domingo, 4 de dezembro de 2022

2. domingo do advento. Convertei-vos porque o Reino dos céus está próximo.

                                           

            +       Ó Cristo,  sofrer por Vós é uma delícia para a alma e o coração. Permaneçam comigo para sempre os meus sofrimentos, para que eu Vos possa dar uma prova do meu amor. Eis que aceito tudo que a Vossa mão me oferecer. O Vosso amor, Jesus, me é suficiente. Eu Vos bendirei no abandono e nas trevas, no tormento e no terror,  na dor e na amargura, no tormento do espírito e na amargura do coração -  em tudo sede bendito! O meu coração está tão desprendido da terra que apenas Vós me bastais plenamente. Já não há momento sequer na minha vida sem que me ocupe de mim mesma. Editora Apostolado da Divina Misericórdia. [Diário de Santa Faustina nº 1662]. Jesus eu confio em Vós.

                            

Evangelho de Mateus 3, 1- 12 

E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse:Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas. E este João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre. Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão; E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão. E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo. E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará. Palavras da Salvação. Gloria a Vós Senhor. 


Viva       Advento como um tempo de espera e esperança.

         O Advento, que antecede o Natal, é o momento em que os fiéis esperam a chegada do Salvador  “Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento abaixo do céu: tempo de amar, tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz.” O Advento é o tempo da esperança por criar em nós uma grande expectativa: esperar Jesus que virá. Este é o grande sinal do primeiro tempo do Ano Litúrgico, o tempo da esperança, do cumprimento da promessa e da paz. O momento que antecede o Natal deverá ser para nós, cristãos, um tempo de preparação para vivermos a alegria prometida. A expectativa de relembrar um fato histórico, que se atualiza a cada dezembro, tornando-se uma motivação para uma tomada de decisão: viver o tempo do Advento como oportunidade para nos arrependermos dos nossos pecados e promover, por meio das nossas atitudes, sinais que caracterizam o tempo de amar, de ser fraterno e viver a cultura da paz. Viva o Advento como um tempo de espera e esperança 

            O que é o tempo do Advento? 

        O tempo do Advento é característico do Ocidente, que poderá ser compreendido como a vinda de Jesus entre os homens e a vinda do fim dos tempos: Jesus que vem para ser início, meio e fim. Daí, o Advento ser caracterizado como tempo de espera e de esperança. É essa mística cristã do princípio e do fim que nos faz mergulhar profundamente na liturgia. Como uma noiva se enfeita e se prepara para chegada do noivo, do amado, também nós somos convocados, neste tempo, a fazer o mesmo. 

          O que seria então essa preparação? 

         O reconhecimento dos enfeites que faltaram durante o ano que passou. O enfeite do perdão, do discernimento, da alegria, da humildade, da reconciliação e do trabalho incansável pelos pequeninos; o tempo da leitura bíblica, do pagamento do dízimo e tantos outros enfeites que nos aproximam do tempo do Advento de forma consciente da opção que fizemos por Jesus Cristo. 

       A Igreja, em sua santa sabedoria, reserva-nos uma oportunidade de conversão por meio do tempo do Advento. As quatro semanas que nos separam do Natal é o tempo da renovação do compromisso de aceitar, de forma definitiva, o Salvador Jesus que vem, celebrando o Seu Natal.  

       Desde os séculos IV e VII, o Advento é vivido em vários lugares do mundo. Era um tempo entendido com tanta seriedade, que no final do século IV, na Gália – França e na Espanha, durava seis semanas com a tradição do jejum, oração e abstinência. Essa preparação se estendia até a Festa da Epifania. Já no fim do século VII, em Roma, o seu significado foi ampliado, a fim de que os fiéis recordassem a segunda vinda do Senhor, constituindo assim “um caráter missionário manifestado na Igreja pelo anúncio do Reino e a sua acolhida pelo coração do homem até a manifestação gloriosa de Cristo”. 

         Deus é fiel as Suas promessas: o Salvador virá. Daí, a alegre expectativa que deve ser lembrada e vivida, pois o que se espera acontecerá, com certeza, atualizada. Como Igreja que espera clamamos: “Maranatha, vem Senhor Jesus!” 

         Renove as esperanças 

        O tempo do Advento é tempo de esperança e renovação de todas as coisas, pela consciência do que nos falta: libertação das nossas misérias e fraquezas. É tempo para reconhecer o quanto já somos de Deus e não voltarmos ao vômito ou à condição de eterna ovelha desviada. 

     Felizes, porque, em meio a tantas tribulações, escolhemos Deus como Salvador. A coroa do Advento, só a compreendem quem tem acesso à Liturgia da Igreja.

         Vamos juntos, vigilantes, cheios de esperança, com a casa enfeitada e o coração redimido, esperar o Senhor que virá. Assim, viveremos as riquezas próprias da nossa igreja, entendendo o significado deste tempo e dos seus símbolos: a coroa do Advento. Símbolo que, silenciosamente, expressa a esperança e nos convida à alegre vigilância. Além das quatro velas, as quais, com suas cores e luzes, simbolizam a luz que nos leva à salvação em Cristo. Vamos celebrar o Natal, felizes pelo tempo que nos levou até essa data.       fonte:https://formacao.cancaonova.com/liturgia/tempo-liturgico/advento/o-advento-um-tempo-de-espera-e-esperanca/

Nasceu em Damasco, no ano 650. Logo abandonou o magistrado e seguiu a vida monástica. Foi ordenado sacerdote pelo bispo de Jerusalém e dedicou-se, em seus escritos, a recolher os pensamentos dos Padres. Foi João Damasceno quem reagiu vigorosamente contra a iconoclastia, uma reação que queria tirar os ícones (imagens) do culto e da devoção popular. Deixou numerosas obras à posteridade. Leão XIII proclamou-o doutor da Igreja. 

Oração: Meu Senhor, por intercessão de São João Damasceno, eu Vos peço maior zelo à Vossa Doutrina, à Vossa Igreja, aos Vossos Mandamentos, enfim a tudo que é sagrado para os cristãos. Concedei-me o dom da piedade, para que eu possa adorar-Vos com devoção e aos Vossos Santos e Santas honrar e imitá-los em seus testemunhos de vida. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário