domingo, 6 de novembro de 2016

Solenidade de Todos os Santos.

“Ó Sangue e Água, que jorrastes do Coração de Jesus como fonte de misericórdia para nós, eu confio em Vós”. [Diário de Santa Faustina 187]. Jesus eu confio em Vós!
 Na Solenidade de Todos os Santos a Igreja nos convida a ver com esperança  nossos irmãos celestes, como estímulo para percorrermos por inteiro o  caminho iniciado com o Batismo e atingirmos a plena felicidade  na glória da visão beatífica.
A Igreja celebra todos aqueles que já se encontram na plena posse da visão beatífica, inclusive os não canonizados. A Antífona da entrada da Missa nos faz este convite: "Alegremo-nos todos no Senhor, celebrando a festa de Todos os Santos". Sim, alegremo-nos, porque santos são também - no sentido lato do termo - todos os que fazem parte do Corpo Místico de Cristo: não só os que conquistaram a glória celeste, como também os que satisfazem a pena temporal no Purgatório, e os que, ainda na Terra de exílio, vivem na graça de Deus. Quer estejamos neste mundo como membros da Igreja militante, quer no Purgatório como Igreja padecente, quer na felicidade eterna, já na Igreja triunfante, somos uma única e mesma Igreja. E como seus filhos temos irmandade, conforme diz São Paulo aos Efésios: "já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos dos Santos e membros da família de Deus" (Ef 2, 19).
EVANGELHO MATEUS 5, 1-12a
"Naquele tempo,  vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-Se. Os discípulos aproximaram-se,  e Jesus começou a ensiná-los:  ‘Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.  Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.  Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a Terra.  Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.  Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.  Bem--aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.  Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.  Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.  Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de Mim.  Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos Céus'". 
Palavras da Salvação. Glória a Vós Senhor. 

Oração da Misericórdia
Senhor Jesus Cristo, Vós que nos ensinastes a ser misericordiosos como o Pai celeste, e nos dissestes que quem Vos vê, vê a Ele. Mostrai-nos o Vosso rosto e seremos salvos. O Vosso olhar amoroso libertou Zaqueu e Mateus da escravidão do dinheiro; a adúltera e Madalena de colocar a felicidade apenas numa criatura; fez Pedro chorar depois da traição, e assegurou o Paraíso ao ladrão arrependido. Fazei que cada um de nós considere como dirigida a si mesmo as palavras que dissestes à mulher samaritana: Se tu conhecesses o dom de Deus! Vós sois o rosto visível do Pai invisível, do Deus que manifesta sua omnipotência sobretudo com o perdão e a misericórdia: fazei que a Igreja seja no mundo o rosto visível de Vós, seu Senhor, ressuscitado e na glória. Vós quisestes que os Vossos ministros fossem também eles revestidos de fraqueza para sentirem justa compaixão por aqueles que estão na ignorância e no erro: fazei que todos os que se aproximarem de cada um deles se sintam esperados, amados e perdoados por Deus. Enviai o Vosso Espírito e consagrai-nos a todos com a sua unção para que o Jubileu da Misericórdia seja um ano de graça do Senhor e a Vossa Igreja possa, com renovado entusiasmo, levar aos pobres a alegre mensagem proclamar aos cativos e oprimidos a libertação e aos cegos restaurar a vista. Nós Vo-lo pedimos por intercessão de Maria, Mãe de Misericórdia, a Vós que viveis e reinais com o Pai e o Espírito Santo, pelos séculos dos séculos. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário