória sobre a morte.
A vivência com a Palavra é fundamental e essencial para cultivar e crescer na amizade com Deus.
Lectio Divina é um exercício da escuta pessoal da Palavra de Deus. Funciona como uma escada de quatro degraus espirituais: Leitura, Meditação, Oração, Contemplação. Sendo que os degraus são mais para a compreensão, pois o Senhor, na liberdade do seu Espírito, pode elevar à oração e à contemplação no momento que lhe aprouver. É preciso, portanto, estar aberto à ação do Espírito Santo: “Buscai na leitura e encontrareis na meditação; batei pela oração e encontrareis pela contemplação” (Monge Guido II, Idade média).
Para compreendermos melhor e crescermos na intimidade com Deus, vejamos os passos a seguir:
Comecemos invocando o Espírito Santo.
Leitura
O que fala o texto? É necessário estar atento aos detalhes: o ambiente, o desenrolar dos acontecimentos, os personagens do texto, quais são os diálogos, a reação das pessoas; procurando perceber os seus sentimentos, as questões mais interessantes, as palavras e trechos que chamam mais atenção. Esse passo é o que exige maior esforço da nossa parte.
Meditação
O que diz o texto de forma pessoal para mim? Este é o momento de se colocar diante da Palavra. É hora de “ruminar”, saborear a Palavra de Deus. Na meditação vamos questionando, confrontando a passagem com a nossa vida, por meio do Espírito Santo.
Oração
O que o texto me faz responder ao Senhor? A oração nasce como fruto da meditação. Os sentimentos nos levam a dar uma resposta a Deus. Através do Espírito Santo, nos é suscitado o louvor, a súplica, a oração penitencial, a oferta.
Contemplação
O que a Palavra faz em mim? É o próprio Deus que age em nossas vidas. É permitir a ação de Deus que recebe a nossa oração e nos leva ao Seu coração. Na contemplação nós somos impelidos a ser como Cristo.
Que o próprio Deus nos conceda a graça de a cada novo dia crescermos na intimidade com a Sua palavra.
Fonte:https://www.comshalom.org/como-fazer-a-lectio-divina/
Nenhum comentário:
Postar um comentário