quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Dia dos fiéis defuntos.

“Ó Jesus meu coração para de bater, quando reflito sobre tudo o que fazeis por mim. Admiro – Vós, Senhor, por Vos rebaixardes tanto até a minha miserável alma. Que meios inconcebíveis utilizais para me convencer.”. [Diário de Santa Faustina 460]. 

O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.
É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.
Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio.
No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da Missa.
Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.
Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. 
Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos".
O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.
Fonte:http://www.verbodivino.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=475:2-de-novembro-o-dia-de-finados-historia-oracoes&catid=37:reflexoes&Itemid=80
HINO
Fonte única da vida,
que nos séculos viveis,
aos mortais e réus da culpa
vosso olhar, ó Deus, volvei.

Pai, ao homem pecador
dais a morte em punição,
para o pó voltar ao pó,
submetendo-o à expiação.

Mas a vida, que inspirastes
por um sopro, permanece
como germe imperecível
dum viver que não fenece.

A esperança nos consola:
nossa vida brotará.
O primeiro a ressurgir,
Cristo, a vós nos levará.

Tenham vida em vosso Reino
vossos servos, que Jesus
consagrou no Santo Espírito
e os guiou da fé à luz.

Ó Princípio e Fim de tudo,
ao chegar a nossa hora,
conduzi-nos para o Reino
onde brilha a eterna aurora.
SALMODIA
Do pó da terra me formastes 
e de carne me vestistes: 
no fim dos dias, ó Senhor, 
meu Redentor, ressuscitai-me!
Oração pelos falecidos
Pai santo, Deus eterno e Todo-Poderoso, nós Vos pedimos por ......... (nome do falecida(o)), que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a luz e a paz. Que ela(e), tendo passado pela morte, participe do convívio de Vossos santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e à sua descendência. Que sua alma nada sofra, e Vos digneis ressuscitá-la(o) com os Vossos santos no dia da ressurreição e da recompensa. Perdoai-lhe os pecados para que alcance junto a Vós a vida imortal no reino eterno. Por Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém

Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ela(e) a Vossa luz! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário