terça-feira, 11 de agosto de 2015

Jesus permita-me conhecer a Vos e a mim mesma.

Verdade eterna, concedei-me um raio de Vossa luz para que conheça a Vós, Senhor, e glorifique dignamente a Vossa infinita misericórdia, e ao mesmo tempo permiti que conheça a mim mesma, todo o abismo da miséria que eu sou. [ Diário 727 ]. Jesus eu confio em Vós!
HOJE A IGREJA CELEBRA SANTA CLARA DE ASSIS
Santa Clara de Assis, (nasceu em 16 de julho de 1193 e faleceu em 11 de agosto de 1253) foi a fundadora do ramo feminino da ordem franciscana, a chamada Ordem de Santa Clara ou Clarissas.
Pertencia a uma família nobre era dotada de grande beleza. Destacou-se desde cedo pela sua caridade respeito para com os pequenos, tanto que, ao deparar-se com a pobreza evangélica vivida por São Francisco de Assis , foi tomada pela irresistível tendência religiosa de segui-lo.
Enfrentando a oposição da família, que pretendia arranjar-lhe um casamento vantajoso, aos dezoito anos Clara abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isto foi ao encontro de São Francisco de Assis na Porciúncula e fundou o ramo feminino da Ordem Franciscana, também conhecido por "Damas Pobres" ou Clarissas. Viveu na prática e no amor da mais estrita pobreza.
O seu primeiro milagre foi em vida, demonstrando a sua grande fé. Conta-se que uma das irmãs da sua congregação havia saído para pedir esmolas para os pobres que iam ao mosteiro. Como não conseguiu quase nada, voltou desanimada e foi consolada por Santa Clara que lhe disse: "Confia em Deus!". Quando a santa se afastou, a outra freira foi pegar no embrulho que trouxera e não conseguiu levantá-lo, pois tudo havia se multiplicado.
Em outra ocasião, quando da invasão de Assis pelos sarracenos, Santa Clara apanhou o ostensório com a hóstia consagrada e enfrentou o chefe deles, dizendo que Jesus Cristo era mais forte que eles. Os agressores, tomados de repente por inexplicável pânico, fugiram. Por este milagre Santa Clara é representada segurando o Ostensório na mão.
Um ano antes de sua morte em 1253, Santa Clara assistiu a Celebração da Eucaristia sem precisar sair do seu leito. Neste sentido é que é aclamada como protetora da televisão.
Diversos episódios da vida de Santa Clara e São Francisco compõem os Fioretti de São Francisco. Escritos muitos anos após a morte de ambos, é difícil atestar a correção destes relatos, mas, com certeza, retratam bem o espírito de ambos e os primeiros acontecimentos quando da criação das Ordens Franciscanas.
Oração a Santa Clara
Clara santa cheia de claridade, Irmã de São Francisco de Assis, Intercede pelos teus devotos que querem ser puros e transparentes. Teu nome e teu ser exalam o perfume das coisas inteiras e o frescor do que é novo e renovado. Clareia os caminhos tortuosos daqueles que se embrenham na noite do próprio egoísmo e nas trevas do isolamento. Clara, irmã de São Francisco, coloca em nossos corações a paixão pela simplicidade, a sede pela pobreza, a ânsia pela contemplação. Te suplico, Irmã Lua, Que junto ao Sol de Assis no mesmo céu refulge, alcança-nos a graça que, confiantes vos pedimos(faz o pedido). Santa Clara, ilumina os passos daqueles que buscam a claridade! Amém!
Pela intercessão de Santa Clara pedimos a descanso e a claridade eterna a todas as almas do purgatório, na semana dedicada a família pedimos especialmente pelas almas das famílias mortas em acidentes de transito, incêndios e outros, que suas almas descansem em paz, tenham o consolo e a luz eterna. Amém.
Santa Clara, rogai pela alma de Maria Angela Pastre Caetano. Santa Clara, intercedei por ela. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário